Olá, fossa.

Willian Costa Souza
5 min readNov 8, 2016

--

Já que é pra tombar, tombei.

Dentre essa lista das 10 músicas mais tristes dos últimos anos, gostaria que você desse o play nessa aqui pra ser a sua trilha sonora deste texto:

um abraço, V.

Dizem que grandes textos e canções são criados quando seus autores estão numa bad terrível. Você consegue imaginar o Damien Rice acordando e dizendo “boooom diaaaa! Que sol maravilhoso, vamos agradecer e ser felizes!”? É CLARO QUE NÃO, EU SÓ CONSIGO IMAGINAR ELE TRANCADO NUM QUARTO COMPONDO ESSAS MÚSICAS TRISTES.

Aliás, acredita-se que essa música foi inspirada em uma garota que ele conheceu por telefone quando trabalhava em um call center. Adivinha se deu certo o relacionamento deles?

De repente, tudo começa a dar errado

Você está lá, na boa, sua vida vai bem. E PÃÃÃM! Começa a desmoronar o mundo. Num instante tudo começa a conspirar contra você. Relacionamentos, trabalho, as séries que você assiste não têm mais episódios, e quando você senta em cima do seu óculos, você começa a pensar: “mas que caralha que tá acontecendo com a minha vida?!

acabei de tirar essa foto

A dor precisa ser sentida

Nesse turbilhão de emoções, ela, a dor, vem. Vem e te dá um soco. Você começa a se erguer e ela te dá outro direto. Bem no seu queixo. Assim vai por um bom tempo.

Eu acredito que a gente precisa levar muito soco pra aprender. É preciso. É melhor sofrer agora e superar essa dor de vez, do que mascarar algo que vai ficar sempre batendo na sua porta.

Update: de uma amiga, que diz que o seguinte clichê a ajuda sempre: a dor é inevitável, o sofrimento é opcional. Sem “mas” nem “e” entre as duas afirmações.

Update 2: de outra amiga: sempre tem alguém em situação pior que você. Claro que isso não é uma competição, mas é bom perceber que nossos problemas, por vezes, são mínimos.

hello, darkness, my old friend

É normal se sentir assim?

Não. É comum. É comum porque muita gente já passou e vai passar por isso. Não é normal porque sofrer não é normal. Ser feliz é o normal e ninguém merece menos que isso.

você, tentando se encaixar

Você não precisa de ajuda

Você merece ajuda. Sim, todos nós, merecemos ajuda. Ajuda de amigos, familiares e um psicólogo. Não é fácil lidar com os nosso sentimentos. A gente tende a cuidar do corpo (cuida mesmo?), dos dentes (tá passando fio dental?), do cabelo, do Instagram e do Facebook. Mas, e da nossa mente, quem é que cuida? Tão importante ou mais que todos esses itens, é cuidar de quem somos, o que sentimos e porque sentimos.

Eu sei o quanto é difícil se abrir. Tem vezes que você só quer ficar na sua. Às vezes você tem preconceito de ir ao psicólogo. Mas eu te peço: vai procurar ajuda (profissional, se precisar).

vamo organizar esse negócio

Mas tudo passa

Tudo passará. Aquele clichê que diz que o tempo cura tudo. É, provavelmente cura mesmo. Você começa a se perguntar: “OK, sei que o tempo cura, mas quando que vai acabar logo esta merda?!”. Eu te digo: depende. Depende do problema, de você, de como você lida com isso e da ajuda que você recebe. Não tem milagre, tem trabalho pra resolver esse conflito.

me joguei no chão, na sala de estar

Mente vazia…

Só faz besteira. Quanta cagada, né mesmo? Mandou mensagem pra quem não devia? Sei. Vou te dizer uma coisa: tá tudo bem. É, não precisa ficar se culpando por fazer o que você faz/fez. Contanto que você respeite e não machuque pessoas (isso inclui você), tá tudo bem errar (aliás, o que é errar mesmo?).

Se eu pudesse dar uma dica, seria: tente se lembrar das coisas boas. A vida é incrível. Essa fase ruim não vai durar pra sempre.

É tempo de (re)descobrir pessoas

Tem muita gente boa por aí. Tem muita gente boa que você já conhece e precisa reconhecer. Seus amigos e família são sua fortaleza, mas alguém inesperado na sua vida sempre pode ajudar a dar uma chacoalhada.

Olá, estranho

É tempo de se descobrir

Quem é você? De verdade, quem é você? Não o você da empresa. Não o você que namora com Fulano. Não o você filho da Dona Fulana. O você você. No fim das contas, a gente sempre acaba sozinho. É preciso estar feliz consigo mesmo pra dividir sua felicidade com alguém. Um relacionamento (qualquer tipo de relacionamento) não é feito de pessoas 50% que se completam. Mas sim de pessoas 100% que escolhem ficar juntas porque querem, não porque precisam.

Eu não me reconheço mais

Considerações finais

Este texto foi escrito por mim para mim (que egoísta!). Depois de conversar com amigos, ler, pensar, sofrer; são coisas que eu gostaria de dizer pra mim mesmo.

Se você me ajudou de alguma forma nisso tudo, eu te agradeço.

--

--