Entenda em 120 segundos: O que é blockchain?

Blockchain é uma tecnologia apresentada primeiramente em 2008 que possibilita o registro de dados de forma distribuída. Fazendo uso de criptografia, internet e protocolo rígido, a tecnologia blockchain permite que nós possamos transacionar qualquer forma de dados de maneira mais eficiente e segura, sem fazer uso de intermediários.

Em uma blockchain, todos os participantes servem como verificadores que monitoram a segurança da rede e a validade da informação no registro. Com isso, não precisamos de empresas ou governos para manter o registro por nós, e então podemos transacionar diretamente, sem medo de fraude. Como o registro é distribuído, não há somente um ponto de falha para hackers, ou nenhuma maneira para uma autoridade centralizadora regular ou alterar os dados.

A blockchain funciona de maneira transparente, para prevenir abusos, porém, usando criptografia, permite que só o dono dos dados tenha poder sobre sua própria informação, usando uma chave que só ele possui para os acessar. Por natureza, blockchains são também globais, permitindo que transações sejam feitas sem fricção e de forma rápida entre participantes de qualquer lugar do mundo.

Fazendo uso destas propriedades, podemos finalmente efetuar transações de dinheiro ou qualquer outra informação sem termos que confiar em uma autoridade centralizadora, ou nos participantes do outro lado da rede. Com isso, a blockchain promete revolucionar várias áreas de nossa vida comum, como finanças, registros públicos, armazenamento de arquivos, saúde, registro de documentos, o setor imobiliário e várias outras. Bitcoin é a primeira e mais conhecida aplicação da tecnologia atualmente, e já está colocando pressão no sistema financeiro mundialmente, mas é só uma pequena representação do que a blockchain pode fazer.

Sendo uma tecnologia ainda nova, a blockchain está crescendo rápido pelo mundo, e está a cada dia se desenvolvendo para melhor e trazendo novas oportunidades tanto na vida profissional como pessoal.

Se quiser ler mais sobre blockchain, possuímos uma página completa com artigos gratuitos para ensinar sobre a tecnologia para os interessados. Para acessar basta clicar abaixo: