6. Disciplina, dissecada

O escritor John Cheever colocava seu terno todas as manhãs e descia no elevador do prédio onde morava.

Ao invés de sair no piso térreo, ele continuava até chegar num depósito que ficava no subsolo.

Lá, ele tirava seu terno e ficava só de cueca escrevendo até o meio-dia. Então ele se vestia novamente, pegava o elevador de volta para o almoço, e assim continuava seu dia. Foi fazendo isso que ele completou sua obra mais importante.

O primeiro e mais racional medo de um aprendiz autodirigido é: “Como fazer o que precisa ser feito?” Se Cheever servir de exemplo, então a resposta é simples: encare seu projeto como um emprego incrivelmente bem pago. Trabalhe todos os dias, dedique-se pra valer, siga em frente e, então, a mágica acontece.

O autor Stephen Pressfield entende isso como a postura de “se tornar profissional”. A ideia é que nós conseguimos fazer as coisas quando jogamos fora nossas desculpas, demolimos nossas distrações, cortamos as bobagens e invocamos cada gota do nosso estoque de autodisciplina.

No entanto, precisamos pisar com cuidado ao redor da palavra disciplina. Como o ensaísta Paul Graham explica, “uma das ilusões mais perigosas que alimentamos por causa da escola é a ideia de que fazer coisas incríveis requer muita disciplina”. Muitos realizadores de mão cheia e pessoas altamente criativas, Graham argumenta, são na verdade procrastinadores terríveis que têm pouca disciplina para tarefas que os entediam.

Assim, temos duas posturas distintas em relação à disciplina. A primeira é entrar de cabeça no que precisa ser feito, abandonar todas as distrações e fazer o trabalho, não importa o que aconteça. A segunda é não forçar nada, enxergar a procrastinação como um alerta e aguardar a inspiração vir.

As duas estão corretas.

Experimente isto. Na próxima vez que você estiver lidando com alguma tarefa autodirigida assustadora — algo que ninguém poderá fazer, exceto você — faça a si próprio três perguntas:

  • Se eu não fizer essa tarefa, me sentirei mal depois, talvez até fisicamente?
  • Quando fiz essa tarefa no passado, isso fez uma diferença importante na minha vida ou para o mundo?
  • Quando fiz essa tarefa no passado, eu só precisei passar da fase de resistência inicial, e depois a automotivação tomou conta?

Se sua resposta for “sim” para todas as três perguntas, então seu chamado é verdadeiro. É a hora de desativar seu Wi-Fi, ficar só de cueca e começar a escrever ou fazer qualquer outra coisa que seja necessária para sentar a bunda na cadeira e se concentrar.

Se a resposta for “não” para muitas das perguntas, talvez você esteja trabalhando no projeto errado ou esteja abordando-o de maneira equivocada. Sentar a bunda na cadeira talvez não ajude aqui — é hora de mudar a direção.

E se as respostas das perguntas forem “não sei” ou “não tenho informações suficientes”, então pode ser bom investigar um pouco. Tente se concentrar e observe atentamente o que acontece com você. Você está entusiasmado? Isso está valendo seu tempo? Em seguida, depois de algum tempo de esforço genuíno, pergunte-se as três questões novamente.

No meu caso, penso em relação à corrida e à escrita. Se eu fico adiando uma corrida mais longa ou atrasando um projeto de escrita por muito tempo:

  • Começo a me sentir mal, algumas vezes até fisicamente
  • Paro de sentir que estou fazendo alguma diferença para o mundo e para minha saúde
  • Percebo que estou apenas me esquivando da fase de resistência inicial — colocar o tênis ou abrir o processador de texto — e não da tarefa em si, que me satisfaz completamente uma vez tendo a começado.

Mais do que qualquer coisa, a arte da aprendizagem autodirigida é a arte de saber o que te entusiasma, o que te distrai e o que é mais importante alcançar na sua vida agora.

Reunir esse conhecimento requer aparentemente um incontável volume de reflexões, diálogos e autopercepção. Mas a recompensa disso, nas palavras do meu amigo Dev Carey, é que “a disciplina se torna apenas um lembrete”.

Autodisciplina não é um atributo universal que você tem ou não tem. Ela é resultado do encaixe das suas ações com o trabalho que é mais importante para você.

Por uma nova forma de trabalhar e gerar valor

Ei! Sou o Alex. É com muita alegria que faço este blog.

Ofereço este e outros projetos gratuitamente para o mundo, mas ainda preciso de grana para me sustentar. Se quiser conhecer mais sobre o que faço, entre no meu site, e se entender que faz sentido sustentar meu trabalho com qualquer valor, apoie meu Unlock.

Qualquer coisa, entre em contato ;)

--

--

Alex Bretas
A Arte da Aprendizagem Autodirigida

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.