Saiba como está a situação do Enem em locais ocupados na UFSC

Foto: Divulgação/UFSC #PraCegoVer: A imagem mostra a entrada da UFSC, com uma placa azul em que está escrito Bem-vindo à Universidade Federal de Santa Catarina. Ao fundo, estão uma fila de carros e várias árvores.

Atualizado às 12h19 do dia 05/11

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos centros de Ciências da Educação (CED) e Filosofia e Ciências Humanas (CFH)da UFSC foram adiadas. Os dois locais estão ocupados por estudantes e a decisão de mudar a data do concurso foi divulgada na manhã deste sábado (5).

No total, 1061 pessoas fariam o exame neste final de semana nos dois centros e tiveram as provas adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro. Não houve alteração no calendário nos outros locais de aplicação do Enem em Santa Catarina, segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A aplicação do exame ocorre neste sábado (5) e domingo (6): os portões abrem às 12h e fecham às 13h.

A lista atualizada de lugares ocupados e que não terão o Enem neste final de semana em todo o Brasil está disponível neste link.

Locais de prova do Enem na UFSC

Centro de Ciências da Educação 
O local foi ocupado na quinta-feira (3) depois de assembleia em que estudantes votaram a favor da ocupação. O movimento Ocupa CED UFSC se reuniu com representantes do MEC e o diretor do centro, na sexta-feira (4), e decidiu que iria permitir a realização do ENEM.

No entanto, hoje pela manhã (5), o movimento emitiu uma nota revogando a decisão inicial. Segundo o Ocupa CED UFSC, houve negociações com os representantes do MEC às 8h30 e a deliberação de que a prova seria suspensa.

Confira a nota na íntegra.

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

O local está ocupado desde segunda-feira (dia 31). A ocupação do CFH emitiu nota neste sábado (5) informando que não abrirá as portas para a realização do ENEM. Apesar disso, o CFH não consta na lista divulgada pelo MEC de locais em que a prova será adiada.

Segundo o Ocupa CFH, foi realizada uma reunião com a Coordenadora Local do Enem, Digelaine Adelia Maragno, e ela afirmou que a prova será adiada para os dias 3 e 4 dezembro.

Colégio Aplicação
O Colégio Aplicação não foi ocupado e, portanto, as provas ocorrerão normalmente. O local constava na primeira lista divulgada pelo MEC de locais em que o ENEM seria adiado. No entanto, como a escola ainda não tinha sido ocupada, o Ministério da Educação a retirou da segunda lista, publicada nesta sexta-feira.

Segundo o Grêmio Estudantil do Colégio Aplicação (GECA), o ENEM será realizado e, na segunda-feira, será feita uma assembleia com os estudantes do colégio para decidir sobre a ocupação do local.

Saiba mais:

Adiamento das provas do ENEM no CED e CFH