Adiamento das provas do ENEM no CED e CFH

A movimentação no Centro de Ciências da Educação (CED) e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC segue intensa. Os estudantes que chegam sem saber que o ENEM foi remarcado se deparam com o comunicado do Inep avisando da transferência das provas para os dias 3 e 4 de dezembro.

#PraCegoVer: documento em que está escrito “O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), lamenta informar aos participantes que se encontravam inscritos para realizar as provas do Enem 2016, neste estabelecimento, em face da absoluta impossibilidade de segurança para os participantes e para o próprio processo de aplicação, o Exame para esses participantes encontra-se transferido para os dias 3 e 4 de dezembro de 2016. O Inep informará a cada um dos participantes atingidos por essa indesejável situação, ao longo dos próximos dias, direta e indiretamente, as demais informações sobre as localidades da reaplicação. Lamenta, sinceramente, pelos transtornos causados aos participantes por esta alternativa de solução, a única que se apresentou viável para evitar um prejuízo maior”.

Representantes da Comissão de Comunicação do Ocupa CED UFSC informaram que os ocupantes tinham votado pela realização das provas hoje. No entanto, haviam pedido ao Ministério da Educação (MEC) que no mínimo cinco integrantes da ocupação ficassem no local durante a realização do ENEM. Como não se chegou a um acordo sobre a permanência dos ocupantes, a prova foi adiada.

#PraCegoVer: Na frente do Centro de Educação (CED), várias pessoas estão em pé, conversando ou andando.

Já a Comissão de Comunicação do Ocupa CFH UFSC disse que os estudantes votaram por não serem realizadas as provas do ENEM. Segundo os representantes, a decisão foi tomada porque a ocupação já ocorria desde o dia 31 de outubro e, se desocupassem o local, “iria desmobilizar o movimento”. Também afirmaram que a ocupação organizará aulas públicas para preparar os estudantes que realizarão o ENEM.

Confira o posicionamento do Ocupa CFH UFSC:

Os representantes de ambas as comissões não quiseram divulgar seus nomes. Já a Coordenadora Local do Enem, Digelaine Adelia Maragno, afirmou que não está autorizada a dar entrevistas e que o posicionamento oficial está divulgado na nota do Inep (imagem acima).

Saiba mais:

Saiba como está a situação do ENEM em locais ocupados na UFSC