Agrofloresta Regenerativa em Larga Escala

Como substituir uma agricultura fundamentada em insumos químicos por sistemas complexos embasados na mimetização dos ciclos e processos naturais?

Desenvolver designs, métodos e sistemas de manejo replicáveis, como base para uma produção agroflorestal regenerativa, com aportes empíricos e científicos, interdisciplinares, como base para um novo sistema produtivo sustentável, resiliente e duradouro, é o maior desafio e, ao mesmo tempo, a solução mais viável frente às incertezas dos meios produtivos vigentes.

Para viabilizar tais sistemas, , contribuindo para uma soberania, alimentar, energética e tecnológica, enquanto que, mantendo sua biodiversidade e complexidade, é necessário automatizar o design, simplificar os processos e padronizar práticas de manejo.

Um sistema de produção agroflorestal em larga escala é aquele que apresenta um modelo viável técnica e economicamente, com design, operações, inputs e outputs sistematizados, permitindo sua extrapolação modular, independentemente do tamanho da área. Para que métodos de sistematização se apliquem a sistemas agroflorestais complexos, biodiversos e regenerativos, cada um de seus componentes deve ser abordado por sua funcionalidade no sistema (nicho) e não como uma espécie ou cultura isolada.

Assim, criam-se módulos elásticos, adaptáveis a diversas realidades e replicáveis a variadas regiões geográficas.

A popularização do conhecimento sistematizado e aberto aumenta a disseminação das práticas, o entendimento dos benefícios e, a replicação de sistemas complexos. Muitas pessoas replicando, significa ganho de escala — a mudança de paradigma reside no entendimento dos benefícios e no ganho social e ambiental a longo prazo. Não existem dúvidas de que árvores compondo sistemas outrora apenas agrícolas, trazem benefícios ambientais; o grande desafio está em torná-los economicamente viáveis em escala — com preço justo, trabalho inclusivo e um produto final livre de agrotóxicos e que promova a vida.

Valter Ziantoni, MSc. Agroforestry

Written by

Msc. Agroforestry. Passionate about ancestral kitchen and more-than-organic food, fostering a post-capitalist world where new clans are formed by affinity.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade