Vídeos Análises

Yumi Kitaka
3 min readNov 7, 2016

--

As famosas “resenhas” ou críticas para alguma coisa, seja ela um filme, uma música, um álbum ou uma ilustração; sempre foram presentes na sociedade. Aqueles que eram considerados “de cultura” e/ou estudiosos, eram os que estavam capacitados à fazer uma crítica em cima de algo novo.

Estas críticas determinavam se o objeto/peça/música/comida entre outros em questão, iriam fazer sucesso ou não. Uma crítica negativa vinda de alguém influente com muitos seguidores, poderia fazer um negócio de tradição decair como principiantes.

Mas é claro, que como todo costume da sociedade, o mesmo está em constante mudança; e cada vez menos as críticas dos jornais fazem efeito perante a população.

Os vídeos análises são hoje as críticas dos jornais de antigamente. Eles podem ser compostos de diferentes maneiras, como um unboxing de um produto, seja ele um celular ou um console, onde o apresentador do canal abre o objeto pela primeira vez, e faz análises em cima do mesmo, assim como testes de resistência entre outros. Estes vídeos são extremamente comuns, e sua porcentagem de visualização e público está em constante crescimento. Muitos usuários, antes de comprar um aparelho, acessam estes canais para que possam ver os prós e os contras da compra em cima do mesmo, e qual as vantagens e desvantagens em comparação a outro. Ou seja, se o objeto mostrar uma performance perante os testes do apresentador do canal negativo, suas vendas diminuíram gradativamente juntamente com seu sucesso ainda entre aqueles que já obtém o objeto.

Existem muitos canais de Unboxing no YouTube, Unbox Therapy e MKBHD, especificados e comentados no link abaixo.

Esta tendência de vídeos que fazem análises ou mostram produtos como eles são para outros usuários também é muito utilizado na parte de games.

Os vídeos de gameplay “são vídeos onde o YouTuber ou Streamer grava seu jogo, e o espectador assiste o gameplay. É uma ótima opção para quem não tem paciência de jogar algum jogo, mas ainda assim quer saber a história e conhecer o jogo. Mas eu não diria que funciona para todos os jogos, e principalmente para todos os públicos.” (Texto retirado da publicação do link abaixo)

Estes vídeos, não apenas servem para aqueles que não tem paciência para jogar um jogo completo, mas para ajudar a um futuro comprador a fazer decisões sobre qual jogo adquirir.

Com a infinidade de jogos novos sendo lançados anualmente, fica difícil adquirir-se todos; portanto é necessário fazer uma escolha entre os pretendentes. Existem muitos gamers que optam por esperar o lançamento destes jogos, e acessar canais do YouTube que mostram uma stream do apresentador do canal jogando e fazendo comentários. Isso dá uma noção melhor do que se trata o jogo, e se o mesmo valerá a pena ser comprado.

Fugindo ainda um pouco dos vídeos de YouTube, existem ainda sites e blogs que tratam somente e especificamente de stream de jogos. O público de acesso é muito alto.

Existem ainda muitos motivos para os quais estes vídeos de análises fazem sucesso. Muito além dos citados acima, como compra, ou decisões. As vezes estes mesmos vídeos são acessados por seus internautas apenas por entretenimento. As reações dos apresentadores perante as situações dos jogos ou dos unboxings são sempre exageradas (propositalmente) o que entretém muitos usuários.

Os vídeos análises são uma tendência de comportamento dentro da tecnologia muito clara. Se expandem desde os unboxings aqui citados, até mesmo degustação de comidas exóticas, cervejas, hotelaria, sites, entre muitos outros assuntos.

Estes vídeos, onde mostram as reações dos usuários tentando algo pela primeira vez (seja um celular, um jogo, ou uma comida) fazem com que o usuário que assiste, (e que ainda não tentou tal produto sendo provado no vídeo), tenha uma ideia de qual poderia ser sua reação, e se ele está disposto a tentar tal coisa ou não.

Os vídeos análises servem como uma demo não-oficial, feita por pessoas comuns (o que dá mais conforto e passa mais confiança ao usuário) de um produto qualquer.

--

--