Coma logo esse sapo

Willian Melo
6 min readDec 11, 2018

--

Sua primeira refeição do dia. (fonte)

Tenho certeza que você passou um tempo no Facebook ou Instagram hoje, olhando as imagens e vídeos, quando devia estar fazendo alguma outra coisa importante (estudando para as provas).

Tenho certeza, também, que você faz isso todos os dias.

A procrastinação faz parte da rotina da maior parte das pessoas e, infelizmente, é a diferença entre atingir os objetivos ou continuar na estaca zero. Se uma pessoa passa seus dias deitada, comendo, saindo para festas e assistindo a filmes porque quer, isso é ótimo. Ela fez sua decisão.

O problema está nas pessoas que querem fazer algo diferente e continuam com o mesmo comportamento, que elas sabem que não vai levá-las para onde elas querem ir.

É por isso que você precisa comer o sapo primeiro para poder atingir seus objetivos.

Amanhã eu faço…

Muitos estudantes fracassam na escola/faculdade. Não pela falta de inteligência ou capacidade de aprender, mas pela pura e simples procrastinação.

Eles sabem que têm que fazer o trabalho logo, antes de ficar em cima da hora, ou que precisam estudar com antecedência para a prova, porque o conteúdo é extenso.

Ainda assim, eles sempre postergam o que precisa ser feito. Sua frase jargão é “amanhã ou depois posso fazer isso, terei mais tempo livre, por sinal”. Ledo engano.

O amanhã chega e, na verdade, o tempo está mais escasso do que esteve anteriormente. A pessoa não consegue estudar, ou estuda mal, e quebra a cara na prova.

Todo mundo já passou por isso ao menos uma vez na vida.

E isso não ocorre apenas no âmbito escolar. Acontece no trabalho, na área da saúde, esportes, nutrição, música. Independentemente da área, é certo que existe alguém que precisa ou quer fazer algo, mas não faz porque pode “fazer amanhã”.

Essa atitude simples, aparentemente inofensiva, causa os maiores problemas na vida das pessoas. Alguém que chega à obesidade provavelmente irá morrer mais cedo e, mesmo que isso não aconteça, viverá sentindo dores e desconforto. Com exceção daquelas que possuem distúrbios hormonais, a maior parte das pessoas obesas poderia ter evitado esse destino.

Por que não evitaram? Porque elas pensaram que dava para “começar amanhã”.

Algumas pessoas têm a chance de se educarem formalmente, por meio de uma faculdade ou curso técnico, mas não o fazem pelo simples fato de que “agora não é a hora, posso fazer depois”. A vida passa e o mercado, uma hora ou outra, exigirá algum diploma que a pessoa não tem, mas poderia ter.

Nesse momento bate o arrependimento: “eu deveria ter feito aquele curso ou aquela faculdade. Estaria muito melhor se tivesse feito isso”.

Se as pessoas entendessem que a procrastinação é parte de nosso processo evolutivo, mas que pode e deve ser combatida, muitos problemas não acometeriam suas vidas.

Coma esse sapo

Vacilo, esse texto. (fonte)

Brian Tracy, um famoso escritor de desenvolvimento pessoal americano-canadense, foca muitos de seus livros no problema da procrastinação.

Um deles se chama Coma esse sapo! (Eat that frog!) e traz um conceito bastante simples, baseado na frase do escritor Mark Twain:

Coma um sapo vivo na primeira coisa que fizer pela manhã e nada pior acontecerá a você no resto do dia

Uma das ideias da frase é: se você separar a coisa mais difícil ou importante para ser feita logo no início do dia, você pode considerar que “cumpriu” o que tinha para aquele dia.

Assim, se você deseja construir uma vida mais saudável, faça seus exercícios pela manhã, logo após acordar ou logo após o café. Se você tem algum trabalho da escola ou faculdade para fazer, faça pela manhã também.

Ao fazer o que importa pela manhã, você terá mais energia para trabalhar e, além disso, não terá muito sofrimento por tomar a decisão mais difícil. É mais fácil trabalhar pela manhã, uma hora após acordar, do que pela noite, após um longo dia de trabalho e estresse.

