A Arte da Aprendizagem Autodirigida

23 dicas para você dar a si mesmo uma educação não convencional

Alex Bretas
A Arte da Aprendizagem Autodirigida
7 min readAug 25, 2016

--

Gente, estou super empolgado com este novo projeto e quero compartilhá-lo desde o início com vocês. Comecei a traduzir o livro The Art of Self-Directed Learning do Blake Boles com a permissão dele e vou postando os capítulos traduzidos, um por um, aqui no blog.

O livro, publicado em 2014, traz um conjunto de 23 histórias e insights para quem quer aprender e se desenvolver autonomamente em qualquer área do conhecimento. Ter conhecido esse trabalho foi um dos meus maiores achados recentes nas minhas investigações sobre autoeducação. Estou em contato com o Blake e ele também está muito entusiasmado com esta tradução.

Para mais informações sobre o trabalho dele, visite http://www.blakeboles.com. Para quem quiser comprar o livro original em inglês, entre neste link.

Abaixo, traduzi as primeiras linhas do livro e o resumo de cada uma das 23 histórias.

A Arte da Aprendizagem Autodirigida

No ensino médio ou na faculdade, alguma vez você já assistiu a uma aula sobre autoeducação? Uma aula que te ajudasse a aprender como aprender?

É, nem eu.

Ainda assim, seja qual for o momento em que terminarmos nossa escolarização formal — e frequentemente durante esse período — isso é exatamente o que precisamos fazer: aprender sobre tudo que é importante, por conta própria, sem um esquema prévio.

Pergunte a si mesmo: você gostaria de

  • construir algo do zero — um site, uma empresa, uma casa?
  • seguir um caminho de estudos autodirigidos ou pesquisa individual?
  • trabalhar numa área sem relação com sua formação ou com suas experiências prévias?
  • desenvolver-se de modo profundo e significativo?
  • viajar de forma independente?

Sim? Então você precisará da aprendizagem autodirigida. Nesses tipos de desafio, ninguém irá segurar sua mão. A única maneira de lidar essas questões é aprender seu próprio caminho de desvendá-las.

Mas a aprendizagem autodirigida (que eu definirei nos primeiros capítulos) não é apenas uma coleção de ferramentas práticas para se fazer as coisas: é também um modelo mental para te ajudar a viver uma vida bem diferente daquela dos seus amigos, família ou sociedade.

Este livro é uma compilação da sabedoria, das histórias e ferramentas que acumulei no trabalho com aprendizes autodirigidos por mais de uma década. Diferente dos meus primeiros dois livros, que escrevi especificamente para adolescentes e jovens adultos enfrentando a questão da faculdade, criei A Arte da Aprendizagem Autodirigida para:

  • estudantes de ensino médio e universitários que são apaixonados por aprender, mas que não estão satisfeitos apenas com as atividades escolares e querem ter mais controle sobre sua própria educação
  • adolescentes homeschoolers e pessoas desescolarizadas em geral que querem se engajar mais na sua autoeducação, tornando-a mais efetiva
  • jovens adultos que optaram por não fazer uma faculdade e que estão buscando um norte para suas educações em andamento e para suas escolhas de carreira
  • pais que querem apoiar seus filhos (e futuros filhos) no caminho da aprendizagem autodirigida
  • parentes e amigos céticos que poderão ver que a aprendizagem autodirigida não é uma divagação insensata, uma desculpa para quem quer evitar o trabalho nem um caminho irresponsável
  • adultos de todas as idades que querem moldar suas carreiras de modo a melhor refletir suas crenças pessoais
  • qualquer pessoa que não quer parar de aprender nunca

O livro inicia-se com uma explicação sobre quem eu sou e por onde estive, e então apresenta 23 histórias e insights para quem quer praticar a autoeducação de forma mais efetiva. Começo definindo o que é aprendizagem autodirigida e depois discuto assuntos como motivação, aprendizagem online, aprendizagem offline, meta-aprendizagem e a construção de uma carreira como aprendiz autodirigido. O capítulo final discute como fatores genéticos, privilégios, sorte e modelo mental influenciam a aprendizagem autodirigida. Ilustrações originais da minha amiga Shona Warwick-Smith acompanham os capítulos com o intuito de iluminar melhor as ideias contidas em cada um.

Aqui vai um resumo dos capítulos:

Introdução

O que eu aprendi no Acampamento de Verão, Descendo pela Toca do Coelho, Voltando à Superfície e O que Encontrei: a história da minha própria educação, como eu me juntei ao movimento da desescolarização e porque eu me tornei um “líder de torcida” da aprendizagem autodirigida.

Aprendizes e aprendizagem

1. A Menina que Navegou o Mundo: a aprendizagem autodirigida começa com um sonho de ir mais longe, ver além e se tornar algo mais do que os outros te dizem que é possível. Mas sonhar sozinho não é suficiente; você precisa lutar para tornar seus sonhos realidade.

2. O Que Aprendizes Autodirigidos Fazem: aprendizes autodirigidos tomam para si plena responsabilidade sobre suas educações, carreiras e vidas. Pense de forma consistente aonde você está indo, investigue todas as suas opções e, então, dê um passo corajoso a frente.

3. O Que Aprendizes Autodirigidos Não Fazem: não jogue o bebê fora com a água do banho. Abra-se para o mundo e encharque-se de aprendizagem o tanto quanto for possível.

4. Aprendizagem Consentida: rejeite a tirania da aprendizagem forçada, não importa quão desejável for o resultado final.

5. Autonomia, Maestria e Propósito: a combinação secreta de ingredientes da aprendizagem autodirigida não é tão secreta assim: encontre sua autonomia, maestria e propósito e você encontrará seu caminho.

6. Disciplina, Dissecada: autodisciplina não é um atributo universal que você tem ou não tem. Ela é resultado do encaixe das suas ações com o trabalho que é mais importante para você.

7. Prisões e Chaves: atitude é o recurso mais precioso de um aprendiz autodirigido. Para cada prisão, é possível encontrar uma chave.

8. Não Vá com a Primeira Resposta Certa: ao experimentar várias soluções diferentes para os grandes desafios da vida, as respostas certas irão aparecer.

APRENDIZAGEM ONLINE

9. Googlando Tudo: a internet é a ferramenta de aprendizagem mais poderosa já criada. Use-a desde cedo e sempre.

10. Enviando E-mails para Estranhos: pedir ajuda por e-mail é uma ação de baixo custo e baixo risco que tem um potencial de retorno imenso. Para quem você poderia escrever hoje?

11. Nossos Rastros Digitais: seus empregadores futuros vão googlar você; namorado(a)s futuro(a)s vão dar um Google em você; e até seus futuros filhos poderão te pesquisar no Google, então comece a preencher a internet com suas criações para que seus rastros valham a pena ser seguidos.

APRENDIZAGEM OFFLINE

12. Informação x Conhecimento: seres humanos ainda fazem muitas coisas que os computadores não são capazes de fazer. Não caia na armadilha de pensar que tudo pode ser aprendido online.

13. Sozinho, Junto: quando o desafio do trabalho individual fica sufocante, reúna uma comunidade de pessoas que compartilham o mesmo desafio.

14. Tribos Nerds: para construir uma vida social como um aprendiz autodirigido, encontre amigos entusiastas que o contagiem de automotivação.

META-APRENDIZAGEM

15. Aprendendo a Aprender: busque os professores, coaches e mentores na vida que prefiram te ensinar a pescar ao invés de simplesmente te dar o peixe.

16. A Aula de Dança: aprenda a dançar, e dance para aprender. A comunicação é sempre o fator-chave.

17. Sensualidade Indescritível: para ter uma ótima conversa com qualquer pessoa no mundo, tudo que você precisa fazer é PASMO e EPAE.

18. Prática Deliberada: para evoluir suas habilidades e adquirir maestria, encontre as pessoas e lugares que te levarão mais longe do que você jamais conseguiria sozinho.

GANHOS AUTODIRIGIDOS

19. Limpando Cocô para Chegar Lá: abrace as adversidades, faça o trabalho sujo quando necessário e sempre trabalhe pra você.

20. Paixão, Habilidade, Mercado: faça o que você ama, mas também se atente para as necessidades dos outros — é assim que a aprendizagem autodirigida pode se converter em ganhos autodirigidos.

21. Riqueza de Tempo: tempo é dinheiro, mas isso não significa que você precisa fazer mais dinheiro para ter mais tempo livre.

22. Dicas de Carreira de um Robô Dinossauro: para criar uma carreira autodirigida, construa mais do que um produto: construa uma personalidade.

23. Como Incendiar sua Mente: pare de focar nas partes incontroláveis da sua vida — genética, privilégios e sorte — e comece a trabalhar duro para desenvolver um modelo mental de crescimento (growth mindset). Esta é a verdadeira arte da aprendizagem autodirigida.

Notas, complementos, segredos e agradecimentos: mais informações sobre as fontes, histórias e ideias contidas neste livro, organizadas por capítulo.

Sobre o autor

Quer você seja um aprendiz autodirigido experiente, o pai ou a mãe de uma criança altamente independente, um estudante buscando novas possibilidades ou um recém-chegado ao terreno da autoeducação, este livro te dará as ferramentas e a inspiração para aprender mais efetivamente, de modo a abrir caminho para uma educação não convencional num mundo convencional.

Preparado? Então vamos lá.

Por uma nova forma de trabalhar e gerar valor

Ei! Sou o Alex. É com muita alegria que faço este blog.

Ofereço este e outros projetos gratuitamente para o mundo, mas ainda preciso de grana para me sustentar. Se quiser conhecer mais sobre o que faço, entre no meu site, e se entender que faz sentido sustentar meu trabalho com qualquer valor, apoie meu Unlock.

Qualquer coisa, entre em contato ;)

--

--

Alex Bretas
A Arte da Aprendizagem Autodirigida

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.