Aprenda Fortran 90/95 em 7 lições — Introdução

Adaptado do original: fortrantutorial.com


Tutorial Fortran em 7 lições — Sumário

Lição 01 - Básico
Lição 02 - Decisões
Lição 03 - Laços
Lição 04 - Arquivos e Precisão numérica
Lição 05 - Vetores (Arrays) e ES (IO)
Lição 06 - Subprogramas
Lição 07 - Tópicos Avançados

Extras

Dicas de Depuração (Debug)
 Leituras Recomendadas
 Downloads
 Sitemap

Sobre o Tutorial Fortran

Para que serve esse tutorial

Este guia “prático” de estudos de Fortran é uma introdução à programação usando Fortran. Este tutorial tem mais ênfase em ensinar como programar do que ensinar em Fortran. Na experiência de Janet A. Nicholson, a maioria das pessoas que necessitam escrever programas de computador já possuem conhecimento de várias linguagens de programação, e, geralmente são autodidatas. Uma vez que se tenha um conceito sólido sobre o que é programação de computadores, é fácil aprender outras linguagens de programação. O foco aqui são as “melhores práticas”, ou seja não se destina a ser um estudo aprofundado da Linguagem Fortran.

Por que Fortran?

A escolha do Fortran se dá por inúmeras razões. Ela é uma boa linguagem para iniciantes já que é fácil de aprender e amplamente disponível. Ela é particularmente útil para cientistas e engenheiros uma vez que tem inúmeras funções embutidas para a manipulação de estruturas matemáticas e matriciais. A precisão dos cálculos pode ser selecionada de acordo com a necessidade do cálculo. Tem bibliotecas com algorítimos numéricos disponíveis que diminuem a codificação, deixando o código menos verboso. Como este é um guia para iniciantes, ele é focado no “core” da linguagem. Os exemplos irão compilar perfeitamente bem com copiladores Fortran 90 ou 95.

Por que Silverfrost Fortran?

Existem vários compiladores gratuitos e ambientes de desenvolvimento integrado (IDE- Integrated Development Environment) disponíveis, mas tenho muitos anos de experiência do compilador Silverfrost Fortran e PLATO IDE. Eles são gratuitos para uso doméstico pessoal. Eu recomendo porque é muito fácil de usar e instalar. Ele vem com um depurador incorporado para que você possa verificar seu código por erros em tempo de execução. A biblioteca fornecida fornece uma riqueza de sub-rotinas e funções de alto nível, como rotinas de classificação de dados, comunicações em série, números aleatórios e muito mais.

Ao sugerir que você use Silverfrost, não estou de modo algum sugerindo que seja de alguma forma superior aos outros compiladores Fortran que estão no mercado. Para uma boa lista de compiladores, sugiro que você cheque http://www.thefreecountry.com/compilers/fortran.shtml.

Como usar este tutorial

Antes de iniciar o curso, você deve instalar o compilador. Isso é descrito na Lição 01.

É muito provável que, se for iniciante, você não tenha experiência em programação em geral e com Fortran em particular. então, alguns dos termos usados, por exemplo “IDE” também podem não ter sentido para você, nesta fase. Este curto tutorial não assume nenhum conhecimento de programação anterior, e todos os termos serão explicados nas Lições.

O tutorial/curso foi originalmente oferecido, por Janet A Nicholson, como sete sessões, de uma hora, de programação “prática” para estudantes de matemática e engenharia de segundo ano. O tutorial original em língua inglesa também ser baixado em formato PDF, se você preferir.

O curso faz uso de vários exemplos de programas que estão todos disponíveis para download a partir deste site.

Usando os Recursos

As lições e os programas de exemplo podem ser utilizados para fins educacionais. Leia as condições cuidadosamente na página de downloads se desejar distribuir os recursos.


Creative Commons Licence 
Fortran Tutorial by Janet A Nicholson is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Privacy and cookies policy

<div xmlns:cc=” http://creativecommons.org/ns#" xmlns:dct = “ http://purl.org/dc/terms/" about = “http://www.fortrantutorial.com/ downloads/”> <span property = “dct:title”><a href = “http://www.fortrantutorial.com" xmlns = “http://www.w3.org/1999/xhtml"> Fortran Tutorial</a></span> (<a rel = “cc:attributionURL” property = “cc:attributionName” href = “ http://www.fortrantutorial.com"> Janet A Nicholson</a>) / <a rel = “license” href = “http://creativecommons.org/ licenses/by-nc-sa/3.0/”>CC BY-NC-SA 3.0</a></div>


Disponível em portalfisica.com
Versão: 29072017–0044