Como otimizar os treinos em quadra: o que tenistas e coaches tem a dizer

A prática é fundamental para ser um tenista de sucesso. Sem isso, você não vai melhorar e não vai aproveitar ao máximo o seu talento. Mas como garantir que você aproveita de verdade cada hora que passa treinando em quadra? Aqui estão alguns insights de Martina Navratilova, bem como do treinador de Serena Williams, ex-mentor de Maria Sharapova e ex-treinador de Laura Robson.

Woby Play
Woby Play
Sep 3, 2018 · 3 min read
Williams e Navratilova em 2014. (USATSI)

Tome nota do que acontece nos seus treinos em quadra.

“Conte tudo”, sugeriu Navratilova. “Muitas vezes, os jogadores apenas acertam, acertam, acertam. Eles perdem três bolas seguidas e pensam: ‘ah, não é grande coisa’, e não tentam mudar ou corrigir seus erros. E então você vai para o match e perde três bolas seguidas e é 0–40. Ops. Pratique situações de jogo, o que significa jogar sets.”

Tenha uma ideia clara de como você quer performar no jogo para o qual está treinando.

“Antes de cada jogo, eu estabeleço uma estratégia, levando em consideração tanto o jogo do meu pupilo, pontos fortes, combinações favoritas e pontos fortes e fracos do adversário”, disse o técnico da Williams, Patrick Mouratoglou. “Durante o aquecimento antes da partida, repetimos — como um ator repete suas falas em um ensaio de teatro — como vamos jogar durante o match.”

Os treinadores podem ajudar a manter um jogador focado durante a prática, colocando-os “sob pressão constante”.

“Diga a eles exatamente o que você quer. E diga a eles o que acontecerá se eles não o fizerem”, disse o ex-técnico de Sharapova, Robert Lansdorp. “Isso ajudará a focar suas mentes. Nos jogos, eles vão jogar sem medo, pois sabem que suas jogadas funcionam — afinal, eles treinaram milhares de vezes em quadra, sob pressão constante.”

Martina Hingis e Chan Yung-Jan venceram o Aberto de Tênis dos Estados Unidos em 2017. (Eurosport_UK)

Escolha seu parceiro de prática sabiamente — você vai querer alguém que vai ser tão comprometido com a sessão quanto você.

“Se você está arrastando alguém para a quadra que não quer realmente jogar, isso não vai ajudar o seu nível”, disse o ex-técnico de Robson, Miles Maclagan. “Há certos jogadores, no mundial, nos clubes e em todos os níveis, profissionais ou não, que, apesar de serem grandes jogadores, não são ideais se você está tentando conseguir um pouco de ritmo.”

O tédio é o inimigo na quadra.

Para contê-lo, você deve evitar a monotonia, sempre variando o que você trabalha. “Trabalhe em algo diferente todos os dias — há sempre muito a melhorar”, disse Navratilova.

Antes de ir para o treino em quadra, tenha uma ideia clara do que você espera obter dessa sessão.

“Eu recomendaria focar em uma coisa específica de cada vez”, disse Maclagan. “A motivação na quadra de treino deve ter objetivos claros e alcançáveis. Se você está apenas acertando bolas aleatoriamente, as chances são de que você não fique focado por muito tempo e não obterá o máximo ganho de sua sessão. Uma regra: se você não puder se focar no treino, não espere poder fazer isso no jogo de verdade.”

Facilitar a prática de esportes entre amigos nos move

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade