Zeno José Otto na Gazeta do Povo

Zeno José Otto também foi um dos principais articuladores da fusão entre Colorado e Pinheiros

Zeno José Otto da P.A.Z. Propaganda

Camisa vermelha e azul do Paraná foi desenhada por Zeno José Otto, falecido na última segunda-feira

Um dos fundadores do Paraná, o publicitário Zeno José Otto, 75 anos, faleceu na última segunda-feira, vítima de um câncer na garganta. Um dos principais articuladores da fusão entre Colorado e Pinheiros em 1989, Otto foi o criador da camisa paranista.

“O Zeno foi o primeiro cara a imaginar a fusão. O Paraná nasceu da cabeça dele”, conta Ernani Buchmann, ex-presidente do clube, entre 1996 e 1997, que também participação da fusão.

Buchmann relata que, após uma negociação frustrada entre Pinheiros e Coritiba, foi Otto quem sugeriu ao então conselheiro pinheirense Waldomiro Perini a união com o Colorado, clube do qual chegou a ser vice-presidente. A partir de então, Otto fez o meio-campo entre as diretorias dos dois clubes que deram origem ao Tricolor, fundado em 19 de dezembro de 1989.

“Ele era um brilhante design gráfico, já tinha feito o escudo do Colorado. A camisa meio a meio do Paraná foi ele que fez”, conta Buchmann. “Também foi o Zeno que criou o slogan ‘o clube do ano 2000’, a primeira campanha de marketing do Paraná”, completou.

“O Zeno tinha grandes sacadas, pensava longe. Era divertido e criativo. O estado do Paraná perde uma pessoa brilhante”, resumiu Buchmann.