A Arte da Aprendizagem Autodirigida — Blake Boles

Tradução de Alex Bretas

Acesse o texto preliminar e o sumário do livro traduzidos clicando aqui. Veja abaixo os links para os capítulos anteriores:


2. O que Aprendizes Autodirigidos Fazem

É claro, você não precisa dar uma volta ao mundo de barco, travar batalhas judiciais ou fazer nada tão grandioso para se tornar um aprendiz autodirigido. Em mais de uma década pesquisando e viajando, conheci bem poucos aprendizes autodirigidos “brilhantes” ou “altamente capazes”, mas, por outro lado, conheci inúmeras pessoas que simplesmente decidiram assumir plena responsabilidade pela sua aprendizagem. “Gênios”, como John Taylor Gatto diz, “são tão comuns como terra”.

Pessoas que aprendem de maneira autodirigida são normais. Elas acordam de manhã, trocam de roupa e comem seu café da manhã. Escovam os dentes, checam seus computadores e alimentam seus animais de estimação. E, então, se perguntam: Para onde eu quero ir na vida, e como conseguirei chegar até lá?

Quando essas pessoas escolhem ir à escola, elas chegam no horário, fazem anotações e não atrasam seu dever de casa — isso porque a escola está as levando para onde elas querem ir.

Quando elas escolhem trabalhar em algo, elas se dedicam por longas horas, voluntariam-se para fazer as tarefas difíceis que os outros evitam e são promovidas — porque o trabalho está as levando para onde elas querem ir.

A diferença entre os aprendizes autodirigidos e as outras pessoas é: no momento em que eles sentem que a escola ou o trabalho escolhido não mais estão a serviço dos seus objetivos de vida, eles não permanecem neles. Eles cabulam o caminho usual, pegam mapa e bússola e começam a explorar novos territórios.

Ao invés de tolerarem uma situação escolar miserável ou improdutiva, aprendizes autodirigidos descobrem como conseguir uma educação nos seus próprios termos. Isso inclui mudar sua postura na escola, encontrar uma outra escola ou abandonar o modelo escolar em prol de outras estratégias educativas.

Se o trabalho começa a não ter significado ou não mais serve ao propósito de uma aprendiz autodirigida, em vez de se resignar a um emprego frustrante ou sem sentido, ela dá passos claros para melhorar sua situação. Isso inclui negociar diferentes responsabilidades no trabalho atual, buscar trabalhos melhores em outros lugares ou começar seu próprio negócio.

Aprendizes autodirigidos assumem total responsabilidade por suas educações, carreiras e vidas. Pense profundamente para onde você quer ir, pesquise todas as opções e então se mova com firmeza na direção escolhida.


Por uma nova forma de trabalhar e gerar valor

Ei! Sou o Alex. É com muita alegria que faço este blog.

Ofereço este e outros projetos gratuitamente para o mundo, mas ainda preciso de grana para me sustentar. Se quiser conhecer mais sobre o que faço, entre no meu site, e se entender que faz sentido sustentar meu trabalho com qualquer valor, apoie meu Unlock.

Qualquer coisa, entre em contato ;)