Você conhece os tipos de torneios de tênis que existem?

Saiba quais são os tipos de torneios mais importantes no mundo

Woby Play
3 min readJul 3, 2018

Conheça as principais etapas que um tenista tem que passar para conseguir conquistar uma carreira profissional.

Normalmente só ouvimos falar dos torneios de tênis mais conhecidos. Mas o caminho é longo para aqueles que almejam chegar ao sucesso jogando tênis profissionalmente, pois para disputar os grandes e mais conhecidos torneios — e chegar no patamar desejado — é necessário passar por diferentes tipos de torneios. Para isso, o tenista deve começar disputando campeonatos pequenos, acumulando pontos no ranking da ATP e se tornando um profissional do tênis.

Futures- Esse é o primeiro passo na carreira profissional de um tenista, pois é esse torneio que vai ser o meio de entrada para que ele consiga pontuar no Ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais). É necessário que o tenista ganhe pelo menos um jogo para que assim consiga acumular seus pontos e talvez posteriormente ser aceito em outros torneios maiores.

Challengers- O segundo, mas não menos importante passo na carreira de um profissional do tênis, é o Torneio da Série Challengers, este por sua vez, é o primeiro nível de torneios organizado pela ATP, e para participar desse torneio, o tenista deve estar dentro de um ranking mínimo, que comumente vai de 150º a 250º no ranking da ATP.

ATP World Tour- É um dos mais importantes torneios na vida de um tenista amador que está buscando obter sucesso, pois é ele que vai dizer se o tenista ingressa ou não em uma carreira profissional. Esse torneio é disputado no mundo todo, e os tenistas jogam em diferentes tipos de quadra. É organizado em três níveis, que vão de acordo com a posição do ranking na ATP. É desse torneio que são extraídos os futuros tenistas que irão disputar os ATP’s.

ATP 250- É nessa etapa que o negócio começa a ficar sério, pois é aqui que as premiações se elevam e por isso também a disputa fica mais acirrada. Essa categoria permite que o vencedor ganhe até 250 pontos no ranking mundial da ATP.

ATP 500- A briga pega fogo para quem consegue chegar nesse patamar, já que aqui a premiação pode chegar a US$ 2 milhões e conceder ao vencedor 500 pontos no ranking da ATP.

ATP Masters 1000- Acontece 9 vezes no ano e para chegar nesse patamar é necessário que o tenista esteja bem colocado no ranking. Quem vence essa prova ganha, além dos mil pontos, uma vaga em um Grand Slam.

Grand Slam- São 4 torneios da série Grand Slams: Wimbledon, Roland Garros, Australian e US Open. Esse é o lugar que todo tenista deseja chegar. Além do grande reconhecimento pelo seu esforço e dedicação, o vencedor ganhará nada mais nada menos que 2 mil pontos no ranking, e uma super premiação que fica na casa dos US$ 20 milhões por torneio.

ATP World Tour Finals- É um torneio pouco prestigiado, mas isso não significa que seja fácil de participar, já que para competir, geralmente deve-se estar entre os 8 tenistas mais bem ranqueados pela ATP. O vencedor chega a ganhar U$2 milhões e uma pontuação de 1,5 mil pontos no ranking da ATP.

Agora que já conhece quais são os principais torneios de tênis que existem que tal dar uma olhadinha no Woby Play, ele é um aplicativo para facilitar a prática de tênis entre amigos.

--

--

Woby Play

Facilitar a prática de esportes entre amigos nos move