A 5ª Onda

Havia uma conspiração religiosa que dizia que o mundo acabaria em 2012. E não acabou. Apesar disso, foi o ano que marcou o fim de uma grande e interminável fase da minha vida: o ensino médio. A partir deste fim, novos começos foram dados e eu permaneci desde então em constante mudança. Pois as coisas não acabam, elas mudam. Assim como tudo mudou para Cassie Sullivan em A 5ª Onda.

Moretz e Robinson

O título se refere ao método usado por uma raça alienígena para exterminar a humanidade. Primeiro, um pulso eletromagnético destrói todo tipo de tecnologia. Depois, os aliens causam maremotos, criam um vírus mortal e, por fim, disfarçam-se de humanos para causar discórdia e desconfiança entre as poucas pessoas que restaram. É neste ambiente que Cassie (Chloë Grace Moretz) toma para si a heroica missão de resgatar seu irmão caçula, se infiltrar no exército e impedir a suposta quinta onda.

Em sua primeira impressão, o filme deixa claro o seu objetivo de criar uma nova franquia de filmes blockbusters com um roteiro semelhante a Saga Divergente ou Jogos Vorazes. Onde uma adolescente se torna a esperança de um ambiente distópico que levará ao fim da humanidade.

O cenário apocalíptico lembra a serie The Walking Dead

Só que neste caso, o cenário enfrentado por Cassie não é tão futurístico assim. Ao contrário dos distritos e das facções, vemos uma sociedade tal qual a que vivemos, e a partir dos eventos causados pelos aliens assistimos o seu declínio. Em algumas partes do filme você sente que esta assistindo a um episódio de The Walking Dead, devido a atmosfera trivial do filme.

O que torna A 5ª Onda tão superficial é o seu entrecho romântico. Depois do apocalipse causado pelas 4 ondas, Cassie esquece seu amor platônico por Ben Parish (Nick Robinson, de Jurassic World) um garoto popular do colégio, e passa a se envolver lascivamente com o misterioso Evan Walker (Alex Roe). Assim, o três formam aquele triângulo amoroso já saturado no mercado cinematográfico atual.

Moretz e Roe

Mas isso não ofusca a ação do filme, salva pela explosiva Ringer (Maika Monroe, de Corrente do Mal) que se dispõem a treinar o esquadrão do qual o irmão mais novo de Cassie faz parte, juntamente com o líder, Ben.

Finalmente o filme deixa claro em seu final que haverá uma sequência, já que o vilão (Liev Schreiber, de Spotlight - Segredos Revelados, filme indicado ao Oscar) não é definitivamente derrotado pelos mocinhos. Cassie ainda terá de sobreviver por mais dois filmes, mas a franquia precisará de mais para se diferenciar de outras adaptações de sucesso.