O que Steve Jobs pode nos ensinar sobre vida e carreira?

“Tenha coragem de seguir o seu próprio coração e a sua intuição. Todo o resto é secundário”


Na graduação da faculdade de Stanford em 2005, Steve Jobs fez um discurso impressionante e inspirador.

Fiz um resumo dos pontos principais, mas, se não tiver tempo para ler, não deixe de assistir o vídeo ao final da página  ou clique aqui. Garanto que são 14 minutos que valem muito.

Esse vídeo pra mim foi muito importante pela profundidade dos temas, mas, principalmente, por ver um alto executivo de uma empresa de tecnologia falar sobre intuição e fé. Tão paradoxal quanto verdadeiro. Seguem alguns pontos principais:

I. Planejamento de futuro e carreira

Curiosidade e intuição

Jobs passa por sua carreira concluindo que, mesmo as decepções serviram para um propósito maior no futuro, o qual não poderia imaginar na época, portanto sugere:

  1. Fortalecer a intuição e curiosidade;
  2. Confiar e ter coragem para seguí-las;

Segundo Jobs, não podemos prever o caminho — o futuro — , devemos seguir esses princípios e confiar, pois com isso, ao olhar para trás na sua história os pontos se conectarão.

“você não consegue conectar os pontos olhando para frente. Você só os conecta quando olha para trás. Então tem que acreditar que, de alguma forma, eles vão se conectar no futuro. Você tem que acreditar em alguma coisa — sua garra, destino, vida, karma ou o que quer que seja. Essa maneira de encarar a vida nunca me decepcionou e tem feito toda a diferença para mim.”

II. Encontrar (e fazer) o que ama

Continue procurando, não sossegue

Para Steve Jobs, o que o fez seguir adiante, mesmo com os percalços no caminho foi seu amor pelo que fazia, como abaixo:

“Às vezes, a vida bate com um tijolo na sua cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me permitiu seguir adiante foi o meu amor pelo que fazia. Você tem que descobrir o que você ama. Isso é verdadeiro tanto para o seu trabalho quanto para com as pessoas que você ama.
“Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz.
Se você ainda não encontrou o que é, continue procurando. Não sossegue. Assim como todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrar. E, como em qualquer grande relacionamento, só fica melhor e melhor à medida que os anos passam. Então continue procurando até você achar. Não sossegue.”

III. A motivação de cada dia

Sobre a morte

Para Jobs, lembrar que vamos morrer é a melhor maneira de nos motivar para seguir o coração. Isso pode soar sombrio em um primeiro momento, mas as reflexões são de fato interessantes. Quando tinha 17 anos, ele leu a seguinte frase que mudou sua visão sobre a vida:

“Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia ele realmente será o último.”

A partir desse dia ele conta que se pergunta no espelho toda manhã:

“Se hoje fosse o meu último dia, eu gostaria de fazer o que farei hoje?”

Se a resposta for “não” por muitos dias seguidos, ele diz que sabe que precisa mudar alguma coisa, e completa:

Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo — expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar — caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante. Não há razão para não seguir o seu coração.”

Portanto, com intuição e criatividade para caminhar, paixão pelo que se faz e a morte como motivação, Jobs conclui com quatro dicas:

  1. O seu tempo é limitado, então não o gaste vivendo a vida de um outro alguém;
  2. Não fique preso pelos dogmas, que é viver com os resultados da vida de outras pessoas;
  3. Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior.

E o mais importante:

Tenha coragem de seguir o seu próprio coração e a sua intuição. Eles de alguma maneira já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário.

O vídeo na íntegra

Discurso em Stanford

Escrito em 15/05/15, por Pedro Moreira Grillo.

Se você gostou do que acabou de ler, por favor aperte o botão verde Recommend abaixo para que outros possam ler também.

Para ver outros como esse, visite também nossa Página no Facebook.

*Transcrições do discurso do site https://macmagazine.com.br

Show your support

Clapping shows how much you appreciated A Alma do Negócio’s story.