Escadaria da Rua rua Miguel Dionísio Valle, no Jardim Nakamura, sendo . Foto: Zoom

Marcenaria participativa na Oficina Olhe o Degrau no Jardim Ângela

Zoom
Zoom
Jul 11, 2016 · 3 min read

Nos dias 10 e 11 de junho o Zoom participou como parceiro da Oficina Olhe o Degrau — Jardim Ângela, organizada pela ONG Cidade Ativa. A ação foi realizada com a participação de outras organizações como Ciclo Social Arte, Escola Estadual Oscar Pereira Machado, Grêmio Transformação Jovem, Família Nakamura, Unidos do Macari e IVM (Instituto Cidade em Movimento).

O objetivo central da ação era mobilizar os frequentadores do local e dar mais vida ao espaço da escadaria, um incentivo para o uso dessa passagem de pedestres. Durante os dois dias, os degraus situados no Jardim Nakamura recebeu intervenções como mosaico, graffiti e mobiliário urbano, realizadas com os alunos da escola estadual e moradores do bairro.

A equipe Zoom foi responsável pela coordenação da oficina de marcenaria para produção dos mobiliários que seriam incorporados à escadaria, elaborada juntamente com o arquiteto Bruno Spinardi. Foram pensados bancos de madeira para serem instalados nos patamares das escadas e um escorregador, mobiliários pensados de forma a aproveitar do desnível causado pelos degraus. Com supervisão e orientação dos arquitetos, os alunos do ensino fundamental montaram cada peça do mobiliário e escolheram o lugar de implantação dos móveis finalizados.

Explicação prévia sobre as ferramentas que serão utilizadas para produzir os mobiliários. Foto: Zoom

A construção coletiva e participativa faz parte de uma metodologia da qual o Zoom se identifica e busca aplicar em seus projetos. Acredita-se que o usuário, ao participar da produção do espaço público, cria um laço com o que foi produzido, se apropriando do objeto e do local de maneira afetiva. Diferentemente de um mobiliário apenas implantado ao produzir o próprio objeto, o indivíduo torna-se parte daquilo, entende aquilo como seu e tende a zelar por aquele elemento que lhe pertence.

Resultado final — banco num dos patamares da escadaria sendo testado pela equipe que o construiu. Foto: Zoom
Escorregador sendo construído com os alunos. Foto: Zoom
Sucesso imediato do escorregador. Foto: Cidade Ativa
Mosaicos nos degraus da escadaria e graffitis. Foto: Cidade Ativa

O Zoom acredita no compartilhamento de informações e ideias. Abaixo, disponibilizamos o projeto e sequência de montagem do banco e do escorregador construídos no dia da oficina para livre acesso de qualquer pessoa que queira construir o seu.

Zoom

Written by

Zoom

Zoom Urbanismo Arquitetura e Design — http://zoom.arq.br/

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade