3 receitas de sopas para conquistar a criançada

Created for Be-a-bá Brinquedos.

Inverno e imunidade: Temos que estar preparados.

Com a mudança de temperatura, chega também a onda de gripes, resfriados, e as famosas doenças terminadas em “ites” que se agravam com a estação. Nariz escorrendo, viroses constantes e mudança de temperatura se tornam, então, grandes inimigos para quem zela pelos pequenos.

Será possível se defender ou evitar os males do inverno? Ver nossos bebês e crianças debilitados é uma consequência da baixa de imunidade, decorrente de tantas variações climáticas que fogem de nosso controle no dia-a-dia, onde cada um tem sua rotina. Ou seja, na escola ou em outras atividades, o contato com outras crianças que podem estar doentes, assim como o impacto do clima, são inevitáveis.

Mas você sabia que a alimentação saudável e balanceada pode ser a diferença nessa situação? Sim! Refeições com alimentos benéficos à saúde auxiliam como uma barreira natural, fortalecendo a imunidade dos pequenos. Por isso, dedicamos essas dicas aos pais e responsáveis que são incansáveis em seus cuidados nesse inverno.

Como fazer para que se alimentem melhor?

Que tal uma sopinha? É uma excelente opção para introduzir legumes na rotina das crianças, na estação mais fria do ano! Mas sabemos: preparar esse prato com carinho e muito sabor, entretanto, nem sempre é o que basta. É preciso ter criatividade na hora de incluir ingredientes saudáveis e variados na alimentação da meninada.

Pratos com a mesma cor, textura e aspecto não favorecem o apetite das crianças que acabam enjoando e criando bloqueios por serem acostumadas ao consumo industrializado. Desde muito cedo, precisamos ter a consciência para ensinar qual é a importância de uma alimentação colorida. Assim, quanto mais cores a sopa tem, acompanhada de massas e detalhes decorativos, mais atrativa será. É imprescindível lembrar que o visual é o primeiro item a ser considerado, ainda mais pelos pequenos.

Além de reforçar as defesas do organismo e reconfortar, alimentar e saciar ao fazer parte de uma alimentação equilibrada, é muito simples preparar uma sopa. O que precisamos essencialmente? apenas cozer alguns legumes em água, temperar e reduzir a puré. No entanto, cuidado! Não pode ficar aguada ou sem gosto, afinal, é preciso manter a atratividade visual. Aí vão algumas dicas:

  • Procure acrescentar proteínas: além de carnes desfiadas ou moídas, aposte também em queijo e ovo.
  • Mude a consistência, faça as receitas batidas, em creme e aos pedaços, sempre revezando.
  • Substitua carboidratos: troque o pão por macarrão ou arroz, mas controle o uso de carnes e queijos gordos, creme de leite e temperos prontos.
  • E por fim, use sua criatividade sempre, faça algum desenho com os ingredientes, decore o prato, conte histórias e sempre enalteça a cultura da alimentação colorida. No futuro, seu pequeno vai agradecer!

3 sopinhas que vão convencer o paladar infantil

1. Sopa de feijão:
Como uma das principais fonte de ferro. O consumo do feijão diminui o risco de anemia. Além disso, a leguminosa fornece vitaminas B1, B2, B3 e B9. Além de possuir também sais minerais como potássio, fósforo, cálcio, zinco, magnésio e lisina, um aminoácido que colabora bastante para o crescimento.

Ingredientes:
- 500g de feijão cozido e temperado com calda
- 2 xícaras de água
- 1 xícara de macarrão para sopa
- Temperos a gosto
- 4 batatas grandes descascadas e picadas em cubos

Modo de Preparo:
No liquidificador, bata o feijão cozido até formar um caldo espesso. Em uma panela, misture-o com a água, as batatas, os temperos e o macarrão. Deixe cozinhar em fogo médio até que as batatas e o macarrão estejam prontos. Misture algumas vezes para não grudar no fundo.

2. Sopa de carne com legumes:
A carne fornece grandes quantidades de ferro, já alguns legumes como cenoura regulam o funcionamento do intestino. A batata inglesa apesar de calórica, não tem gorduras e é rica em potássio, vitamina C e cálcio. Também tem o chuchu que é fonte de zinco e ajuda a impulsionar o sistema imunológico.

Ingredientes:
- 1 cenoura média cortada em cubos
- 2 batatas grandes cortadas em cubos
- 1 chuchu cortado em cubos
- 200g de carne bovina picada
- 1 xícara de macarrão de letrinhas colorido
- 2l de água
- Temperos a gosto
- Azeite.

Modo de Preparo:
Primeiro antecipe a carne, refogando no azeite e temperando a gosto. Depois, coloque a água, os legumes e o macarrão. Deixe cozinhar em fogo médio até que os legumes estejam prontos.

3. Sopa de frango e legumes:

Caso você esteja sem tempo, utilize essa receita simples e divida em 6 porções,para congelar e ter maior praticidade no dia-a-dia.

Ingredientes:

  • 4 filés (600 g) de frango
  • 1/2 limão
  • 1 xíc. (chá) de cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 litro de água (ou caldo de legumes)
  • 8 xíc. (chá) de verduras (brócolis, repolho, acelga, espinafre, aipo, couve) picadas
  • 1 colher (sopa) de salsa picada
  • Ervas frescas ou secas (louro, orégano, alecrim, tomilho) a gosto
  • Sal marinho e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Passe o limão no frango e, em seguida, esfregue-o em água corrente. Com uma panela grande, refogue a cebola e o alho com um pouco de água, depois junte os filés. Refogue rapidamente e inclua verduras, água e temperos. Espere cozinhar por 1 hora. Quando amornar, desfie o frango e devolva-o para a panela da sopa.

E aí, qual das receitas de inverno os seus pequenos vão curtir mais? Conte pra nós!

Like what you read? Give Yohana da Rocha a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.