Adeus aos bancos: você pode agora receber empréstimos de qualquer lugar do mundo

Fazendo uso da tecnologia blockchain, plataforma se proporciona a oferecer um sistema global para empréstimos

ETHLend usa smart contracts na rede Ethereum para oferecer um sistema peer-to-peer onde qualquer um pode pedir e efetuar empréstimos

Papelada, serviço ruim, demora e juros altos. Conseguir um empréstimo não é fácil, e especialmente no Brasil, também não é barato. Mas isto já está mudando, e a plataforma ETHLend promete fazer a dor de cabeça que você associa com empréstimos uma coisa do passado.

Fazendo uso da blockchain, uma tecnologia que permite transações eficientes e seguras entre pessoas em qualquer lugar do mundo, ETHLend criou uma plataforma para que pessoas possam receber empréstimos mais facilmente e com melhores taxas.

Como funciona a plataforma?

O serviço funciona de maneira que alguém que quer pegar dinheiro emprestado cria uma oferta em que é estabelecida quanto a pessoa quer emprestado, quanto oferece de garantia, o valor do prêmio e quanto tempo precisa para pagar. Esta oferta é então divulgada na rede para que alguém disposto a te emprestar o dinheiro aceite a oferta e te envie o dinheiro. Esta pessoa pode ser de qualquer lugar do mundo.

Isto é possível por algumas razões. Usando criptomoedas e smart contracts (contratos digitais inteligentes), você não precisa conhecer ou confiar na pessoa do outro lado da rede, a plataforma cuida disso para você. Os contratos digitais já preparados funcionam de maneira que certas funções e requerimentos precisam ser cumpridos para que ele execute sua função. Por exemplo, ao invés de enviar o dinheiro para você, eu envio o dinheiro para o contrato, que não libera o dinheiro para você até que você enviar a garantia. Quando você devolver o dinheiro com o prêmio até a data marcada, o contrato envia o dinheiro para mim e você recebe sua garantia de volta. Dessa maneira, ninguém precisa confiar em ninguém, porque o contrato executa tudo. E o código que define o contrato é transparente, então qualquer um pode checar que não existem erros, e também verificar que sua garantia se encontra são e salva no contrato, fora do acesso de qualquer um.

Os contratos funcionam com criptomoedas, mas possuem funcionalidade para fixar o valor com o dólar. Desta maneira, você não corre o risco associado com a volatilidade de criptomoedas. Você pode pegar emprestado 1 ETH de valor equivalente a $850, e precisa devolver por exemplo $880 (valor mais prêmio), independente se isto representa 1, 3 ou 0.5 ETH.

Quais são os benefícios?

O maior benefício da plataforma é o valor do prêmio, que para brasileiros, é muito mais baixo do que o valor oferecido pelos bancos. Como qualquer um pode se tornar um emprestador, existe uma competição no mercado para oferecer os menores juros. É possível pagar na plataforma juros que são até mais do que a metade do que os oferecidos por bancos no Brasil. E isso promete ainda melhorar: a plataforma está trabalhando para lançar leilões em que emprestadores competem para te oferecer o menor prêmio pelo empréstimo desejado.

Outro aspecto importante é a facilidade e eficiência. Como a plataforma não necessita de confiança, você não precisa preencher dados ou passar muito tempo cuidando de papelada para receber um empréstimo, que cria um processo mais rápido e simples.

Mas pera aí, isso é seguro?

Por fazer uso da blockchain, a plataforma é segura e também não tem controle sobre seus empréstimos. Por causa da natureza dos contratos digitais, ninguém pode destruir ou mudar o contrato após sua criação, nem a ETHLend. A organização cuida apenas de desenvolver o serviço e suas funcionalidades, mas não tem poder para afetar nenhum empréstimo. Isso significa que não existem possibilidades para fraude nesse aspecto, porque o contrato está registrado permanentemente e pode ser verificado sempre que necessário.

E se o devedor não pagar de volta?

No momento, a plataforma só permite empréstimos de até 70% do valor da garantia, que significa que não há incentivo para um devedor não pagar o dinheiro de volta pois ele perderá a garantia, que é ainda mais valiosa.

Esta solução é no entanto parcialmente temporária e uma de muitas que estão sendo desenvolvidas para proteger os emprestadores. Algumas dessas são avaliações de crédito daqueles que buscam pegar dinheiro emprestado e seguros para emprestadores caso o devedor não pague o dinheiro de volta. Quando essas e outras ferramentas estiverem mais avançadas, será possível conseguir empréstimos até sem garantia alguma, sem sacrificar a segurança do emprestador.

O futuro

A plataforma ainda é muito nova, e está ficando melhor a cada dia, com um time dedicado por trás. Ele já funciona e pode ser usada no link abaixo para aqueles que possuírem um app ou plugin para acessar a rede Ethereum, como o MetaMask.

https://app.ethlend.io

No momento, o serviço ainda é um pouco complicado para ser usado por aqueles que não tem conhecimento de blockchain, porém um dos focos da equipe é fazer com que ele possa ficar mais acessível a todos, mesmo aqueles que não sabem muito sobre o tópico. De qualquer maneira, tendo já provado que a plataforma funciona, os próximos passos para são melhorar sua funcionalidade, criando algo com potencial para revolucionar o mundo das finanças.


O artigo é apenas uma introdução a ETHLend que não se aprofunda em aspectos técnicos visando atingir um público variado. Se quiser aprender mais, você pode encontrar mais informações no website https://ethlend.io/. Se gostaria de ter um entendimento mais desenvolvido sobre como a plataforma funciona, você pode ler a descrição geral do projeto (white paper) aqui: https://github.com/ETHLend/Documentation/blob/master/ETHLendWhitePaper.md.

Se quiser fazer perguntas e se juntar ao grupo de discussão ETHLend em português, junte-se ao grupo no Telegram:

Telegram link

Ficou um pouco confuso e quer ler mais artigos sobre blockchain em português?Temos conteúdo para principiantes também. Clique abaixo:

Mais artigos sobre blockchain

Se gostaria de fazer perguntas, pode conversar com nosso robô ou um membro do nosso time no Facebook:

Chatbot de blockchain

Se morar ou estiver em Belo Horizonte, talvez se interesse por nossas palestras, eventos, e cursos sobre blockchain:

BlockchainBH website

BlockchainBH no Facebook

Buscamos brevemente também começar a oferecer eventos em outras cidades, registre-se conosco para saber mais:

Registro