O Sistema de Bonificação

Yoris Linhares
2 min readDec 11, 2018

* uma tradução livre do artigo The Bonus System

A prática que esta impregnada no mundo de negócios, como uma doença, é o sistema de bonificação anual. A ideia desta prática é que os gerentes deem objetivos aos trabalhadores e calculem os bônus anuais que geralmente dependem das avaliações de desempenho das pessoas, cargo, salário, horas extras, idade, tamanho do sapato e uma série de outras variáveis. O pensamento racional comum por atrás do sistema de bonificação é incentivar o desempenho. Mas na verdade, este pensamento não cheira bem.

Décadas de pesquisas confirmaram, de novo e de novo, que um sistema de bonificação raramente tem um efeito positivo no desempenho das pessoas quando elas estão envolvidas com o trabalho criativo do conhecimento.[Pink, Drive] [Kohn, Punished By Rewards]. Ao contrário, o efeito tem mais chance de ser negativo [Fleming, “The Bonus Myth”] [Spolsky, “Incentive Pay Considered Harmful”]. Há muita coisa errada com os programas tradicionais de incentivo, é impossível listar todos estes problemas. Mas eu (Jurgen Appelo) me sinto incentivado a dar a você os mais importantes aqui:

  • As pessoas se tornam viciadas com as recompensas regulares e se elas não recebem a recompensa antecipada elas se sentirão desapontadas ou punidas. Isto fundamentalmente destrói a motivação e assim o desempenho. [Kohn] [Pink]
  • Recompensas individuais rompem a colaboração, a qual é crucial no trabalho criativo do conhecimento. Elas estimulam a competição e a fraude, a qual destrói os relacionamentos entre os trabalhadores e também entre trabalhadores e seus gerentes [Kohn] [Fleming] [Pink].
  • Os sistemas de bonificação tradicionais recaem em medições dos objetivos, mas a realidade é muito mais complexa para ser capturada em números. As métricas ignoram o lado humano de um ótimo desempenho, incluindo o trabalho em equipe e a colaboração. [Kohn] [Spolsky].
  • Pesquisas mostram que recompensas distraem do trabalho complexo, interrompem o pensamento criativo e aumentam o nível de stress das pessoas. Isto os leva a agirem de forma segura e preferirem tarefas fáceis, enquanto a inovação requer o oposto: assumir riscos e fazer tarefas complexas [Kohn] [Fleming] [Pink].
  • As pesquisas também mostram que os bônus minam a motivação intrínseca e o altruísmo. Assim que as recompensas são distribuídas as pessoas começam a pensar, “Eles me pagam um extra por este trabalho, portanto ele não pode ser divertido, interessante ou bom” [Kohn] [Fleming] [Pink].

Deveria ser percebido também que os sistemas de bonificação são geralmente baseados nos lucros da empresa. Mas a maioria dos trabalhadores não pode relacionar diretamente o seu trabalho com os os lucros da empresa, porque a maioria das coisas que influenciam diretamente os lucros está além dos seus próprios controles [Bomann, “Bonus Schemes Should Be Handled with Care”].

--

--