8 maneiras de manter seu Pug saudável e feliz

Created for NoFaro.

Os cães são como presentes dessa vida! quando um deles cruza nossa jornada, estamos sujeitos a receber um amor condicional sem mesmo ter peço, afinal, eles estão sempre lá, olhando com aquela carinha de quem quer brincar e te ouvir, de fato. Felizes eles ficam só de nos ver. As explicações vão além de nosso entendimento quando procuramos entender o porquê desses seres serem tão especiais.

Não precisa de muito para eles receberem carinho e simpatia, são influenciadores de pessoas sem nunca terem lido um livro e ainda assim transmitem amor e humildade por onde passam.

Quando se escolhe um Pug, sabe-se o quanto essa raça exige uma atenção maior por suas características genéticas mais peculiares, como os olhos saltados, as rugas marcadas e o focinho curto que pode gerar diversos problemas. Nenhum dono que considera seu melhor amigo quer ver ele com complicações de saúde ou com aquela cara de tristonho, não é mesmo? Por isso, hoje a gente traz 9 maneiras de como manter seu pug saudável e feliz, porque cuidar é amar.

  1. Dê uma atenção maior aos olhinhos.

Usar soro fisiológico e enxugar o excesso com gaze é importante para que as dobrinhas não fiquem úmidas. Caso você perceba secreção demais, não pense duas vezes e procure orientação de um veterinário, afinal, infecções mais sérias podem levar o seu amiguinho até mesmo a perder a visão.

2. Brinque!

Eles adoram brincar, você pode determinar um pequeno período diário para esse pequeno lazer. Já pensou o quanto é simples animar o seu pet? Com simples brincadeiras, ele pode se exercitar, o que ajuda a controlar o peso dos pugs, que tem facilidade para engordar acarretando em problemas cardíacos devido à respiração. Aí vão algumas dicas de brincadeiras:

  • Atirar a bola: jogue a bola para longe e esperar que o cãozinho traga. Correndo, ele se diverte muito.
  • Pula pula: com um objeto que prenda sua atenção e ele curta brincar, estique a mão até o alto e o incentive a pular para puxar. Você pode usar algum prêmio como um biscoito, quando ele conseguir.
  • Cabo de guerra: com uma corda, deixe que o pet tente puxar com os dentes de um lado, enquanto você puxa de outro. Mas atenção, deixe-o vencer de vez em quando e tenha cuidado para não prejudicar os dentes do seu pet.
  • Encontrando objetos: esconda algum brinquedo ou petisco de preferência do seu pet. Diga para ele procurar, ou indique o local próximo do esconderijo.
  • brinquedos: deixe brinquedos para seu cãozinho se distrair mordendo, mas não incentive-o a morder. Quando são filhotes, é ainda mais importante, afinal, é a fase onde os dentinhos crescem e geram incômodos para o pet.

3. Converse na hora do banho.
Eles nos entendem através do tom de voz, por isso, é preciso conversar na hora do banho, evitando que seja desagradável ou que eles fujam desse momento importantíssimo. Colocar algodões também é uma dica necessária, deve-se ter bastante cuidado para que não entre água nos ouvidos.

4. Corra ou caminhe regularmente.
Para acalmá-lo, é uma ótima saída. Os mais agitados preferem correr, e com o seu dono, a diversão é garantida. Você tem um tempo saudável e ainda faz isso com o seu pug, deixando ele mais contente e prevenindo sua obesidade.

5. Reveja aos produtos de limpeza.
Qual produto você utiliza ao limpar o cantinho do seu amigo? Água sanitária ou desinfetante? Esses produtos podem deixá-los mais sensíveis. Você precisa estar atento aos riscos que eles trazem, para que não sejam ingeridos ou inalados diretamente, então, é aconselhável que se procure produtos específicos.

6. Ligue a TV ao sair de casa.
Não gostamos de deixá-los sozinhos, mas às vezes, é necessário. No entanto, podemos melhorar a estadia de nosso cãozinho nesse momento. Eles se distraem com o som da TV e muitos assistem a programação durante o dia. Quando rola um passeio antes, melhor ainda, pois então eles vão preferir descansar. PS: deixar brinquedos também é válido.

7. Limpe semanalmente as rugas da face.
Os pugs precisam ter as rugas da face limpas, afinal, a sujeira se prolifera na parte interna das dobrinhas, que ficam úmidas e trazem riscos de proliferação de fungos. Essa parte, por ser muito sensível, vai exigir sempre um imenso cuidado durante a limpeza. Use algodão, água morna, algumas gotas de anti-séptico ou peróxido de hidrogênio diluído com ele, e um guardanapo de papel. A pele precisa estar sempre seca. Caso encontre-a úmida ou infectada, você deve usar mais um pouco de anti-séptico na limpeza. Devemos verificar com frequência se o pug não precisa ser atendido por um profissional, no caso da infecção não retroceder.

8. Fracione as refeições e cuide do sorriso.
Divida o alimento em menores proporções durante o decorrer do dia, sem diminuir a quantidade, assim fica mais fácil que seu pug não fique ansioso pela próxima refeição e tenha o costume de comer em pequenas quantidades. Além disso, o cuidado com os dentinhos é necessário. Estudos apontam que mais de 80% dos cães com mais de 3 anos de idade têm problemas de saúde bucal. Por isso, é importante evitar situações desagradáveis como a doença periodontal e seguir a escovação regular para manter o sorriso do seu pug saudável.

O que a Nofaro deseja é ter certeza de que está fazendo o melhor pelos nossos melhores amigos. E temos certeza de que toda a felicidade demonstrada por eles é redobrada ao sentirmos que eles estão bem e saudáveis! Muito amor aos pugs, que com seu jeitinho único, tomam nosso coração. ❤