Passo a Passo de como postar no Medium

Aprenda como postar no Medium e suas ferramentas

Com a democratização da internet e com ela a popularização do Blog diversos sentidos e usos para ele foram surgindo. Com o passar dos anos o que era uma simples ferramenta de publicação ganhou o caráter de “diário pessoal” e depois foi se diversificando ainda mais, ganhando assim a qualidade de abordar outros temas e também se especificando no conteúdo produzido, criando culturas de nicho e abrangendo assim os mais variados tipos de leitores. Outro fato que cresceu bastante foram as plataformas com que os usuários poderiam interagir e utilizar para postar seus textos e a forma como os escritos podiam ser elaborados. Por isso a publicação de hoje trás como utilizar o Medium. A plataforma surgiu em 2012 e funciona como um híbrido de rede social com blog onde milhares de usuários dispõe de suas ideias e histórias. Quer se tornar um deles? Então basta seguir esse passo a passo e deixar a imaginação solta.

  1. O primeiro passo para poder utilizar o Medium é se registrar no site. Logo ao entrar na página inicial é possível ver o ‘Sing Up’ é só clicar nessa opção que uma nova janela aparecerá. Vão ser dispostas quatro opções: a de se cadastrar usando o Twitter, o Facebook, a sua conta do google ou também seu e-mail.
  2. Depois de se cadastrar você será redirecionado a uma página onde serão expostos vários assuntos, que o site chama de ‘Collection’, com que é possível customizar sua página principal e os textos que você gostaria de ler.
  3. Agora você já está habilitado a escrever. Basta apenas clicar no ‘Write a story’, que está disposto no canto superior esquerdo da página principal, uma janela de rascunho irá aparecer te possibilitando escrever diretamente online, recortar e colar uma história já escrita ou até mesmo importar um texto de outra plataforma. (também é possível começar a escrever ao clicar na sua fota e em seguida, no menu que irá aparecer, clicar em ‘New Story’)
  4. É possível incrementar seu texto apenas clicando em um símbolo de mais (+) que aparece ao lado esquerdo do corpo da mensagem. Com esse botão é possível incluir um vídeo do Youtube ou Vimeo, uma imagem, uma trilha sonora vinda do Soundcloug ou Spotify, uma postagem do Instagram ou do Twitter, para adicionar uma nova seção basta clicar nos dois traços disponíveis no final desse no menu, enfim praticamente tudo que sua imaginação permitir — e já existir na internet.
  5. Ao começar a editar seu texto e ao selecionar alguma parte dele você perceberá alguns ícones dispostos em uma barra, onde é possível caracterizar alguns trechos da postagem. Permitindo deixar seu texto em negrito; utilizar o modo itálico, acrescentar um link de fora da página (como fiz no item 4 com o Spotify e o Youtube); Colocar em seus textos títulos e subtítulos; Colocar citações curtas (caracterizadas pelo alinhamento a esquerda acompanhado de um traço vertical em negrito) ou longas (caracterizadas por uma letra maior e fonte em itálico); Além disso, existe ainda a opção de deixar a letra do início de um parágrafo em capitular (quando a primeira letra está em destaque) e também a de fazer uma anotação em seu rascunho.

Depois de seguir esse passo a passo basta deixar a criatividade agir e formatar seu texto da forma que quiser. Não se esqueça de publicar seu texto clicando em Publish, adicionar as tags que facilitam seu texto a chegar em um número maior de leitores e de compartilhar com seus amigos pelas suas redes sociais.


Restou alguma dúvida? Tem algo que gostaria de saber sobre o Medium ou outra plataforma de blogs? Deixa nos comentários é só descer até o final da página e clicar ao lado da sua foto e escrever.