Metas… Quer ficar rico este ano?

Maike Robert
Dinheiro + Simplicidade
4 min readJan 5, 2016

Ano novo, metas novas… você já definiu suas metas para este ano?
Algo que sempre tento aplicar em minhas metas é ser o máximo específico possível, ou seja, nada de "este ano quero ficar rico" ou "quero emagrecer", acredito que a meta deve ser o esforço e não o resultado em si. Vou explicar.

Faça este exercício: liste seus objetivos e em seguida pense o que você realmente tem que fazer para que você consiga alcançá-los. Se quer emagrecer, que tal colocar como meta "beber mais água", "parar de tomar refrigerante", "comer a cada 4 horas", etc… Quanto mais específico você for, mais fácil será atingir seus objetivos.

Bom, e por que estou falando de metas? Porque dentre minhas metas para este ano está traduzir textos interessantes para que eu atinja dois objetivos: aperfeiçoar o inglês e dividir conhecimento com mais pessoas. Então para começar o ano, fiz uma tradução livre da matéria abaixo publicada no final de 2o15 pela Forbes com o título "Quer ser rico? Veja como pessoas ricas fazem isso", vamos lá:

Cada um de nós define sucesso de formas diferentes, mas na maioria dos casos construir riqueza (mesmo que seja apenas um colchão de segurança) é um fator importante.

No texto "Quer ser rico? Somente com o salário você não chegará lá" (em inglês aqui) eu compartilhei informações retiradas de um relatório do governo que mostra como 400 pessoas ricas ganharam seu dinheiro.

Esta informação foi coletada das declarações de impostos de renda e não há dúvidas de que a informação encontrada em declarações fiscais pode ser apenas uma versão da realidade. Um relatório compilado pelo Spectrem Group que continha 132 mil pessoas nos EUA com um patrimônio líquido de mais de 25 milhões de dólares tem uma abordagem diferente, observando as pessoas ricas para descobrir como eles dizem que fizeram o seu dinheiro quando o fisco não está envolvido.

Então, o que eles dizem que fazem para obter sucesso?

Trabalho duro: 87%
Educação: 78%
Investimentos inteligentes: 72%
Correr riscos: 63%
Ter uma vida frugal: 59%
Estar no local certo na hora certa: 56%
Sorte: 53%
Ter um negócio próprio: 46%
Obter ajuda de um consultor: 35%
Herança: 30%

O que podemos aprender sobre estes dados?

Se você quer ser rico: Será necessário trabalhar duro. Quase todas as pessoas ricas deram crédito ao trabalho duro pelo seu sucesso. (Isso pode soar como uma má notícia para a multidão que quer “viver de renda em uma ilha”.)

Educação também é extremamente importante. O estudo não diferencia se a educação é formal ou não, mas fica claro que pessoas ricas dão prioridade em melhorar constantemente seus conhecimentos, habilidades e experiência.

As vezes você precisa correr riscos. Mais da metade dos entrevistados disseram que correr riscos contribui para o seu sucesso. É claro que existe uma grande diferença entre o risco cego e o risco inteligente — aqui é onde a educação e a experiência fazem a diferença.

Mas você também precisa poupar o que você ganha, saber gastar da maneira correta. Mais da metade também citou ter uma vida frugal como um fator fundamental. (Arriscar seu dinheiro investindo em uma startup pode gerar um retorno significativo, já comprar um Porsche novo não.)

A sorte conta. Ter sorte e estar "no lugar certo na hora certa" foram dois pontos apontados por mais da metade dos entrevistados. Mesmo assim, é possível fazer a nossa própria sorte — você não pode estar no lugar certo na hora certa ao menos que esteja em busca de novas oportunidades. (O "local certo" nunca será sentado no seu sofá e esperando que a sorte lhe encontre.)

Não importa de onde você vem. Menos de um terço das pessoas com mais de 25 milhões de dólares receberam herança. Isto significa que dois terços saíram e criaram seu próprio sucesso.

Vejamos: trabalho duro, educação, correr riscos inteligentes, gastar dinheiro com sabedoria, esforçar-se para estar no local certo na hora certa, e trabalhar para criar seu próprio sucesso.

Estas parecem metas que você pode seguir?

É claro que consegue.

Tradução livre da matéria publicada na Forbes (em inglês) por Mark Eghrari. Veja original clicando aqui.

Se ainda der tempo, que tal incluir alguns destes itens em suas metas para este ano?

Quer saber mais sobre ter uma vida frugal? Veja este texto:

Ainda não formou seu colchão de segurança? Veja aqui como fazê-lo:

Já quer saber o que você poderá comprar quando chegar lá? Então leia:

Se gostou do texto, clique no “coraçãozinho” aí embaixo e compartilhe o texto no seu Facebook. Você ajudará para que este texto seja lido por mais pessoas.
Escreva uma resposta ou deixe uma nota para que eu possa saber sua opinião.

--

--

Maike Robert
Dinheiro + Simplicidade

Diretor de Produto e Co-Fundador AppTicket, Onne.link e Loymaker | Você ama ou odeia startups? Conheça o JeitoStartup 🚀