Apresentando WeDeploy

Read in English

Dois anos atrás, Eduardo e eu decidimos começar algo novo.

Naquela época, nós tínhamos construído juntos algumas bibliotecas populares e nos perguntamos: "por que não tentar algo mais ambicioso"?

Nós não sabíamos exatamente o que seria aquilo, mas tínhamos uma visão. Queríamos construir algo que fariam os desenvolvedores serem mais produtivos.

O problema era o seguinte: não queríamos sair da Liferay para botar a nossa visão em prática, então começamos a ficar até mais tarde no escritório para trabalhar em um protótipo.

Aquele protótipo foi chamado de Launchpad. Nós mostramos ele para algumas pessoas internamente e ganhamos apoio para trabalhar mais nisso.

Launchpad Developer Preview (2015)

Alguns meses depois, nós validamos com usuários reais e notamos que tinham vários pedaços faltando. O resultado não foi o que estávamos esperando.

Então sentamos a bunda na cadeira de novo, mas agora com um objetivo mais claro. Nós criamos features novas, uma interface nova e um branding novo.

Lançamos a primeira versão alpha no ano passado. Mostramos em algumas conferências exclusivas da Liferay e conseguimos mais de 1.000 usuários. Naquele momento sentimos que a brincadeira estava ficando séria.

Apresentando o WeDeploy Alpha na Liferay DevCon (Alemanha, 2016)

Hoje, nós finalmente lançamos a versão beta. Até agora estávamos quietos sobre isso, mas finalmente hoje posso compartilhar publicamente o que estávamos trabalhando nos últimos tempos.

Sem mais delongas, eu apresento-lhes WeDeploy.

Nosso objetivo é que os desenvolvedores dediquem o tempo deles no que realmente importa: construir apps fodas. E é por isso que estamos tão ansiosos em mostrar essa nova plataforma para vocês.

Você pode usar ela em diversas maneiras. Você pode rodar uma app em Node.js, Ruby ou Java. Você pode servir arquivos estáticos (pense em GitHub Pages, só que mais rápido). Você pode montar um Dockerfile e nós buildamos automaticamente para você.

Um exemplo simples de Wordpress com banco MySQL no WeDeploy

Você também pode usar um dos nossos serviços como WeDeploy Auth para autenticar usuários, WeDeploy Data para salvar e consumir dados em tempo real, e WeDeploy Email para mandar emails de forma assíncrona.

Basicamente, nós estamos tentando combinar tudo que faça os desenvolvedores serem mais produtivos dentro de uma plataforma só.

E agora você deve estar pensando: "legal, mas quanto custa?"

Como ainda estamos na fase beta, tudo vai ser de graça. Nosso objetivo é que você teste o WeDeploy, a ideia é usar o seu feedback para melhorar a plataforma. Uma vez que tudo esteja estável, nós vamos adicionar os planos pagos, mas para quem criar seu projeto agora, vai ser gratuito sempre.

Então vai lá, crie uma conta e comece a brincar!

A gente mal pode esperar para ver o que você vai construir :)