Coerência Amada

Significado:
coerência
substantivo feminino
1. qualidade, condição ou estado de coerente.
2. ligação, nexo ou harmonia entre dois fatos ou duas ideias; relação harmônica, conexão.

Veja bem, ser coerente significa, portanto, ser harmônico. Em outras palavras, quando se trata de opinião, ponto de vista, quer dizer ser harmônico entre as palavras proferidas e as atitudes que se tem no dia a dia, na vida corriqueira.

Pessoalmente, coerência é uma das principais qualidades que busco e admiro nas pessoas que escolho, sejam amigos, relacionamento amoroso ou qualquer outro tipo de relação, mesmo que a distância ou para ser representado.
Antes mesmo de eu me preocupar se concordo ou não com a visão e opinião da outra pessoa, eu busco observar o seu grau de coerência.

Se fosse colocar em números, eu diria que a coerência é inversamente proporcional à disparidade entre o que ela fala e o que faz. Quanto mais próximo de zero for essa diferença, mais coerente essa pessoa será, e vice-versa.

Algumas pessoas certamente argumentariam que o mais importante é escolher alguém que concorde conosco, de fato elas não estão erradas com esse argumento, é consideravelmente melhor alguém que tem pontos de vista muito próximos dos nossos, porém, antes disso, a pessoa precisa ser coerente.

Veja só, quanto mais coerente a pessoa for, significa que a diferença entre o que fala e o que de fato produz é reduzida, dessa forma as chances de que ela seja verdadeira nas palavras são significativamente maiores, aumentando assim o grau de confiabilidade.
Já imaginou quão difícil é viver uma vida dupla? Em que a pessoa fala uma coisa pra agradar, mas de fato vai fazer outra diferente e ainda assim ter que cumprir sua promessa pra tentar ser coerente.
Não quer dizer que não existam pessoas assim, mas é tão difícil que via de regra tu pode assumir que coerência é sinônimo de confiabilidade.

Claro que não estamos aqui falando de nenhum Buda ou Dalai Lama, as pessoas mentem (eles mesmos certamente já fizeram isso em algum ponto da vida), é natural e faz parte da evolução como ser humano. Eu mesmo só passei a dar tanto valor a coerência após viver uma experiência muito desagradável pra mim, e desde então venho me esforçando pra ser o mais coerente possível.

Tenho a impressão de que algumas pessoas acreditam que ter coerência é ter uma opinião estagnada, mesmo depois de perceber que não é a melhor escolha, que não funciona, provado por A+B, ainda assim elas se recusam a mudar de opinião. Mas ao contrário, não só é possível mudar de opinião como isso demonstra crescimento, maturidade, dignidade de reconhecermos quando está na hora de caminhar para outros rumos, e então mudar de atitude junto com a opinião, mantendo a harmonia, a tão famosa coerência que atualmente parece que poucas pessoas se importam em mantê-la.

Mas porque eu considero a coerência tão importante?

Mesmo que ela tenha opiniões das quais eu discorde totalmente, as chances de que eu vá me decepcionar com alguma atitude inesperada da parte dela são muito menores, pois eu sei que ela vai fazer o que disse que faria.

Como eu disse acima, evidentemente que o perfeito seria encontrar uma pessoa que tem opiniões próximas às nossas e que também seja coerente. Em nossos relacionamentos podemos escolher isso, e se não encontrarmos ambas as coisas, podemos escolher não ter ninguém. No entanto em algumas situações isso não é possível, como por exemplo na política. Acontece que nesse caso, invariavelmente uma pessoa vai assumir o papel para nos representar, e na falta de uma que possua essas duas qualidades, eu acredito ser melhor escolher uma pessoa coerente.

Uma pessoa coerente mantém um certo grau de confiabilidade, sendo assim, é menos provável que ela venha a dizer uma coisa e fazer outra completamente diferente. Mesmo que essa pessoa decida por fazer algo contrário ao meu desejo, eu sei que ela o fará, por um lado isso pode parece ruim, claro, no entanto eu também sei que se essa pessoa mudar de opinião, ela também realizará em atitudes essa mudança. Uma pessoa coerente tem possibilidades de mudar de opinião, ela geralmente é mais aberta a uma discussão saudável. Ela também é uma pessoa mais previsível (já que faz o que diz), as surpresas são menores, tu tem tempo de argumentar e demonstrar o teu posicionamento.

Já uma pessoa que se mostra incoerente, possui um grau de confiabilidade muito baixo. Pode parecer que ela tem as mesmas opiniões e ponto de vista que eu, fantástico (supostamente), mas pelo baixo grau de confiabilidade, isso pode ser apenas palavras jogadas ao vento para agradar os ouvidos alheios. Tornando-se assim uma pessoa extremamente imprevisível e que nunca será possível saber o que esperar dela. Parece-me que as atitudes são baseadas na satisfação dos próprios desejos.
Uma pessoa incoerente NUNCA terá a mesma opinião que eu ou você, tudo não passará de mera aparência, um ilusionismo, para você acreditar em uma coisa enquanto a mágica que acontece por trás é outra.

Como eu já vim citando, não pense que coerência é tudo que tem que ter e basta, ao contrário, ela é o MÍNIMO que tem que ter.
Por fim, só quero lembrar, quando fores escolher alguém ao qual você não possa esperar pela pessoa certa, comece por garantir pelo menos a coerência, o restante é importante, com certeza, mas entenda que sem coerência, não existe restante.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.