O Que o Novo Filme da Lady Gaga Ensina Sobre Rejeição e Auto-Sabotagem

Esse texto não é uma crítica do filme, é apenas um relato sobre o soco que levamos ao fim da sessão.

Gui Grazziotin
A Caverna
3 min readOct 23, 2018

--

Pôster oficial do filme

Nasce Uma Estrela (A Star is Born) dá um soco no estômago de quem não se encaixa, de alguma forma, nos padrões da sociedade. Pudera, ele foca nos maiores medos: O medo da rejeição e a auto-sabotagem.

O filme conta a história de Ally (Gaga), uma garçonete que tem um vozeirão e se esconde por trás de um uniforme merreca de uma espelunca qualquer. Um dia, Ally consegue uma oportunidade de cantar no bar de uns amigos e, coincidentemente, conhece Jack (Cooper) que, de cara, se encanta pela voz e pela performance da menina.

Ally em seu trabalho “estável“

Jack é um músico de sucesso, mas que está com sua carreira em decadência por causa do álcool e das drogas. Eles rapidamente se apaixonam e o gato ajuda a alavancar a carreira de Ally. Algumas tretas acontecem durante o filme e a coisa se desenrola por aí.

Quero focar, especificamente, no crescimento da Ally como pessoa e como artista.

A menina não tem nenhuma perspectiva na carreira de cantora. Nenhuma MESMO! A coitada tem que trabalhar como uma doida pra sustentar um pai que é imbecil e irresponsável. Apesar desse cenário totalmente desfavorável, Ally é uma grande cantora e compositora.

Em um dos diálogos com Jack após uma noite de bebedeira e baderna, Ally, completamente alcoolizada, canta um trecho de uma composição dela para o moço. Naquele momento, ele descobre a estrela do filme e, na noite seguinte, canta a composição dela em seu show, mas não sem antes trazê-la ao palco para cantar junto.

Naquele momento, Ally descobriu o quanto é capaz.

A personagem da Gaga precisou que um terceiro pegasse ela pelo braço e mostrasse seu potencial para o mundo. Ally não tinha confiança nela mesma, Ally sofria de um problema de auto-sabotagem enorme.

O Que É Auto-Sabotagem?

De acordo com o site psychologytoday.com, auto-sabotagem é uma categoria de comportamento que cria problemas e interfere em nossos objetivos. Disfarçados de ótimas ideias, esses hábitos nos impedem de realizarmos nossas tarefas, buscarmos nossos objetivos, sairmos da zona de conforto, encararmos novidades. Exemplos de comportamentos de auto-sabotagem são procrastinação, uso excessivo de drogas, álcool e comida e, pasme, auto-mutilação.

E como a Ally usava esses comportamentos? Simples…

Ela não mostrava seu trabalho pra ninguém.

Talvez por medo da rejeição, por falta de confiança, por não acreditar que poderia dar certo. Os motivos são tantos e nos são tão familiares, não é?

O Que Podemos Aprender com Ally e Jack

Num raso resumo, podemos concluir com 3 palavras:

Põe teu trabalho na rua!

Opa…

Ninguém, absolutamente ninguém, sabe vender o seu trabalho mais que você mesmo. Lembra daquele projeto de blog que você engavetou? E aquele email de apresentação que você ficou de mandar? E aquele bar que pediu seu material e você nunca mandou?

Tem um projeto? Mostra pra alguém. Debate a ideia. Coleta informações. Vai ser fácil? Não mesmo, mas o mais importante é dar o primeiro passo. Até porque nem todo mundo tem um Bradley Cooper pra te jogar pro estrelato.

Aquele momento que você encara seu medo e apresenta sua obra. Que sensação maravilhosa.

E se der errado? Volta, refaz o planejamento e vai de novo! Você conhece o seu potencial! Não é errado errar. Aliás, o que é errar? (olha a ideia aqui prum próximo post)

Nasce Uma Estrela é um ótimo exemplo pra mostrar pra todo mundo que seus sonhos são tangíveis e possíveis de alcançar e que, mesmo na dificuldade, não estamos sozinhos nessa luta diária de sermos mais que meros coadjuvantes.

Se você conhece uma pessoa que pode estar precisando de uma injeção de ânimo, compartilha esse post com ela. Espero que possa ajudar de alguma forma.

OBS: Se você chegou até aqui, muito obrigado. Você está me ajudando a vencer a auto-sabotagem.

--

--