Último sarau de RicoChoro ComVida na Praça em 2017 acontece sábado (23)

zema ribeiro
4 min readDec 18, 2017

Diversos instrumentistas da cena local recebem o bandolinista Jorge Cardoso, radicado em Fortaleza/CE; sarau acontece na Praça Nauro Machado

O sábado que antecede o Natal reserva um belo presente aos amantes do Choro e da boa música em São Luís. Dia 23 de dezembro acontece o último sarau de RicoChoro ComVida na Praça em 2017 — esta temporada do projeto terá ainda duas edições em janeiro de 2018. Será na Praça Nauro Machado (Praia Grande), a partir das 19h. O evento terá como atrações o Núcleo de Choro do Maranhão, o DJ Marcão (Vinil Social Clube) e o bandolinista Jorge Cardoso, um dos maiores nomes do instrumento no Brasil na atualidade, vindo direto de Fortaleza/CE. A noite contará ainda com as participações especiais do bandolinista Wendell de la Salles, potiguar radicado no Maranhão, e do Regional Maranhense, grupamento formado exclusivamente para a ocasião, reunindo Paulo Trabulsi (cavaquinho), Francisco Solano (violão sete cordas) e Nonatinho (percussão).

RicoChoro ComVida na Praça é uma realização de Eurica Produções e RicoChoro Produções, com patrocínio de TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão. Idealizado e coordenado por Ricarte Almeida Santos, em sua segunda temporada, vem desde outubro ocupando praças públicas com a promoção do diálogo entre o Choro e a diversidade rítmica da música brasileira e da cultura popular do Maranhão. Outra preocupação do projeto que merece destaque é com a inclusão cultural: todas as edições são acessíveis e contam com audiodescrição e tradução simultânea em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais.

DJ Marcão (Vinil Social Clube). Foto: divulgação

Atrações — O DJ Marcão brinca com a velha guarda de Cuba para batizar seu projeto de pesquisa da diversidade musical brasileira, intitulado Vinil Social Clube. Já tem passagens pelo projeto RicoChoro ComVida na Praça.

O Núcleo de Choro do Maranhão. Foto: divulgação

O Núcleo de Choro do Maranhão é, na prática, uma orquestra dedicada à prática do gênero, formada por estudantes da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem), sob a batuta do professor de percussão Nonatinho, com a colaboração de outros docentes da tradicional instituição. O grupo tem ocupado espaços importantes, contribuindo, com sua prática, para a difusão do Choro na agenda de entretenimento da capital maranhense.

Potiguar radicado no Maranhão há mais de 10 anos, o bandolinista Wendell de la Salles fixou residência por aqui graças a seu outro ofício: doutor em engenharia química, é professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ele fará uma participação especial durante o sarau de sábado (23).

O Regional Maranhense foi formado especialmente para a ocasião e acompanhará o convidado Jorge Cardoso. O grupo reúne três nomes bastante conhecidos na cena Choro do Maranhão: o cavaquinhista Paulo Trabulsi, remanescente da formação original do Regional Tira-Teima, o violonista sete cordas Francisco Solano, que hoje integra com aquele o mais antigo grupamento de Choro em atividade no Maranhão, e Nonatinho, integrante do Instrumental Pixinguinha, professor da Emem, instrumentista à frente do Núcleo de Choro do Maranhão.

O bandolinista Jorge Cardoso. Foto: divulgação

Jorge Cardoso — Arquiteto de formação, Jorge Cardoso é funcionário concursado dos Correios, repetindo aí duas tradições bastante comuns: a formação em arquitetura por que passaram nomes da MPB como os Chicos Maranhão e Buarque (que abandonou o curso) e Fausto Nilo, entre outros, e o expediente nos Correios, muito comum entre chorões desde a invenção do gênero.

Foi aluno de Elismar Pontes, Ugo Orlandi e Marco César, este último, pernambucano que foi convidado de RicoChoro ComVida na Praça ano passado. Jorge Cardoso foi professor de cavaquinho na Escola de Choro Raphael Rabello e possui mestrado em Musicologia pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFCE). Radicado em Fortaleza desde 2012, em 2015 recebeu da Câmara Municipal da capital cearense o título de Cidadão de Fortaleza.

Os saraus de RicoChoro ComVida na Praça são gratuitos e abertos ao público.

Divulgação

Serviço

O quê: RicoChoro ComVida na Praça
Quem: DJ Marcão (Vinil Social Clube), Núcleo de Choro do Maranhão e Jorge Cardoso. Participações especiais: Wendell de la Salles e Regional Maranhense
Quando: dia 23/12 (sábado), às 19h
Onde: Praça Nauro Machado (Praia Grande)
Quanto: grátis
Outras informações: facebook.com/ricochorocomvida

--

--

zema ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra discos, livros e jornais. Pai do José Antonio. http://www.zemaribeiro.com.br