Protocolos de proteção

Allen Ribeiro Porto
A Bíblia, o Jornal e a Caneta
2 min readJul 17, 2019

Existe algo que me impressiona quando vejo alguns filmes em culturas como a dos Estados Unidos: o estabelecimento e o treinamento de protocolos bem definidos de segurança.

Quem lembra do clássico “Um tira no jardim de infância” (1991), talvez consiga recuperar, na memória, as cenas das criancinhas fazendo o treinamento para sair da escola em ocasiões de incêndio. As pessoas são treinadas para, em situações de crise, ter alguma clareza, a fim de tomar decisões corretas.

Não acho que seja tudo perfeito: certamente deve haver casos em que isso não acontece, e que alguém falhe bastante na preparação para tais eventualidades.

Mas essa ideia é desafiadora.

Muitas vezes, a dificuldade em nossas crises relacionais é ampliada porque, em vez de pensarmos com clareza para tomar decisões e seguirmos alguns hábitos saudáveis, agimos na base do desespero e ansiedade. Como resultado, machucamos a nós mesmos e às pessoas próximas.

Não é possível se preparar perfeitamente para crises relacionais: elas sempre terão algum impacto sobre nós. Mas é possível alimentar o nosso coração com a verdade, para que, quando as crises aparecerem, o seu efeito seja menos destrutivo do que poderia ser.

Parte fundamental desse treinamento é meditar sobre o evangelho e como ele reorienta os nossos relacionamentos. O evangelho providenciará novas perspectivas e novos hábitos relacionais que trarão saúde e alegria nos relacionamentos atuais, e prepararão o nosso coração para as eventuais crises.

Você está treinando o seu coração?

Na próxima semana teremos a terceira edição da Semana Resolvendo Conflitos com o Evangelho. De 22 a 27 de Julho falaremos sobre essas novas perspectivas e hábitos que podem ajudar profundamente os seus relacionamentos, ou podem capacitar você para ajudar outras pessoas em suas crises relacionais.

Se você deseja receber esses insights gratuitamente no seu whatsapp, basta fazer a sua inscrição em http://bit.ly/semanaconflitos.

Mas é importante que você faça logo a sua inscrição, pois as vagas são limitadas e só estarão abertas até a sexta-feira.

Vamos juntos?

--

--

Allen Ribeiro Porto
A Bíblia, o Jornal e a Caneta

Allen Porto é pastor presbiteriano na cidade de São José do Rio Preto, SP. É casado com Ivonete, e pai de Matias e de Lúcia.