Os 15 melhores Picture Styles (ou Estilos de Imagem) para Canon

Baixei, comprei, testei e comparei os principais Picture Styles para Canon tipos e aqui vou escrever minhas conclusões sobre cada um.

Esse não é um guia para você descobrir “melhor Picture Style de todos os tempos”, se fosse colocaria esse click bait no título. Como a maior parte das coisas em filmagem e fotografia a resposta é depende. Depende de estilo, de gosto e até mesmo de preferência de workflow; esse artigo analiso cada um dos principais usados e classifico os tipos de Estilos de Imagem (também chamados de Picture Style, ou PS, ou Picture Profile, ou Perfil de Imagem, ele tem vários nomes por aí).

Um pequeno esclarecimento aqui, cada câmera da Canon, assim como a lente, também têm suas próprias características de cor e alcance dinâmico. Talvez o resultado que você chegue não seja igual ao meu pela diferença da combinação de corpo e lente, mas serão pelo menos parecidos por estar em um mesmo sistema. O objetivo aqui é comparar os estilos entre si e não entre câmeras.

Tipos de Picture Style

Acredito que que os estilos variam entre dois pontos: Tratados e Flat. A escolha varia de acordo com o objetivo do operador, se prefere algo já quase pronto ou se pretende dedicar mais tempo na coloração depois. Eu mesmo fiz as classificações de acordo com o que observei.

  • Tratados: estilos que saem prontos da câmera, com um color grade, geralmente um aspecto de cinema orange and teal ou emulação de algum filme. Podem ser ainda mais tratados depois, mas terá uma forte influência do estilo original. Entram nesse tipo o Cineplus Cinema, Cineplus CineBooster, Ive Lotus FilmPS, VisionColor CineLook, Cine VisionPlus, VisionColor e VisionColor VisionTech.
  • Flat aqui estão a maioria dos estilos, e parece ser a opção favorita dos filmmakers — esses estilos entregam uma imagem um pouco mais lavada, que não é recomendado que seja usada como final. Você tem um pouco de mais trabalho na pós, o que você ganha com isso é um maior alcance dinâmico e mais possibilidades de tratamento. Há vários níveis de “flat”, alguns podem estar quase no nível dos tratados podendo até serem entregues sem tratamento e outros tão flat que começam a gerar problemas de banding. São os estilos Prolost Flat, Cineplus Lightform, Flaat 10, Marvels Cine, Canon Video Camera X, Flaat 11, Technicolor CineStyle e C-Log.

Por experiência pessoal, geralmente o profissional faz a escolha da categoria e depois um PS específico. Como a Canon deixa salvar até três estilos é normal salvar um tratado, um flat e um super flat, e aí está coberto a maior parte das situações.

Configurações do Picture Style

Todo estilo de imagem tem um perfil base que é um dos padrões da Canon — Standard, Retrato, Paisagem, Neutro ou Fiel:

  • Standard: muita gente prefere essa colorimetria e a chama de “cores Canon”. No geral as cores nesse perfil são bem naturais exceto pela pele que fica um pouco mais vermelha e os vermelhos são um pouco mais saturados e profundos.
  • Retrato: peles têm um pigmento mais magenta, quase rosado.
  • Neutro: não há cores que se destacam nesse perfil, ótimo para cores precisas.
  • Fiel: muito parecido com o neutro mas um tom mais rosa em toda imagem.

E além disso configurações que você mesmo pode alterar à gosto na câmera mesmo depois que o estilo estiver instalado — Nitidez, Contraste, Saturação e Tonalidade de Cor:

  • Nitidez: define digitalmente melhor as linhas de diferença de cores deixando a sensação de imagem mais nítida. Pode deixar um aspecto digital quase elétrico que é vinculado a imagens de baixa qualidade se usado demais.
  • Contraste: deixa as partes escuras mais escuras e os destaques mais claros, mas perde alcance dinâmico, podendo cortar brancos e escuros.
  • Saturação: aumenta o nível das cores como um todo. Em níveis maiores pode cortar informações de cor, assim como o contraste.
  • Tonalidade de Cor: também conhecido como matiz, ela muda as cores em torno da roda de cores. Em muitos lugares você pode encontrar que muda somente as cores da pele, mas se você testar verá que isso não é verdade.

Cada estilo de imagem tem suas configurações recomendadas, e a partir dessa recomendação pode-se ter uma ideia do tipo de estilo que é. Por exemplo, se um estilo tiver uma nitidez alta já podemos assumir que é feito para uma entrega final da imagem sem graduação; perfis flat geralmente têm um nível de contraste e saturação bem baixos.

Depois de testar com o perfil na sua configuração original é interessante mudar um pouco para atender sua necessidade. Por exemplo, se você acha um perfil muito magenta, você pode aumentar a Tonalidade da Cor para deixá-lo mais verde (inverso do magenta).

