Como manter suas criptomoedas seguras

Palavras de recuperação, chaves públicas e privadas — Aprenda rapidamente como manter seu investimento seguro

Com tantas misturas de números, letras e palavras complicadas e notícias de hacks surgindo, é normal ficar apreensivo sobre como operar com suas criptomoedas, e de que maneira guardá-las para minimizar os riscos. É verdade que usar moedas digitais ainda não é a coisa mais fácil do mundo, mas com um pouquinho de ajuda, você pode tomar as precauções necessárias para se sentir mais tranquilo em termos de segurança. Com esta publicação, espero explicar de maneira simples e rápida como manter suas moedas seguras. Vamos lá.

Se já souber sobre chaves públicas, privadas e frases de recuperação, você pode clicar aqui para pular para a discussão sobre onde guardar suas moedas para minimizar o risco.

Para começar, você precisa entender o que são chaves públicas e privadas, e o que são as palavras de recuperação.

Frase de recuperação

Para propósito educacional, criei uma carteira nova com as palavras acima e imediatamente a deletei. Lembre-se de NUNCA revelar suas palavras de recuperação para ninguém.

Ao criar uma carteira para suas criptomoedas, a primeira coisa a fazer é o backup das suas palavras de recuperação. Muitas carteiras revelam as palavras para você antes mesmo de você poder acessar a carteira, mas se sua carteira não fizer isso, mesmo assim é recomendado fazê-lo o mais cedo possível.

Sua frase é um grupo de 12 ou 24 palavras aleatórias, como representado na imagem acima. Estas palavras são conectadas com sua chave privada, e então permitem que você possa acessar suas moedas por qualquer carteira com suporte para a mesma criptomoeda.

Esta frase deve ser anotada com papel e caneta sem que ninguém veja e guardada em um lugar seguro. Screenshots ou fotos não são recomendados. Qualquer um com acesso a esta frase tem acesso à suas moedas. Caso você perca acesso ao aparelho com o qual você acessa a carteira, ou ache que sua carteira está em risco, você pode usar sua frase de recuperação para recuperar seus fundos por outro aparelho ou carteira. Esta frase pode também ser importante no caso de hard forks.

Chave privada

Para cada frase de recuperação, existem várias chaves privadas associadas. Cada chave privada dá acesso a vários endereços públicos e qualquer moedas que estiverem guardadas nestes endereços. Por serem mais complicadas para operar e guardar, a maioria das carteiras não revela suas chaves privadas para você, ou faz com que seja difícil de obtê-las. As chaves existem na sua carteira, pois elas são necessárias para obter acesso aos endereços públicos, porém só não aparecem para você. Mas não se preocupe, isto é para sua própria segurança e a carteira em si também não tem acesso a elas. Para o usuário comum, são extremamente raras as ocasiões em que a frase de recuperação não é o suficiente e alguma chave privada é necessária. Por isso, não há muito que se preocupar em termos da chave privada quando estiver guardando suas moedas. Só se lembre de manter sua frase de recuperação segura, e caso por alguma razão você precisar operar com uma chave privada, tenha muito cuidado, e não revele ela para ninguém.


Resumo

Frase de recuperação → Chaves privadas → Chave pública→ Endereço público → Criptomoedas

Seus endereços públicos contém suas criptomoedas, porém só podem ser acessados por quem possui suas chaves privadas. Este alguém é você, mesmo que você não as veja. Ao revelar sua frase ou alguma chave privada, o recipiente desta informação pode acessar seu endereço e roubar suas moedas.


Chave pública

A imagem acima mostra uma chave pública para a rede do bitcoin. Esta chave você pode revelar.

Sua chave pública funciona da mesma maneira que seu endereço de verdade. Quando alguém quer te mandar uma carta ou pacote, você revela seu endereço e recebe o item na sua casa. Não há problema revelar seu endereço porque para entrar na casa é necessário usar sua chave, que só você tem. Esta simplificação tem algumas limitações, mas é basicamente isto.

Das suas chaves públicas são derivados os endereços que a carteira disponibiliza, e elas são diretamente conectadas com suas chaves privadas. Porém, não é possível para ninguém descobrir sua chave privada a partir da sua chave pública. Por isso usamos nossa chave pública quando queremos receber criptomoedas. Esta chave normalmente é de fácil acesso e pode ser revelada.

E onde devo guardar minhas moedas?

Existem várias opções de carteiras para guardar suas moedas, cada uma com seus prós e contras. Abaixo vou avaliar algumas opções diferentes, mas lembre-se: sempre pesquise e busque se informar sobre as carteiras que está usando, e o risco associado com guardar moedas em uma carteira é inteiramente seu.

Exchanges

Manter suas moedas na exchange em que você opera não é uma boa ideia. Ao fazer isso, você não possui controle sobre suas moedas e está sacrificando sua segurança. Manter uma quantidade pequena em exchanges para ter liquidez e facilidade para trading faz sentido, mas grandes quantidades são um risco. Um outro benefício é que você tem pouca responsabilidade, já que não precisa manter sua frase de recuperação e pode sempre recuperar sua senha. Porém, exchanges são entidades centralizadoras, e possuem o poder sobre suas moedas. Com isso, você não só está mais vulnerável a um hack, como perde oportunidades de se beneficiar com por exemplo hard forks.

Exemplos: FoxBit, Mercado Bitcoin, Binance, Poloniex

Carteiras para celular

Carteiras para celular são uma boa opção para manter pequenos valores. No mundo de hoje, carregamos nossos celulares para todo lugar, e então, ter um pouco de moedas digitais sempre com você não é má ideia. Elas são a maneira mais rápida de acessar suas criptomoedas. Com isso, você possui mais segurança do que com exchanges, e pode facilmente efetuar pagamentos e transações. Algumas oferecem a oportunidade de guardar várias moedas, e também serviços de câmbio embutidos, oferecendo liquidez. Porém, a segurança destas carteiras não é ideal. Caso alguém consiga acesso ao seu telefone, fisicamente ou remotamente (hack), seus fundos estão comprometidos.

Exemplos: Mycelium, Coinomi, Bitcoin.com, Jaxx

Carteiras para desktop

Carteiras para desktop são uma boa alternativa para valores um pouco mais significantes. Assim como as carteiras para celular, a segurança da carteira de desktop é associada com a segurança do seu próprio computador. Com estas carteiras, você tem um bom balanço entre segurança e acessibilidade. A acessibilidade e liquidez são piores quando comparadas a carteiras de celular, mas você possui controle sobre sua frase de recuperação e um pouco mais segurança.

Exemplos: Electrum, Exodus, Bitcoin.info

Carteira física

Carteiras físicas (hard wallets) são a melhor opção para guarder criptomoedas em valores significantes e por longos períodos de tempo. Hard wallets tomam mais tempo para acessar e possuem vários mecanismos de segurança que fazem com que o acesso seja um pouco mais difícil. Porém, elas oferecem segurança avançada e total controle sobre suas moedas. Entre carteiras físicas, ainda melhores são as que possuem um display próprio, de maneira que sua frase de recuperação nunca aparece na tela do computador, que pode estar sujeito a algum vírus ou spyware. Estas sim são a melhor opção para guardar suas moedas. Uma desvantagem é o preço, mas é um investimento que vale a pena caso o valor de suas criptomoedas seja significante.

Exemplos: Ledger, Trezor, KeepKey

Carteira de papel/cabeça

Carteiras de papel ou cabeça são na teoria a opção mais segura possível. Com elas, você não possui nenhuma interface para operar com suas moedas, e sim um endereço para receber moedas e sua frase de recuperação. Para valores extremamente altos, esta talvez seja uma opção interessante. Caso você consiga lembrar suas palavras sem esquecê-las, ou guardar seu papel em um cofre, é impossível roubar seus investimentos por hack, e então suas criptomoedas estariam bem seguras. Porém, caso você queira retirar suas moedas da carteira, você precisará usar sua frase de recuperação em alguma das carteiras acima para poder operar. Com isso, você tem pouca liquidez e difícil acesso.

Sumário

  • Mantenha sempre sua frase de recuperação e/ou chaves privadas seguras e fora do alcance de outras pessoas, fisicamente ou online
  • Manter moedas nas exchanges não deveria nunca ser uma solução de longo termo. Evite se expor ao risco e mantenha suas moedas em uma carteira sob seu controle.
  • Para uso fácil, vale a pena manter pequenos valores de criptomoedas em uma carteira de celular. Mas evite manter valores muito altos nessas carteiras
  • Para valores altos, vale a pena comprar uma carteira física, mesmo que o custo seja um pouco elevado. Melhor prevenir do que remediar, e para moedas perdidas, não há remédio que ajude.

Se quiser ler mais sobre blockchain em português, clique abaixo:

Mais artigos sobre blockchain

Se gostaria de fazer perguntas, pode conversar com nosso robô ou um membro do nosso time no Facebook:

Chatbot de blockchain

Se morar ou estiver em Belo Horizonte, talvez se interesse por nossas palestras, eventos, e cursos sobre blockchain:

BlockchainBH website

BlockchainBH no Facebook

Buscamos brevemente também começar a oferecer eventos em outras cidades, registre-se conosco para saber mais:

Registro