Zeno José Otto na Gazeta do Povo

Zeno José Otto também foi um dos principais articuladores da fusão entre Colorado e Pinheiros

Zeno José Otto da P.A.Z. Propaganda

Camisa vermelha e azul do Paraná foi desenhada por Zeno José Otto, falecido na última segunda-feira

Um dos fundadores do Paraná, o publicitário Zeno José Otto, 75 anos, faleceu na última segunda-feira, vítima de um câncer na garganta. Um dos principais articuladores da fusão entre Colorado e Pinheiros em 1989, Otto foi o criador da camisa paranista.

“O Zeno foi o primeiro cara a imaginar a fusão. O Paraná nasceu da cabeça dele”, conta Ernani Buchmann, ex-presidente do clube, entre 1996 e 1997, que também participação da fusão.

Buchmann relata que, após uma negociação frustrada entre Pinheiros e Coritiba, foi Otto quem sugeriu ao então conselheiro pinheirense Waldomiro Perini a união com o Colorado, clube do qual chegou a ser vice-presidente. A partir de então, Otto fez o meio-campo entre as diretorias dos dois clubes que deram origem ao Tricolor, fundado em 19 de dezembro de 1989.

“Ele era um brilhante design gráfico, já tinha feito o escudo do Colorado. A camisa meio a meio do Paraná foi ele que fez”, conta Buchmann. “Também foi o Zeno que criou o slogan ‘o clube do ano 2000’, a primeira campanha de marketing do Paraná”, completou.

“O Zeno tinha grandes sacadas, pensava longe. Era divertido e criativo. O estado do Paraná perde uma pessoa brilhante”, resumiu Buchmann.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.