
Marcenaria participativa na Oficina Olhe o Degrau no Jardim Ângela
Nos dias 10 e 11 de junho o Zoom participou como parceiro da Oficina Olhe o Degrau — Jardim Ângela, organizada pela ONG Cidade Ativa. A ação foi realizada com a participação de outras organizações como Ciclo Social Arte, Escola Estadual Oscar Pereira Machado, Grêmio Transformação Jovem, Família Nakamura, Unidos do Macari e IVM (Instituto Cidade em Movimento).
O objetivo central da ação era mobilizar os frequentadores do local e dar mais vida ao espaço da escadaria, um incentivo para o uso dessa passagem de pedestres. Durante os dois dias, os degraus situados no Jardim Nakamura recebeu intervenções como mosaico, graffiti e mobiliário urbano, realizadas com os alunos da escola estadual e moradores do bairro.
A equipe Zoom foi responsável pela coordenação da oficina de marcenaria para produção dos mobiliários que seriam incorporados à escadaria, elaborada juntamente com o arquiteto Bruno Spinardi. Foram pensados bancos de madeira para serem instalados nos patamares das escadas e um escorregador, mobiliários pensados de forma a aproveitar do desnível causado pelos degraus. Com supervisão e orientação dos arquitetos, os alunos do ensino fundamental montaram cada peça do mobiliário e escolheram o lugar de implantação dos móveis finalizados.

A construção coletiva e participativa faz parte de uma metodologia da qual o Zoom se identifica e busca aplicar em seus projetos. Acredita-se que o usuário, ao participar da produção do espaço público, cria um laço com o que foi produzido, se apropriando do objeto e do local de maneira afetiva. Diferentemente de um mobiliário apenas implantado ao produzir o próprio objeto, o indivíduo torna-se parte daquilo, entende aquilo como seu e tende a zelar por aquele elemento que lhe pertence.




O Zoom acredita no compartilhamento de informações e ideias. Abaixo, disponibilizamos o projeto e sequência de montagem do banco e do escorregador construídos no dia da oficina para livre acesso de qualquer pessoa que queira construir o seu.

