A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2020 a depressão será o segundo pior problema de saúde global
Você já deve ter se questionado como é possível desempenhar diferentes papéis, administrar o tempo e saber lidar com a ansiedade e estresse que consomem a vida moderna. Tudo acontece com muita rapidez, somos estimulados a realizar multitarefas, sendo que é cada vez mais difícil parar, mesmo em situações realmente importantes. Isso pode nos levar a estados mentais que prejudicam a nossa saúde emocional e física, podendo acarretar problemas sérios, como a depressão.
Já parou para pensar qual o reflexo desse modo de vida para a saúde de nossos filhos?
As crianças são naturalmente presentes, ou seja, estão em contato com as experiências de maneira mais focada, não se prendendo ao passado ou ao futuro. Atualmente, porém, é possível identificar os reflexos desse cenário moderno durante a infância. Crianças que realizam muitas atividades, são superestimuladas pela tecnologia e pela quantidade de informações recebidas, têm pouco contato com a natureza e, com isso, tornam-se cada vez mais agitadas, com dificuldades de manter a atenção e de lidar com as emoções.
A neurociência comprova os efeitos nocivos do estresse e da ansiedade no cérebro, e as implicações para o aprendizado e desenvolvimento. Cabe a nós adultos, reforçarmos e estimularmos ainda mais essa qualidade de “presença” inata da criança, impedindo que se perca ao longo do tempo e na passagem para a idade adulta.
Uma das formas de trabalhar e desenvolver o foco, a consciência socioemocional e, ao mesmo tempo, contribuir para o sucesso escolar é a prática da ATENÇÃO PLENA.
Meditar é aprender a cultivar um estado de atenção e presença. É nos conectarmos com a nossa experiência por meio da observação e desprendidos de qualquer julgamento. A meditação nos leva a conhecermos nosso “eu” mais profundo, nossa maneira de ser e aprender, nossas emoções e múltiplas inteligências.
A meditação, com foco na atenção plena, para crianças e jovens tem resultados comprovados na melhora da concentração; os ensina a sentir e entenderem as suas emoções; aumenta a confiança e autoestima; estimula atitudes compassivas e gentis, desenvolve a consciência de si mesmo e uma consciência maior ainda dos outros e do mundo.
“A prática da meditação em qualquer idade é tanto simples quanto profunda. Envolve, acima de tudo, aprendizado. A aplicação de um ensinamento como este não tem limites. Não há como determinar qual conhecimento específico nossas crianças irão priorizar daqui a dez ou vinte anos, ou mesmo daqui a cinco anos, porque o mundo e o trabalho que elas farão serão certamente diferente do nosso. Mas o que podemos dizer é que elas terão que saber como prestar atenção, como focar e se concentrar, como escutar e como aprender, e como ter um relacionamento sábio consigo mesmas — e com os outros — que englobe seus pensamentos e emoções. Como vocês verão, essa habilidade, essa maneira de aprender e incorporar conhecimento, é o ponto vital da meditação.” Jon Kabat-Zinn
O Yogaholics Brasil é um espaço de Yoga em SP que acredita no potencial infinito e ilimitado de cada um de nós. Movidas pela busca por autoconhecimento, acreditamos que todos somos responsáveis pelo futuro que criamos para nós mesmo.
Cientes da importância da meditação durante a infância e de seu papel enquanto espaço de fomento da cultura de bem viver, unimos o talento de duas profissionais de áreas complementares — EDUCAÇÃO, NEUROCIÊNCIA, YOGA e MINDFULNESS — com o objetivo de desenvolver um curso de meditação para crianças e jovens que seja simples, objetivo, divertido e realmente eficaz!
Assim nasce o TranquilaMENTE — que é estruturado com base na neurociência, Mindfulness e educação socioemocional.
Se você tem interesse em saber mais e quer ter a oportunidade de inscrever seus pequenos nesse curso, envie agora mesmo um e-mail para: yogaholicsbrasil@gmail.com com o título: TranquilaMENTE
Vamos construir o futuro juntos!