Com essa simples atitude, você conseguirá atingir muitos dos seus objetivos na vida.

Entretanto, baseado na minha rotina, gostaria de dar outros contornos a essa filosofia.

Muitas pessoas, assim como eu, acordam cedo para trabalhar ou para estudar. O mais comum é que acordem 5h ou 6h, mas alguns precisam acordar até mesmo antes que isso, para poderem chegar ao local de trabalho ou estudos.

Sendo assim, não dá para comer o sapo pela manhã se você não tem tempo pela manhã.

O que fazer para ter os mesmos benefícios?

Separe o primeiro tempo livre que você tiver para fazer o que é mais importante. Se você não pode comer o sapo pela manhã, coma o quanto antes.

Não importa o momento, faça o mais importante primeiro.

Pense em seus objetivos e nas ações que você precisa tomar para alcançá-lo: qual é a primeira ação que você precisa tomar para chegar mais perto do que deseja? A partir daí, você pode tomar essa ação na primeira oportunidade que tiver.

E essa filosofia possui dois desdobramentos:

  • Fazer o mais importante primeiro
  • Fazer o mais difícil o quanto antes

Já falei, em um texto anterior, sobre David Goggins e sua filosofia de se colocar em posições difíceis de propósito. Se não leu, só clicar aqui:

O ponto a ser ressaltado é que as coisas mais difíceis são, em geral, as que precisam ser feitas. Se você sempre posterga as coisas difíceis e faz somente as que são fáceis para você, saiba que você não irá chegar onde deseja.

Pensemos em uma pessoa que tem um TCC para escrever: ela chega em casa à noite, depois de um longo dia de trabalho e estudos. Após tomar banho e comer, ela se depara com o seguinte dilema:

“Deitar e assistir a uma série no Netflix ou escrever meu TCC?”

Olhando de fora, a escolha óbvia é escrever o Trabalho, visto que é o mais importante. Mas será que você, no lugar dessa pessoa, tomaria a decisão certa?

É mais fácil assistir às séries do que escrever, assim como é mais fácil ficar dormindo, se comparado a ir para a academia.

No entanto, o mais difícil precisa ser feito e, se você quiser mesmo atingir determinados objetivos — como o TCC pronto ou a saúde em dia, por exemplo — , você precisa fazer o mais difícil primeiro.

Essa é a minha maneira de comer o sapo: sempre escolha fazer as coisas difíceis e importantes antes das coisas fáceis e inúteis. Esse é um dos caminhos de atingir o sucesso.

Kobe Bryant não treinaria mais do que todos os companheiros se não desejasse muito ser um dos melhores do mundo do basquete. Era fácil acordar cedo e sair tarde da quadra, sem ir para festas? Com certeza não.

Mas ele sempre comeu esse sapo, porque sabia que essa seria a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Por qual motivo você não faz o mesmo?

Pegue um papel e caneta e pense na sua vida, para o próximo ano, bem como para os próximos cinco a dez anos. Qual profissão você deseja ter? Em que lugar deseja morar? Como você quer que seja sua rotina? Qual é o relacionamento que você aspira e quais as amizades que lhe seriam prazerosas? Como você quer que esteja sua saúde?

Pense em cada pergunta dessa — e em muitas outras que vierem a sua mente— e as responda com sinceridade, sem mentir a si mesmo. A partir daí, você terá uma visão geral daquilo que deseja.

Então, pense nos passos que precisa para alcançar esse estilo de vida imaginado e tome as ações necessárias. Coma os sapos diariamente, de modo a lhe proporcionar o que você deseja.

Quando você aceita que precisa fazer as coisas difíceis, você começa a alcançar aquilo que deseja.

Gostou? Compartilhe com um amigo especial para que ele entre na dieta do sapo com você!

--

--

Willian Melo

Apenas um curioso procurando aprender mais. Se quiser ser mais produtivo e aprender melhor, veio ao lugar certo.