Poyais: O primeiro grande esquema de corrupção das Américas

José Augusto Miranda
4 min readDec 20, 2017

--

Não bem cumpria uma década de vida independente, a América Latina foi cenário de um fantástico esquema de corrupção que enganou milhares de pessoas, investidores e burocratas, deixando um rastro de falência, vergonha e morte.

No período das independências dos países da região, entre 1810 e 1825, um aventureiro escocês chamado Gregor McGregor retornava das guerras de independência na Venezuela onde havia lutado ao lado de Simón Bolívar. Casado com a sobrinha do Libertador, McGregor desembarcava na Inglaterra em 1820 divulgando um grande empréstimo de £200,000 para obras públicas no Reino de Poyais, na atual região de Honduras na América Central.

Mcgregor alugou um escritório em Londres para instalar a primeira embaixada de Poyais e angariar apoio para construir um novo destino ao país recém liberto. Realizou galantes jantares e bailes na agitada vida social londrina. Conhecido como “Cacique de Poyais”, Mcgregor não escondia suas credenciais de enviado extraordinário do então rei George Frederic Augustus, e seu projeto em levantar o empréstimo de £200,000, além de vender terras para colonos interessados em explorar o novo país meso-americano.

As vendas de terrenos foram um grande êxito. Colonos da empobrecida Normandia e das highlands escocesas venderam todas as suas posses para adquirirem prometedoras terras de cultivos tropicais de açúcar, tabaco e índigo, além das fartas reservas de madeiras-de-lei. McGregor publicou as vantagens de Poyais repetidamente no The Times, onde também anunciaria o pagamento dos premiums do empréstimo lançado futuramente. Para começarem a investir em suas terras, libras e francos não seriam úteis. Assim, grande parte dos colonos trocou suas economias por dólares de Poyais (imagem) emitidas pelo Banco de Poyais.

Um Dollar de Poyais — 1821[1]

No movimento mais ousado, McGregor lançou o empréstimo em 1821 na Bolsa de Valores de Londres, alcançado êxito nos primeiros meses do ano. O grande sonho do novo mundo para os investidores do grande empréstimo e para os colonos viria a se tornar seu maior pesadelo.

Em 1822, uma embarcação de colonos escoceses chegava na costa de Honduras para tomar posse dos terrenos e começar a construção do novo país. Não encontraram o rei, nem o Banco, nem a capital. Muitos colonos morreram durante a estadia de meses na abandonada costa hondurenha, resgatados por uma guarnição britânica estacionada em Belize. Quando as notícias da fracassada empreitada chegaram a Londres, os ânimos azedaram. Os preços dos bonds de Poyais despencaram de 80£ para 2£. Mcgregor não foi encontrado, tendo fugido para a segurança de sua estancia na Venezuela, onde dificilmente seria capturado por uma horda de investidores e colonos furiosos e falidos.[2]

Sir Gregor McGregor c.a 1820 [3]

O grande esquema de Poyais teve reflexos sérios na política financeira dos recém independentes latino-americanos. O desconhecimento total dos investidores sobre o que se passava do outro lado do atlântico se converteu de um otimismo cego para um pessimismo visível. Os títulos dos países verdadeiros (!) tiveram uma queda média de 12% entre 1822 e 1823, azedando ainda mais os ânimos dos investidores quanto a papéis latino-americanos[4].

Este episódio deixa lições sobre a importância da observância da assimetria de informações (seleção adversa e risco moral) em um mundo pré-agências de risco, e onde os Bancos importantes ainda não exerciam essa função de forma contundente, como na segunda metade do século 19. Ademais, a corrupção e suas consequências econômicas são visíveis na história latino-americana desde seu surgimento, em especial quando figuradas em investimentos de portifólio nos mercados internacionais. Desconsiderando o período colonial, a região desde sua independência é um laboratório de infinitas possibilidades para esquemas fraudulentos de consequências materiais mensuráveis. À luz dos atuais escândalos da região, o que se tem aprendido sobre o passado das espúrias maquinações envolvendo os países da região?

[1] https://en.wikipedia.org/wiki/Gregor_MacGregor#/media/File:Bank_of_Poyais-1_Hard_Dollar_(1820s)_SCAM.jpg

[2] David Sinclair, Sir Gregor MacGregor and the Land That Never Was: The Extraordinary Story of the Most Audacious Fraud in History (London: Review, 2003).

[3] https://en.wikipedia.org/wiki/Gregor_MacGregor#/media/File:General_Gregor_MacGregor_retouched.jpg

[4] Carlos Marichal, A Century of Debt Crises in Latin America: From Independence to the Great Depression, 1820–1930 (Princeton: Princeton University Press, 1989).

--

--