Na lista dos Picture Styles vou usar as abreviações N (Sharpness ou Nitidez), C (Contrast ou Contraste), S (Saturation ou Saturação) e TC (Color Tone ou Tonalidade de Cor), sempre nessa ordem. Importante: essas configurações sozinhas não fazem o estilo, você ainda tem que baixar e instalar o arquivo na sua câmera pelo EOS Utility, as configurações são somente as recomendações de cada Picture Style. O processo de instalação pode ser encontrado em uma pancada de sites e vídeos na internet.


Lista e Descrição dos Picture Styles

Essa é uma tabela dos estilos e a marcação com as características afirmadas pelo desenvolvedor de cada estilo.

Um resumão da lista de Picture Styles

Agora vamos falar de cada um individualmente:

EOSHD C-Log

EOSHD C-Log — Tom de pele / Foto Teste / Vectorscope de ColorChecker / Waveform da Foto de Teste

Uma simulação do formato log das câmeras mais avançadas da Canon feito pela EOSHD. Trás o mesmo alcance dinâmico do CineStyle, com a vantagem de não perder tanto detalhe ou gerar tanto ruído, mas ainda assim você pode perceber detalhes perdidos principalmente nos verdes.

Ótima opção se for usar sua DSLR para cortar com as câmeras da série C da Canon, tem uma grande semelhança com o original.

  • Preço: 19,99 dólares com 9 outros estilos de imagem
  • Perfil Base: Neutro
  • Configurações: N0, C-4, S-4, TC2

Technicolor Cinestyle

Technicolor Cinestyle — Tom de pele / Foto Teste / Vectorscope de ColorChecker / Waveform da Foto de Teste

Causou bastante discussão entre os profissionais quando foi lançado e acredito que foi o primeiro Picture Syle “famoso”, parte por que foi lançado pela incontestável Technicolor. Ele foi feito para aumentar o alcance dinâmico e a Technicolor afirma que pode ser usado para cortar com câmeras como Red, Arri, Alexa e filme 35mm.

Depois que muita gente começou a usar, começaram a ver vários problemas como um aumento desnecessário de ruído, dificuldade em fazer a correção de cor, mas o principal é a falta de precisão para cores da pele. Muitos dos perfis flat criados posteriormente são focados justamente nas deficiências do CineStyle.

  • Preço: Grátis (link direto)
  • Perfil Base: Neutro
  • Configurações: N0, C-4, S-0, TC0

Cineplus Cinema

Cineplus Cinema— Tom de pele / Foto Teste / Vectorscope de ColorChecker / Waveform da Foto de Teste

O fabricante afirma que possui uma colorimetria de filme, protege os destaques e não necessita de color grading. Acredito que a característica que mais chama atenção para esse estilo é que ele preserva a cor da pele correta mesmo se você errar um pouco na temperatura do branco.

Podemos perceber no vectorscope a tendência para o teal nos azuis magentas e verdes e ainda mantém um bom alcance dinâmico apesar de ser um perfil já tratado.

  • Preço: 7,99 dólares, ou todos da Cineplus por 19 dólares
  • Perfil Base: Neutro
  • Configurações: N3, C-2, S-3, TC0

Cineplus Lighform

Cineplus Lightform — Tom de pele / Foto Teste / Vectorscope de ColorChecker / Waveform da Foto de Teste

Opção flat, tem um maior alcance dinâmico e tem a mesma característica de manter a cor da pele correta do Cineplus Cinema. Há também a opção Lightform C, que também é flat e tem as cores do Cineplus Cinema.

  • Preço: 7,99 dólares, ou todos da Cineplus por 19 dólares
  • Perfil Base: Neutro
  • Configurações: N3, C-4, S-1, TC1

Cineplus Cinebooster

Cineplus Cinebooster— Tom de pele / Foto Teste / Vectorscope de ColorChecker / Waveform da Foto de Teste

Emula as características do famoso filme Kodak Portra, já graduado e com aspecto orange and teal.

Uma alternativa da própria Cineplus para um estilo também tratado.

  • Preço: 7,99 dólares, ou todos da Cineplus por 19 dólares
  • Perfil Base: Neutro
  • Configurações: N3, C-1, S-1, TC0

Flaat 10

Flaat 10— Tom de pele / Foto Teste / Vectorscope de ColorChecker / Waveform da Foto de Teste

Foi criado para ter o maior alcance dinâmico sem sacrificar a cor ou ruído. Afirma tanto alcance dinâmico quanto o Technicolor CineStyle, mas com uma boa cor de pele.

Uma característica desse perfil é que ele te dá muito alcance dinâmico sendo flat na luminância, mas a crominância não chega a ser tão flat, representando as cores sem perdas. Esse perfil corta mais os claros que os outros perfis flat mas ele te dá mais informações nos escuros, então se deve expor um pouco mais para baixo.

