“Viva Cumbuco” traz informação e apoio emergencial para comunidade Cearense

Winds For Future
4 min readApr 8, 2020

--

8 de abril 2020

Ficar em casa é a principal medida recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conter o avanço da pandemia do COVID-19 no Brasil e no mundo. Nos últimos 4 meses, essa recomendação, que visa salvar vidas, impactou diretamente a saúde pública, a economia e também a rotina de toda a população. No Ceará, por exemplo, comunidades costeiras que dependem economicamente, em sua maioria, do turismo estão sentindo os efeitos das medidas.

A Praia do Cumbuco, localizada a 25km da capital do Ceará, Fortaleza, é um desses lugares. A vila recebe anualmente visitantes de todo o mundo que vêm desfrutar do cenário paradisíaco e dos ventos inigualáveis no mundo para a prática do kitesurfe durante 9 meses do ano. Atualmente a praia está parada, e famílias, que antes dependiam integralmente do turismo, estão em situação de vulnerabilidade econômica. Moradores da região e arredores relatam uma baixa significativa, se não completa, em suas rendas.

Viva Cumbuco: Um portal de informação e apoio

Acesso à informação confiável e acessível sobre programas governamentais de auxílio emergencial — como proceder para acessar esses programas, medidas preventivas sobre o coronavírus e como obter apoio — é, mais do que nunca, crucial. Para atender a essas necessidades o movimento Winds for Future (W4F) e a Intention Ventures lançam hoje o Viva Cumbuco, uma iniciativa de apoio holístico para a comunidade.

O Viva Cumbuco conta com um número de WhatsApp de plantão para trazer essa informação de forma compreensível para famílias que precisam de apoio, visando acesso a informação de forma rápida e transparente e conexão direta com programas governamentais.

Enquanto as famílias esperam o apoio governamental, o Viva Cumbuco, por meio de uma campanha de doações no site benfeitoria.com/VivaCumbuco vai mobilizar a sociedade e arrecadar recursos para necessidades básicas como alimentação, máscaras e material de higiene. Esses materiais serão comprados, em sua grande maioria, na rede local e distribuídos de acordo com a necessidade de cada família que está sem renda.

O objetivo da campanha de doações é atender a pelo menos 90 famílias compostas por 330 crianças, jovens e adultos, mapeadas por parceiros locais, e ajudar a manter os moradores seguros em suas casas respeitando o período de isolamento social.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em prática

Além de impactos no cotidiano, a pandemia do COVID-19 tem impactos diretos na habilidade de países em desenvolvimento e emergentes, como o Brasil, de atingir as metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030. O Viva Cumbuco contribui diretamente para evitar, localmente, um retrocesso em alguns dos ODS.

Em particular, as ações e doações para o Viva Cumbuco contribuem para 5 dos 17 ODS: (1) Erradicação da pobreza, (3) Saúde e bem-estar, (8) Trabalho decente e crescimento econômico, (10) Redução das desigualdades e (17) Parcerias e meios de implementação.

“Vamo Fazê Zuada” — Especial Virtual Cumbuco quinta-feira 9 de abril às 12hs

Para celebrar o lançamento do Viva Cumbuco virtualmente para a comunidade local e para potenciais contribuintes da campanha de arrecadação de recursos emergenciais, realizaremos nesta quinta-feira (9), às 12h, uma Edição Especial do evento virtual Vamo Fazê Zuada, transmitido através do instagram @windsforfuture.

O grupo Tocaias Band e suas famílias foram acolhidos voluntariamente pela Katavento Pousada, que foi palco do W4F Summit 2019 e da festa que comemorou o recorde mundial no Guinness Book com 596 kitesurfistas que velejaram juntos em prol do meio ambiente.

Eles serão os protagonistas não apenas de entretenimento nesse tempo de crise, como exemplo para disseminar práticas de distanciamento social e outras precauções para conter o avanço do coronavírus. O evento arrecada couvert virtual voluntário para os artistas e está disponível na biografia do instagram @windsforfuture e da banda @tocaiasband para aqueles que quiserem contribuir com a renda da banda que teve suas atividades canceladas.

Além do grupo Tocaias Band, contaremos com a participação especial do Dr Adriano Antunes, que apoia a comunidade do Cumbuco em várias questões de saúde.

Sobre o Winds for Future

O Winds for Future (W4F) surgiu em 2019 no Ceará com um festival em um ambiente paradisíaco e disruptivo, onde foi possível debater e compartilhar conhecimentos, gerar networking, e abrir espaço para novas oportunidades de negócios de impacto positivo para o planeta. Experiências imersivas e entretenimento com música, gastronomia, sol, mar e, claro bons ventos fizeram parte desse encontro pelo bem. Confira como foi: https://bit.ly/w4fsummit2019

Com o patrocínio da Qair Brasil e Governo do Estado do Ceará, o W4F está mobilizando suas redes sociais durante a pandemia do coronavírus para trazer conteúdos e interações virtuais, incentivando o distanciamento social e isolamento voluntário, para contribuir com a desaceleração de infecções no Brasil.

Sobre a Intention Ventures

A Intention Ventures cria soluções economicamente viáveis para problemas sociais e ambientais centradas nas pessoas mais impactadas pelos problemas.

Sobre Vamo Fazê Zuada

O evento online “Vamo Fazê Zuada” está sendo realizado virtualmente pelo Winds for Future desde segunda-feira 6 de abril para apoiar músicos cearenses que tiveram sua renda drasticamente reduzida durante o período de isolamento social decretado pelo Governador do Estado do Ceará 18 março de 2020, e com duração até o dia 20 de abril de 2020. O evento arrecada couvert virtual voluntário para os artistas e está disponível na biografia do instagram @windsforfuture para aqueles que quiserem contribuir com a renda da banda que teve suas atividades canceladas.

Contatos:

Mari Morales, comercial@windsforfuture.com

instagram @windsforfuture

--

--

Winds For Future

O Winds for Future (W4F) busca inspirar, conectar pessoas, empresas, governos com as mais incríveis tecnologias para um futuro melhor.