Redução de danos contra a cocaína do Facebook — Fórmula #1
Curiosamente, esse insight surgiu exatamente após uma conversa via ~facebook messenger~ com uma pessoa com quem eu não falava há algum tempo. O assunto era totalmente diferente do tratado aqui mas acabou por proporcionar, ainda que torta, a reflexão a seguir.
O Zuck altera o algoritmo dele a bel-prazer, quem toca as tais redes é dependente do Zuck tal qual o povo da cracolândia. Depender de crack já deve ser foda, depender do Zuck então…
Só que tem um problema com o povo.
O povo anda muito ocupado, o povo não tá nem aí pra estratégias, táticas e demais auês. O povo quer simples, reto. O povo quer fórmulas. Pois bem, fórmulas ao povo!
Recupere o que você perdeu.
O Zuck deve ter zuado o barraco das suas ~page-fans~. Se você tem, hipoteticamente 100K seguidores é provável que cada post seu esteja alcançando cerca de 5% de sua rede, ou 5 mil almas do Zuck.
Zuck de certa forma vende almas. Para você ter no seu coretinho o mesmo número de almas que tinha antes do Papai-Zuck mexer nas regras do universozinho dele você vai ter que comprar almas do Zuck.
Sim meu caro, compre almas do Zuck para resgatar a sua audiência “orgânica” e garanta o alcance enquanto você, estrategista digital maroto, bola uma estratégia para depender cada vez menos da rede do Zuck.
No nosso exemplo vamos imaginar que antes do último apocalipse do Zuck cada post no seu coretinho lá alcançava orgânicamente 20% da audiência, ou 20 mil almas em poder do Zuck.
Se o Zuck hoje, benevolente bagarai, te entregar a cada post as tais 5 mil almas penadas, você vai precisar comprar dele as 15 mil que faltam pra completar a sua conta de audiência orgânica no mundo do Facebook pré-apocalíptico.
Se o Zuck cobrar em dinheiro de hoje 5 centavos de real, já sabe que vai ter que gastar com o Zuck cerca de QUINHENTAS PRATAS POR POST para garantir a sua audiência original.
No próximo post falarei sobre outras fórmulas mágicas para alvancarmos a estratégia digital do seu negócio, ong ou site no mercado-livre :-)
