Audição pública acontece nesta quinta-feira (30), no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande)

Image for post
Image for post
O compositor Joãozinho Ribeiro. Foto: Paulo Caruá

Na próxima quinta-feira (30), às 18h, o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande) será palco do lançamento do EP “Frevo desaforado”, de Joãozinho Ribeiro. O artista, que em 2019 completou 40 anos de carreira musical, devidamente comemorados com uma turnê nacional, apresenta, neste trabalho, duas composições inéditas e três faixas bônus.

O lançamento do EP acontece em momento bastante oportuno, diante da proximidade do carnaval e do atual momento político que o Brasil atravessa. A obra de Joãozinho Ribeiro é permeada por crítica e denúncia social. “Este fenômeno que acontece agora, por exemplo nas escolas de samba cariocas, não é novidade. O carnaval sempre foi também um momento e um espaço de artistas e foliões fazerem as devidas críticas ao que acham que deve ser criticado, os compositores em suas músicas, os foliões em suas fantasias”, comentou Joãozinho. …


Idealizado por Ricarte Almeida Santos, projeto encerrou quarta temporada coroando êxito com premiação dupla

Image for post
Image for post
O produtor Ricarte Almeida Santos apresentando uma das edições do projeto. Foto: Zeqroz Neto

A temporada 2019 de RicoChoro ComVida na Praça foi de grandes êxitos. Da primeira edição, em que recebeu como convidado o mestre Solano, o rei da guitarrada paraense, à última, quando subiu ao palco o cavaquinhista baiano Messias Britto, um dos nomes de destaque no instrumento no Brasil, hoje, o projeto seguiu firme em seu propósito de ocupar logradouros públicos estimulando o diálogo entre o Choro e as mais diversas linguagens musicais brasileiras.

2019 foi também o ano em que o projeto incorporou a seu cardápio a poesia e inaugurou as homenagens: o primeiro a recebê-la foi o compositor Joãozinho Ribeiro, que completou este ano 40 anos de carreira musical, tendo comparecido ao repertório de todos os grupos que subiram ao palco de RicoChoro ComVida na Praça este ano. …


Image for post
Image for post
O produtor Ricarte Almeida Santos (com Marquinhos Carcará, Messias Britto, Wendell de la Salles e Luiz Jr. Maranhão) na mais recente edição do projeto, que encerrou a temporada 2019, na Praça Gonçalves Dias. Foto: Rivânio Almeida Santos

O produtor Ricarte Almeida Santos recebeu, semana passada, o troféu Papete, na I Festa da Música no Maranhão. A premiação reconheceu os relevantes serviços prestados pelo projeto RicoChoro ComVida na Praça, que, com patrocínio de TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão, vêm, há quatro anos, ocupando praças públicas da capital, promovendo o encontro entre o Choro, diversas vertentes da música popular brasileira e da cultura popular do Maranhão, além da poesia.

RicoChoro ComVida na Praça agora é finalista também do prêmio The Best, promovido pelo colunista social Nedilson Machado. …


Image for post
Image for post
O cavaquinhista Messias Britto, convidado da última edição de RicoChoro ComVida na Praça em 2019, ladeado pelo Trio Crivador. Foto: Zeqroz Neto

“Quem perdeu, perdeu. A gente volta no segundo semestre do ano que vem”. A despedida do produtor Ricarte Almeida Santos não procurava ironizar os que porventura faltaram à última edição (ou deixaram-na antes da hora) — ou à temporada — de RicoChoro ComVida na Praça em 2019. Ele estava em estado de êxtase, com o resultado da noite de encerramento do projeto no ano. E da temporada, como um todo.

A despeito do barulho provocado por um evento gospel paralelo que ocorria na Praça Maria Aragão, vizinha à Gonçalves Dias palco do sarau de música e poesia, nem o contratempo diminuiu-lhe o brilho — numa pauta fechada com quase seis meses de antecedência. …


Destaque do instrumento, o baiano Messias Britto é o convidado da última edição de RicoChoro ComVida na Praça em 2019

Messias Britto é o convidado da última edição de RicoChoro ComVida na Praça em 2019. Foto: divulgação

Messias Britto é o que se pode chamar de garoto prodígio. Natural de Euclides da Cunha, no sertão baiano, viu um cavaquinho pela primeira vez aos 12 anos e aos 14 já chamava a atenção pela desenvoltura ao instrumento. …


Show acontecerá no Restaurante Malagueta; cantora vem a São Luís ministrar oficina de canto

Image for post
Image for post
A cantora Alice Passos. Foto: divulgação

A cantora Alice Passos aproveita passagem por São Luís — onde vem ministrar uma oficina de canto — para mostrar na prática seu ofício: cantar. No domingo (27), véspera de feriado (dia do servidor público), ela apresenta o show “Pescador da lua”, no Restaurante Malagueta (Rua Graúna, 3, Jardim Renascença II), às 19h. Os ingressos custam R$ 30,00.

A iniciativa é do produtor cultural Ricarte Almeida Santos, através de sua RicoChoro Produções Culturais. Alice Passos será acompanhada por Luiz Jr. …


Penúltima edição de RicoChoro ComVida na Praça terá desfile de talentos: Rosa Ewerton, Vanessa Serra, Trítono Trio, Cláudio Lima e Célia Maria são as atrações da noite deste sábado (19)

Para além de clichês, chavões, lugares comuns e que tais, a penúltima edição de RicoChoro ComVida na Praça é uma verdadeira constelação de talentos. Alguns dos mais reconhecidos artistas em suas áreas se encontram num sarau gratuito e aberto ao público. Logo se verá não se tratar de exagero. …


Pop, Bossa, Jazz e Choro compõem o caldeirão sonoro em noite que terá Áurea Maria, Victor Hugo, Quarteto Buriti, Paulão e Milla Camões

A Praça Carlos de Lima (Lagoa da Jansen) é o próximo palco da temporada 2019 de RicoChoro ComVida na Praça. O sarau, gratuito, acontece sábado (21), às 19h, continuando sua vocação de estimular o diálogo entre diferentes gêneros musicais, além de poesia, num grande encontro de afetos e ocupação de logradouros públicos da capital maranhense. …


Márcio Marinho, Valerinho Xavier e Victor Angeleas abordarão “O Choro, os instrumentos, trajetórias e estratégia artística dos instrumentistas” no Sesc Deodoro

Image for post
Image for post
Márcio Marinho. Foto: Renata Samarco

A chuva que caiu por toda a tarde de sábado (20) em São Luís do Maranhão não esmoreceu o bom público que compareceu à noite à Praça da Fé, em frente à Casa do Maranhão, na Praia Grande. Para as 19h estava agendada a estreia da temporada 2019 de RicoChoro ComVida na Praça, evento já consolidado no calendário musical e cultural da capital maranhense, sempre aguardado com muita ansiedade pelo público fiel, sempre agregando novos espectadores, com sua permanente missão de formação de plateia.

Ricarte Almeida Santos aproveitou mais um episódio desagradável envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, que havia proferido seu ódio e preconceito contra o povo e os governantes nordestinos, exaltando a geografia em que se realiza o projeto. …

About

zema ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra discos, livros e jornais. Pai do José Antonio. http://www.zemaribeiro.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store