Açailândia e Carolina recebem oficina Trilhas e Tons em março

O músico Nosly ministrando oficina em Rosário. Foto: divulgação

Açailândia e Carolina são os próximos destinos da oficina Trilhas e Tons — Teoria Musical Aplicada à Música Popular, ministrada pelo músico Nosly, com coordenação de Wilson Zara e assistência de Mauro Izzy.

A oficina, que tem patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, já passou, nesta segunda etapa, por Dom Pedro, São Luís, Tuntum, São João dos Patos, Balsas, Coelho Neto, Itapecuru Mirim, Codó e Rosário.

A oficina é oferecida gratuitamente a 30 alunos por município. São 20 horas aula, distribuídas em cinco módulos. “Não é necessário conhecimento prévio de teoria musical. O próprio nome da oficina já indica nossa metodologia: procuramos apresentar a teoria musical por meio da prática já vivenciada pelos inscritos. A receptividade e os resultados têm sido muito satisfatórios por onde passamos”, revela Nosly.

O músico refere-se às nove cidades que já receberam a oficina Trilhas e Tons desde 2015, além das três restantes desta etapa, e à primeira fase do projeto, realizada em 2013, quando 10 municípios foram contemplados.

Inscrições — Em Carolina a oficina Trilhas e Tons acontece entre os próximos dias 7 e 11 de março. As inscrições podem ser feitas com Hélio Ney Noleto, diretor do Museu Histórico de Carolina (Rua Diógenes Gonçalves, 373, Centro), que abrigará a atividade, pelos telefones (98) 99992–3984, (99) 99134–0326 e/ou e-mail museuhistoricocarolina@gmail.com

“A realização do projeto Trilhas e Tons em Carolina contribui para a valorização da música e a consequente motivação para que cada vez mais os jovens encontrem na música uma forma de expressão e inserção social”, declarou Hélio Ney.

Em Açailândia a oficina acontece de 14 a 18 de março e interessados em participar devem se inscrever com a secretária municipal de Cultura Enoy Brito, pelo telefone (99) 98111–7475.

O material didático da oficina tem distribuição gratuita e os cursistas que completarem a carga horária receberão certificados.