Neymar e as diversas e intensas reações que ele provoca na torcida brasileira

Neymar com dezessete anos já era unanimidade na torcida brasileira que pediu em coro a sua convocação para a Copa de 2010. O teimoso Dunga discordou e pagou pelo preço quando olhava para o banco e só via soldados obedientes mas sem nenhuma capacidade de mudar o jogo. No primeiro jogo pós copa teve sua convocação e já no jogo de estreia marcou o seu gol coroando uma bela atuação. A partir disso sua evolução foi meteórica, muitos gols, dribles fantásticos, título da libertadores como Santos, contrato com o Barcelona e título da Champions League ao qual foi o jogador mais decisivo do clube catalão ao ser o único jogador da história mundial que fez gols em todas as fases eliminatórias da competição inclusive na final. Na seleção se tornou o único craque numa safra apenas modesta para boa de jogadores e mesmo com todo o peso carregou a seleção no título da Copa das Confederações, na Copa do Mundo ( sempre bom lembrar que Neymar foi criminosamente tirado da semi final contra a Alemanha depois da entrada desleal do jogador colombiano) e recentemente no ouro olímpico. Soma-se a isso que mesmo tão novo já é um dos principais artilheiros da seleção.
Talento, títulos, sem concorrentes na seleção, Neymar tinha tudo pra viver numa lua de mel com a seleção, mas o que se vê é o contrário, vira e mexe o jogador é criticado por boa parte da torcida e imprensa. O que levou a isso? As críticas são justas? Antes de fazer minhas ponderações quero expor, pra ser honesto e também para uma melhor compreensão do texto que apesar de achar Neymar um craque, futuro melhor do mundo, não tenho a menor identificação com o jogador, entendo boa parte das críticas, mas algumas eu acho injustas. Nesses últimos dias li bastante as opiniões de jornalistas, blogueiros, amigos pessoais, amigos do face. Me intrigou bastante as reações diversas e intensas que Neymar provoca nas pessoas. Tentei traçar alguns motivos para entender melhor essa relação Neymar e torcida brasileira
CRÍTICAS DIFERENTES DE PÚBLICOS DIFERENTES
Temos que separar os críticos ( alguns são haters) de Neymar em dois grupos, um deles é o que veste a camisa da CBF não somente nos jogos do Brasil, que não tolera ver um negro, que não tem curso superior, que escuta pagode e funk ganhar milhões, estar no meio de celebridades internacionais, usufruir dos luxos que o dinheiro proporciona, ser cobiçado nas baladas, enquanto o usuário da camisa da CBF não tem nada disso, apesar de ser branco, ter estudado nas melhores escolas, feito curso de inglês, que se orgulha de ser bem informado por ler revistas como a Veja. O outro grupo já acha que Neymar deveria se posicionar e ajudar mais a população tão castigada ao qual pertence sua origem, não apenas com caridades (ao qual ele faz e muitas vezes é revertida como marketing social) mas tentando mudar a estrutura que proporciona a desigualdade. Se juntar com Luciano’s Hulk’s da vida e Aécio Neves foi o fim da picada. Não entenda que com isso o certo era aliar a Dilma, ao qual ele flertou por um tempo ao trocar tweets durante a Copa. Uma coisa ambos os grupos concordam, Neymar é o símbolo de uma geração mimada, que já adolescente é cercada por agentes, assessoria de imprensa, bajuladores também conhecido como parças que blindam os jovens de qualquer noção de realidade. Mal sobe para o time principal e já se portam como craques consagrados, algumas vezes desrespeitando a história do clube e de ex jogadores, porém ídolos eternos. É o tal futebol moderno que o melhor mesmo seria chama-lo de futebol de negócios, que tanto irrita as arquibancadas. Uma ressalva que faço são os memes comparando Sócrates e Neymar com as faixas que cada um utilizou na cabeça. Primeiro que comparar qualquer jogador brasileiro com o Magrão é covardia, segundo que é a mesma história de querer cobrar que o negro da periferia seja tão politizado quanto o branco que cursou medicina.
O FATOR OLIMPÍADAS
Os jogos olímpicos, ainda mais no Brasil, atraiu a visão dos brasileiros, e a maioria dos atletas olímpicos para “apenas” disputar a competição necessitaram realizar muito esforço e pouco ( as vezes nenhum) apoio. Histórias comoventes e declarações humildes contrastam com o mundo do futebol ao qual o Neymar esta no pedestal. O brasileiro se identifica e tem empatia com a luta dos atletas perante as gigantescas dificuldades e sabe que o esporte é a única chance do atleta ter uma vida digna. O início ruim das olimpíadas do Neymar foi associado a uma má vontade do jogador ( equivocadamente na minha opinião, pra mim se tratava do Neymar estar voltando de uma farta férias regada a festas, assim como entender que não iria resolver a parada driblando todo mundo) em estar com a seleção para disputar os jogos. Ver atletas chorando nas vitórias e derrotas e Neymar com cara de poucos amigos e fugindo das entrevistas potencializou a raiva que parte da torcida já tinha com o camisa 10 da seleção. A ponderação que eu faço em relação a isso é que o futebol já foi como os outros esportes, sem apoio, estrutura precária de treinamento apesar de sempre ter sido popular. O futebol e os jogadores não tem culpa da falta de cultura esportiva do país. O que eu digo para todos que reclamam disso é: continuem reclamando, mas vão aos jogos também. Esporte sem torcida não vai pra frente, quem entendeu muito bem isso foi o Vôlei.
