Hoje comemora-se o dia Mundial do Beijo Que tal aproveitar esse dia para dar esse carinho aos vossos patudos?

Todos os dias são bons dias para dar beijos àqueles que mais gostamos e hoje não é diferente. A única diferença é que hoje essa expressão de carinho é celebrada pelo mundo.

Cães entendem o que são beijos?

Se seu cachorro sabe o que você quer quando você pede para ele um beijinho. É por que seu cão já compreendeu que beijinhos são uma forma que nós humanos utilizamos para expressar amor, tanto aos animais quanto para outras pessoas. Ele entende o que você quer, mas ele realmente entende o que beijar significa? Cachorros realmente não sabem o que beijos significam, mas como são incrivelmente inteligentes e especialistas em leitura do comportamento humano, apesar de não saberem no início, eles acabam aprendendo que beijos são um sinal de carinho.

É perigoso beijar meu cachorro?

Não é incomum que um cachorro sinta-se desconfortável tendo seu rosto próximo ao rosto de uma pessoa. Portanto se você perceber que seu cão se sente ameaçado com o rosto de uma pessoa perto ao seu, uma boa pedida é não forçá-lo a aprender a te beijar. Um cão que não aprecia a proximidade ao rosto de pessoas irá te dar sinais de alerta, como virar a cabeça, levantar o lábio, choramingar suavemente ou até rosnar. Nunca coloque um cachorro em uma posição de sentir-se obrigado a proteger-se de você, pois neste caso, existirá uma grande chance de que ele pense em te morder. As crianças, em particular, devem ser conscientizadas pelos adultos dos riscos que podem ter o ato de colocar seus rostos perto dos rostos dos cães e devem ser ensinadas a respeito dos sinais de alerta que os cães emitem e que foram descritos aqui.

Bactérias e Doenças

As bactérias vivem na boca do seu cão. Embora as bactérias que vivem na boca de um cão sejam semelhantes as encontrados em bocas humanas e geralmente não sejam prejudiciais aos seres humanos, os cães são capazes de transmitir alguns tipos de doenças a seus proprietários.

Portanto cabe a você ter bom senso, se houver qualquer possibilidade de que o seu cão não esteja em um estado se saúde perfeita, reconsidere permitir que seu cão te beije até sua saúde esteja perfeita, as gengivas rosadas e plenamente saudável por dentro e fora.

Visite o seu veterinário regularmente para que seu cachorro possa sempre dar beijinhos em você e em toda sua família.