  • Preço: Grátis (link direto)
  • Perfil Base: Retrato
  • Configurações: N0, C-4, S-2, TC1

Flaat 11

Flaat 11 — Tom de pele / Foto Teste / Vectorscope de ColorChecker / Waveform da Foto de Teste

Tem as mesmas características do Flaat 10, mas mais flat ainda, conseguindo mais um ponto de alcance dinâmico na parte escura. O uso desse estilo é recomendado somente se o Flaat 10 não der conta do alcance dinâmico, já que pode gerar banding e ruído com mais facilidade.

  • Preço: Grátis (link direto)
  • Perfil Base: Retrato
  • Configurações: N0, C-4, S-2, TC1
Comparativo Flaat 10 e Flaat 11

Ive Lotus FilmPS

Ive Lotus FilmPS — Tom de pele / Foto Teste / Vectorscope de ColorChecker / Waveform da Foto de Teste

O foco principal desse estilo é um tom de pele com mais destacado e de cor uniforme, e eles fazem questão de repetir isso várias vezes em seu site. Além disso ele tem algum estilo de filme.

  • Preço: 8 dólares
  • Perfil Base: Neutro
  • Configurações: N2, C-4, S-1, TC0

Marvels Cine

Marvels Cine — Tom de pele / Foto Teste / Vectorscope de ColorChecker / Waveform da Foto de Teste

Um estilo flat que também tem foco na cor da pele na parte média da exposição e tem um pouco mais de saturação que os outros estilos flat.

Esse estilo é bem famoso e passou por várias alterações em suas diferentes versões, tenha certeza de baixar a última no site oficial (que na data que escrevi esse artigo é a 3.4).

  • Preço: Grátis (link direto)
  • Perfil Base: Neutro
  • Configurações: N0, C-3, S-2, TC0

VisionColor

https://vision-color.com/

VisionColor — Tom de pele / Foto Teste / Vectorscope de ColorChecker / Waveform da Foto de Teste

Estilo preferido de muita gente por tem uma ótima ciência de cor, bons tons de pele e também pela possibilidade de combinação perfeita com os LUTs de simulação de filme da própria VisionColor — os bem conhecidos ImpulZ e Osiris.

Ele simula o comportamento de filme com um gamma personalizado e foi criado com as cores do filme Kodak Vision 3 5213 como referência. Apesar de não ser um estilo totalmente flat, tem um bom alcance dinâmico.

  • Preço: 8,50 Euros, junto com o VisionTech
  • Perfil Base: Standard
  • Configurações: N1, C-4, S-2, TC-1

VisionColor VisionTech

https://vision-color.com/

VisionColor VisionTech — Tom de pele / Foto Teste / VectorScope de ColorChecker / Waveform da Foto de Teste

Tem a mesma colorimetria do VisionColor, mas com uma curva de gamma um pouco mais levantada, com o corte dos pretos em 4% ao invés dos 0% do VisionColor. Aqui é questão de gosto e experimentação para saber qual o melhor para você.

  • Preço: 8,50 Euros, junto com o VisionColor
  • Perfil Base: Standard
  • Configurações: N1, C-4, S-2, TC0
Comparativo do Vision Color e VisionTech

VisionColor CineLook

https://www.vision-color.com/

Já estilizado baseado em filmes modernos para uma “imagem cinemática”. Não requer color grading.

  • Preço: 8,50 Euros
  • Perfil Base: Fiel
  • Configurações: N1, C-2, S-1, TC1

Prolost Flat

Prolost Flat — Tom de pele / Foto Teste / Vectorscope de ColorChecker / Waveform da Foto de Teste

Um ótimo estilo para quem já gosta da colorimetria da Canon, mas preza por uma imagem que não seja tão contrastada. Na verdade você não irá encontrar nenhum arquivo para baixar porque é uma configuração de um perfil já existente: basta você colocar o perfil em Neutro, Nitidez em zero, Contraste em -4, Saturação em -2 e Tonalidade de Cor em 0 e é isso.

Uma de suas grandes vantagens é justamente a facilidade de “instalação”, como pode ser configurado com rapidez em qualquer Canon simplifica o processo de configurar todas as câmeras em uma produção.

  • Preço: Grátis
  • Perfil Base: Neutro
  • Configurações: S0, C-4, S-2, CT0

Canon Video Camera X

Canon Video Camera X — Tom de pele / Foto Teste / VectorScope de ColorChecker / Waveform da Foto de Teste

Estilo criado pela própria Canon a partir de feedback de profissionais de vídeo baseado no perfil Neutro e similar ao perfil das câmeras da série X da Canon.

Tem uma saturação e contraste um pouco mais baixo para correção na pós.

  • Preço: Grátis (link direto)
  • Perfil Base: Neutro
  • Configurações: N2, C0, S0, TC0

Canon Video Camera X Flat

Canon Video Camera X Flat — Tom de pele / Foto Teste / VectorScope de ColorChecker / Waveform da Foto de Teste

Uma variação do Canon Video Camera X com as configurações manuais do Prolost Flat. Com esse ajuste o perfil ganha mais alcance dinâmico e muita possibilidade de ajustes na pós, eu diria até que ele deveria vir assim de fábrica.

  • Preço: Grátis (link direto)
  • Perfil Base: Neutro
  • Configurações: N0, C-4, S-2, TC0
Comparativo Canon X e Canon X Flat

Conclusões?

Acredito que a melhor opção é preencher as três slots de Picture Style da Canon com três tipos: Tratado, Flat e SuperFlat. Claro que por preferência ou modo de trabalho você acaba usando um só, mas pelo menos assim você está coberto para a maior parte das situações.

Estilos Tratados

Cineplus Cinema, Cineplus Cinebooster, VisionColor, VisionColor VisionTech e VisionColor CineLook

Nessa categoria, o mais importante na hora da escolha é a sua preferência pelas cores que o estilo entrega. Gosto muito das cores do Cineplus Cinema; já o Cinebooster e o CineLook acho tratados demais, são para uso bem específico; o VisionColor tem boas cores e ainda um bom alcance dinâmico e o VisionTech é uma variação com os pretos levantados.

Estilos Flat

Ive Lotys FilmPS, Marvels Cine, Prolost Flat e Canon Video Camera X

Aqui o critério que considerei é um pouco subjetivo — são perfis que quase dão para serem usados em vídeo final, exceto por algum pequeno ajuste, na maioria das vezes um pouco de contraste e saturação resolve. Por serem mais neutros dão mais possibilidades na pós, mas sem sacrificar muito tempo.

SuperFlat

EOSHD C-Log, Technicolor Cinestyle, Canon Video Camera X Flat, Cineplus LightForm, Flaat 10 e Flaat11

Já esses são perfis que exigem uma correção de cor um pouco mais avançada, as cores geralmente saem sem saturação e sem contraste. Eles dão muito mais possibilidade de manipulação das cores e mais alcance dinâmico.

Meu Trio

Mas depois de realmente testar e comparar eu escolho três para colocar na memória da minha Canon: Cineplus Cinema, Prolost Flat e Flaat 10. Esses são minha escolha por questões de preferência, agora que você conhece todos esses estilos o melhor a fazer é testar no mundo real e descobrir a sua preferência pela beleza que cada um entrega, e não por gráficos e escopos.


Bônus A: Uma palavrinha sobre ruído

É normal você ver que certo Estilo de Imagem tem mais ou menos ruído. O que acontece é a soma de alguns fatores: câmera, ISO nativo e local do ruído.

Claro que uma T5i vai ter mais ruído aparente que uma 5D M4, a sua câmera influencia muito na quantidade de ruído que apresenta para cada estilo, mas deixando isso de lado, é uma recomendação padrão usar o famoso múltiplos de ISO nativo da sua câmera, que nas Canons normalmente são múltiplos de 160 (160, 320, 640, 800, 1250, 1600 e 3200). Há vários testes na internet e dependendo da câmera isso pode variar um pouco, veja o que é melhor na sua câmera.

Outra coisa que acontece é que o ruído é muito mais aparente na parte mais escura da imagem, isso é um dos motivos de alguns estilos terem os escuros mais levantados, para fugir desse ruído. Então outra dica é sempre expor para direita do histograma, uma técnica já bastante conhecida por ETTR (expose to the right).

Bônus B: Uma palavrinha sobre 8 bits

Todas as DSLR da Canon hoje filmam internamente em 8 bits. Isso significa que cada cor tem somente 256 níveis. O resultado disso é que se manipulado demais a imagem pode “ceder” — gerando banding, deixando o ruído mais aparente e perdendo de detalhes finos. Por isso muitas pessoas são contra perfis flat, com razão, já que se você vai aplicar o mesmo contraste em todas imagens depois de filmar sem contraste, no final você só vai estar perdendo a qualidade da imagem esticando as cores.

Então podemos esticar as cores somente até um certo ponto antes da imagem começar a quebrar, perder detalhe e aparecer mais ruído. Tenha isso em mente ao escolher um perfil muito flat sem necessidade real de ter um alto alcance dinâmico. Esses perfis flat, como C-log, são simulações de perfis de cores de câmeras que filmam em 10 bits ou 12 bits, que nunca terá o mesmo resultado final quando aplicado em DSLR de 8 bits.

Obrigado pela leitura! Se curtiu esse artigo, clique quantas vezes quiser naquele botão de palmas abaixo 👏 Significa muito para mim e ajuda outras pessoas a também encontrarem essa história.