O FUTEBOL FEMININO
Talvez o esporte que sofre mais injustiça pela falta de apoio é o futebol feminino. Desde as olimpíadas de 96 e nos mundiais o Brasil faz ótimas campanhas e também leva bom público nos jogos da seleção. O início espetacular da seleção feminina em contraste com o princípio frustrante da seleção masculina criou-se um ambiente de detrimento dos homens para que as mulheres pudessem crescer. Parecia até as rivalidades do primário entre os time das meninas e o meninos. Foto do menino riscando o nome do Neymar e escrevendo o da Marta viraliza e por mais que as intenções fossem boas, criou-se uma arapuca para a seleção feminina. Quem entende um pouco de futebol sabia que a reação dos homens estava por vir, que os demais times eram inferiores ao Brasil e também sabia que seria muito difícil que a seleção feminina fosse campeã. A seleção feminina é merecedora por ela mesmo, com os homens ganhando ou não, mas após o ambiente criado e a reviravolta dos resultados, ataques ao Neymar pra dizer que a Marta é muito melhor que ele foram intensificados pra contrabalancear a derrota da seleção feminina. Minha opinião é que se querem comparar Marta com homem, tem que ser com Pelé, Bolt e Falcão do Futsal, pois ela é a melhor de todos os tempos do esporte que ela pratica. Comparar ela com o Neymar até a desmerece, além de ser improdutivo para o crescimento do futebol feminino.
“NEYMAR NÃO É HUMILDE”
Esse é o tópico que eu mais discordo, não por achar Neymar humilde, mas por umas contradições muito nítidas. Neymar não é modesto, mas também não é a pessoa mais arrogante do futebol, mas mesmo que fosse, vejo que o brasileiro admira a presunção do Ibra e Cristiano Ronaldo, mas cobra uma atitude franciscana de seus conterrâneos. Além dessa contradição, comparações feitas com outros atletas foram totalmente descabidas. Um meme demonstrando a declaração do Serginho, líbero bicampeão olímpico no Vôlei, ao qual ele agradece a todos e diz que ele não é herói em oposição ao “ vocês vão ter que me engolir” do Neymar, além de ser fora da realidade é ligeiramente desonesto. Descontextualizado porque Neymar foi achincalhado, a imprensa pegou pesadíssimo com ele, aliás desde quando ele chegou pra preparação das olimpíadas, se for ser mais criterioso, desde o seu destaque no Santos que ele não tem paz ( muitas vezes por culpa dele e ele admite isso). Do mesmo jeito que o futebol traz dinheiro e estrutura, traz também responsabilidade, cobrança e exposição excessiva. Serginho sempre teve afago, mesmo nas derrotas. A final olímpica de Londres ao qual o Brasil com um time bem superior perdeu pra Rússia de virada e de uma forma até humilhante, ninguém descascou os jogadores do Vôlei. Serginho já tinha aposentado da seleção, não tinha mais os melhores números dos demais líberos do Brasil, não fez uma boa liga mundial e mesmo assim teve o aval do técnico e da torcida. São esportes, pressões e situações diferentes. Ligeiramente desonesto porque a declaração de Neymar é editada, antes de soltar a frase imortalizada pelo Zagallo, ele agradeceu o apoio dos amigos, atletas, torcida e pra quem é da arquibancada sabe que a frase foi pra alguns medalhões da imprensa.
O BATE BOCA COM A TORCIDA NO MARACANÃ
Eu realmente acho que se você foi campeão, melhor jogador, que fez o gol do título ( no tempo normal e na disputa por pênaltis) tem mais é que comemorar e ignorar os cornetas. Mas sinceramente não sei se teria essa postura “ gentleman” após escutar o que o Neymar escutou e ainda ter que ouvir na arquibancada o jogo todo um torcedor o ofendendo. Rola uma contradição também porque Romário cansou de arranjar tretas com torcida, inclusive agrediu fisicamente um torcedor quando jogava pelo fluminense. E o baixinho nunca perdeu fãs por isso. Cobramos sempre atitudes de lordes, sendo que em geral resolvemos nossas divergências no gogó em tom acalorado.
“NEYMAR VENDE UMA IMAGEM DE ALGO QUE NÃO É”
Nisso eu concordo plenamente. Neymar vende a figura de bom moço, menino religioso devoto a Jesus e ganha milhões devido a essa imagem montada pelo seus assessores de imprensa. Mas o que se vê do jogador é um perfil mais pra “Bad Boy” dentro e fora de campo. Não chega a ser um Edmundo, mas se irrita e briga com jogadores, imprensa, torcida ( no estádio e no twitter), não se incomoda em se expor nas baladas e essa falta de sinceridade com interesses meramente financeiros irrita muitas pessoas e causa antipatia.
Enfim, acho que o jogador de futebol já sofre um preconceito, não vejo tanta repercussão em como Chico Buarque gasta seu dinheiro ( e tem muito luxo também), assim como não vi (quase) ninguém deixar de ser fã do Milton Nascimento e Fágner ao apoiar Aécio Neves. O caso Neymar é um reflexo de como a sociedade atualmente esta comportando em questões políticas, o jogador tem a sua culpa por isso e agora cada passo dado será dissecado nos mínios detalhes por todos. Um grande problema pra ele, mas bem de boa perto de outros problemas ao qual as pessoas que nasceram no mesmo bairro dele tem.