SAFEWORD & GESTURE SECURITY: Palavra de segurança & Gestos de segurança | #BdsmDoZero

O objetivo desse texto é sanar dúvidas e não ditar regras. Se em algum momento durante a leitura você se sentir assim, entre em contato e farei uma edição no texto para torná-lo o mais livre de preceitos e regras possíveis.

Your Dandan
3 min readDec 19, 2020

Primeiramente, é muito importante lembrar que o BDSM só deve ser praticado, vivido e estudado por maiores de 18 anos por se tratar de uma prática sexual e de um estilo de vida que demanda responsabilidade

O texto de hoje continua a série "Bdsm do Zero" e o tema tratado é uma das bases para qualquer relação dentro do BDSM, a Safeword ou Palavra de segurança.

A Safeword é um método de segurança combinada previamente entre todas as pessoas envolvidas em uma sessão/cena, que tem o objetivo de mostrar que se atingiu um limite, seja físico ou psicológico, que será necessário diminuir a intensidade em tal prática ou que simplesmente você não está mais afim de prosseguir aquilo. Normalmente, quem usa a palavra é o Bottom mas isso não exclui o uso. da mesma pelo Top.

A Safeword não é um sinal de fraqueza ou rebeldia, é uma ação séria e deve ser usada e respeitada sem qualquer tipo de julgamento ou negação.

A escolha da safeword é pessoal e deve ser fácil para se pronunciar e se lembrar no meio de qualquer prática. Para evitar confusões ou desentendimentos, é recomendado que não use Safewords diferentes para cada sessão ou parceire, lembre-se que é preciso que seja algo fácil e simples para facilitar a comunicação.

Palavras ou expressões como “para” ou “não” são fáceis de escaparem durante alguma sessão e muitas vezes são formas de se praticar alguma "play" como resistance play, controle de orgasmo e overstimulation onde essas expressões não significam parar de fato e por isso não devem ser utilizadas.

A safeword mais conhecida é o sistema de cores correspondente ao semáforo:
Vermelho: Parar imediatamente tudo que está sendo feito
Amarelo: Reduzir e/ou prestar atenção no que está sendo feito
Verde: Continuar e/ou aumentar ainda mais onque está sendo feito

O motivo de existirem “safewords” não significa que algo vai dar errado mas indica que existe responsabilidade reconhecida tanto do Bottom quanto do Top, e que ambas partes possuem noção e atenção para possíveis sinais de que algo não está certo como falta de ar, dor muscular, câimbra, entre outros.

Certas práticas físicas e/ou psicológicas mais intensas podem consumir tanto de quem pratica que é possível chegar ao subspace ou domspace em que o indivíduo perde a sensibilidade à dor e de certo modo, a consciência, devido à produção excessiva de endorfinas, e isso acaba gerando um bloqueio para o reconhecimento do que está acontecendo e isso impede que a Safeword seja usada. Por isso é necessário a atenção de ambas partes para que eventuais danos não sejam cometidos.

Além do mais, existem práticas onde se não é possível falar, como o uso de mordaças, máscaras e demais ações que privem a fala, e nesse momento a Safeword é substituída por um sinal de segurança ou Gesture Security.

O gesture security é basicamente qualquer movimento previamente combinado, como o sinal de paz (✌🏻) ou o movimento de "tchau" (👋🏻) que sinalize o parar, diminuir ou continuar que é usado também na safeword.

A Safeword e o Gesture Security, existem para firmar o sentimento de segurança e consensualidade, mas de nada serve a existência deles se ambas partes não forem respeitosas com os limites expostos anteriormente.

Não respeitar a safeword e/ou o gesto de segurança é sinônimo de desrespeito e quebra da consensualidade, deixando de ser assim BDSM e passa a ser abuso/violência, ou seja, crime punível por lei.

Espero ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas que você possa ter.
E gostaria de ressaltar novamente que o texto não é e nem tem a intenção de ser propagador de regras. Qualquer desconforto, fale comigo através das minhas redes sociais linkadas.

Bons tapas e até a próxima.

Instagram
FetLife

--

--