Músico Marco César Brito ministra palestra em São Luís

Atividade integra programação do projeto RicoChoro ComVida na Praça, que traz o artista pernambucano à Ilha

O bandolinista pernambucano Marco César Brito. Foto: divulgação

Quando o assunto é Choro, o bandolinista pernambucano Marco César Brito é uma das maiores autoridades no assunto no país. O músico, que já esteve em São Luís por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Choro, volta à Ilha para uma apresentação, na programação do projeto RicoChoro ComVida na Praça, sábado que vem (22), às 18h, na Praça Nauro Machado (Praia Grande), ocasião em que terá as companhias do Regional Tira-Teima e do DJ Marco Antônio (Vinil Social Clube).

O músico pernambucano, responsável pela rearticulação e renovação da cena choro em Pernambuco, ministrará a palestra “O Choro em Pernambuco”, na véspera de sua apresentação no projeto: dia 21 (sexta-feira), às 17h, no auditório do jornal O Imparcial (Rua Assis Chateaubriand, nº. 1, Renascença), com entrada franca, aberta a interessados/as em geral.

A palestra terá mediação de Ricarte Almeida Santos, idealizador e coordenador de RicoChoro ComVida na Praça, projeto patrocinado pela TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão. Na ocasião, o sociólogo e radialista falará também sobre a Chorografia do Maranhão, série de 52 entrevistas com instrumentistas de choro que realizou, com o jornalista Zema Ribeiro e o fotógrafo Rivanio Almeida Santos, ao longo de mais de dois anos, publicadas no jornal O Imparcial, que será lançada em breve em livro, na programação dos saraus, que acontecem até dezembro.

A palestra de Marco César Brito é a mesma que ele ministrou no Rio de Janeiro, por ocasião da inauguração da Casa do Choro, instituição coordenada pelos músicos Luciana Rabello e Maurício Carrilho, outras duas destacadas autoridades em se tratando do brasileiríssimo gênero.

Licenciado em Geografia (UFPE, 1987) e Música (UFPE, 1992), Marco César Brito foi empossado em 2000 na Academia Pernambucana de Música. Líder da Orquestra Retratos, acompanhou na Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo), em 2009 o multiartista Antônio Nóbrega. Como solista já integrou diversas formações, com destaque para a Orquestra Armorial de Câmara, Sexteto Capibaribe, Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco e Conjunto Pernambucano de Choro. Como professor, Marco César Brito é responsável pelas cadeiras de bandolim e cavaquinho do Conservatório Pernambucano de Música.

Serviço

O quê: palestra “O Choro em Pernambuco”
Quem: o bandolinista Marco César Brito, com mediação de Ricarte Almeida Santos
Quando: 21 de outubro (sexta-feira), às 17h
Onde: Auditório do jornal O Imparcial (Rua Assis Chateaubriand, nº. 1, Renascença)
Quanto: grátis
Público: interessados/as em geral
Maiores informações: facebook.com/ricochorocomvida