11 sinais de gaslighting em um relacionamento
Gaslighting* é uma tática em que uma pessoa usa para ganhar mais poder, faz uma vítima questionar sua realidade. Funciona muito melhor do que você pensa. Qualquer um é suscetível a gaslighting, e é uma técnica comum de abusadores. É feito lentamente, então a vítima não percebe o quanto eles foram lavados a uma lavagem cerebral. Muito comum em relacionamentos abusivos. O termo não é muito acessível, então vamos chamar de abusador/manipulador. Aqui traduzi de um artigo sobre 11 sinais que você se relaciona com um abusador/manipulador.

1. Dizem mentiras flagrantes.
Você sabe que é uma mentira absoluta. No entanto, eles estão lhe dizendo essa mentira de um jeito sério. Por que eles são tão flagrantes? Porque eles estão configurando um precedente. Uma vez que eles lhe dizem uma enorme mentira, você não tem certeza se alguma coisa que eles dizem é verdade. Mantê-lo instável e desligado é o objetivo.
2. Negam
Eles negam que alguma vez disseram algo, mesmo que você tenha provas.
Você sabe que eles disseram que fariam alguma coisa; Você sabe que você ouviu isso. Mas eles se afastam e negam. Isso faz com que você comece a questionar sua realidade — talvez eles nunca tenham dito essa coisa. E quanto mais eles fazem isso, mais você questiona sua realidade e começa a aceitar a sua.
3. Eles usam o que é próximo e estimado para você como munição.
Eles sabem o quão importante são seus filhos para você, e eles sabem o quão importante é sua identidade para você. Então, essas podem ser uma das primeiras coisas que eles atacam. Se você tem filhos, eles dizem que você não deveria ter tido essas crianças. Eles dirão que você seria uma pessoa digna, se você não tivesse uma longa lista de traços negativos. Eles atacam a base do seu ser.
4. Eles usam você ao longo do tempo.
Esta é uma das coisas insidiosas sobre o gaslight — é feito gradualmente, ao longo do tempo. Uma mentira aqui, uma mentira lá, um comentário sarcástico de vez em quando … e então começa a crescer. Mesmo as pessoas mais brilhantes e mais conscientes de si mesmas podem ser sugadas para isso, é eficaz. É a analogia do “sapo na frigideira”: o calor é girado lentamente, então o sapo nunca percebe o que está acontecendo com ele.
5. Suas ações não combinam suas palavras.
Ao lidar com uma pessoa que faz manipulação emocional, veja o que eles estão fazendo ,não o que eles estão dizendo. O que eles dizem não significa nada; É apenas conversa. O que eles estão fazendo é o problema.
6. Eles falam algo positivo para confundir você.
Essa pessoa que está colocando você pra baixo, dizendo que você não tem valor, agora está elogiando por algo que você fez. Isso acrescenta uma sensação adicional de desconforto. Você pensa: “Bem, talvez eles não sejam tão ruins”. Sim, eles estão. Esta é uma tentativa calculada para mantê-lo vulnerável e novamente, para questionar sua realidade. Também veja o que foi elogiado; Provavelmente é algo que serviu ao abusador/manipulador.
7. Eles sabem que a confusão enfraquece as pessoas.
Abusadores/manipuladores sabem que as pessoas gostam de ter uma sensação de estabilidade e normalidade. Seu objetivo é arrancar isso e fazer você constantemente questionar tudo. E a tendência natural dos seres humanos é olhar para a pessoa que o ajudará a se sentir mais estável — e isso é o gaslighter.
8. Eles projetam.
Eles são um usuário de drogas ou um trapaceiro, mas eles estão constantemente acusando você disso. Isso é feito com tanta frequência que você começa a tentar se defender e isso o distraí do próprio comportamento do abusador/manipulador.
9. Eles tentam colocar você contra as pessoas
Abusadores/manipuladores são maestros na manipulação e eles usam essas pessoas contra você. Eles farão comentários como, “Esta pessoa sabe que você não está certo”, ou “Esta pessoa sabe que você também é inútil”. Tenha em mente que isso não significa que essas pessoas realmente disseram essas coisas. Um gaslighteador é um mentiroso constante. Quando o gaslighter usa essa tática, você sente que não sabe em quem confiar ou se virar — e isso leva você de volta a ele. E é exatamente isso que eles querem: isolamento dá-lhes mais controle.
10. Eles dizem pra outras pessoas que você está louco.
Esta é uma das ferramentas mais eficazes do gaslighter, porque é desprezível. O abusador/manipulador sabe que eles questionam sua sanidade, as pessoas não vão acreditar em você quando você lhes diz que o gaslighter é abusivo ou fora de controle. É uma técnica mestre.
11. Eles dizem que todos os outros são mentirosos.
Ao dizer-lhe que todos os outros (sua família, amigos) são mentirosos, novamente faz você questionar sua realidade. Você nunca conheceu alguém com a audácia de fazer isso, então eles devem estar dizendo a verdade, certo? Não. É uma técnica de manipulação. Isso faz com que as pessoas voltem para ele para a informação “correta” — o que não é uma informação correta.
Quanto mais você estiver ciente dessas técnicas, mais rápido você pode identificá-las e evitar cair na armadilha de um abusador/manipulador.
- O termo deve a sua origem à peça teatral Gas Light e às suas adaptações para o cinema, quando então a palavra popularizou-se. O termo também tem sido utilizado na literatura clínica.
