Ivonete

Eloisa Capraro
a coluna
Published in
2 min readJun 28, 2024

Depois de Thalita, vamos falar da Ivonete. De certa forma é quase uma covardia falar de uma pessoa que com certeza nem saberá disso, mas vou falar bem. Antes de tudo, preciso confessar que escrevi o título como “Marionete” e no texto repeti o nome, mas apareceu uma brecha de luz e lembrei que seu nome é Ivonete.

Na real, nem tenho certeza se é Ivonete, porque me deu um branco tipo igual quando a gente quer dizer que comeu ovo e só sai o “aquele negócio meio redondo que sai da galinha”, entendeu?

Mas tudo bem também porque a Ivonete, que não tenho certeza que chama Ivonete, sempre me chama de Maria. E não é porque ela chama todo mundo de Maria não — é porque minha irmãzinha caçula chama-se Maria, e nossos 12 anos de diferença não impedem que Ivonete-que-não-sei-se-chama-Ivonete nos confunda.

Pula para: estou na academia. Entra gritando a Ivonete. Ivonete-que-não-sei-se-chama-Ivonete é barulhenta, sempre espevitada.

Maria, fazer academia às 08h é bem melhor né?

Bem, não faço academia às 08h, aquele dia era uma folga não remunerada, mas tudo bem.

Hoje Ivonete foi às 06h e já chegou gritando por alguém que carinhosamente ela chamou várias vezes de “preciosa”. Conversa vai, conversa vem. Ela me olha e diz:

Falei para o meu neto que estou pagando R$100,00 por um piolho. Caí na gargalhada. Mas caí na gargalhada por causa da gargalhada dela — nem foi pela oferta do piolho.

Fui obrigada a dizer que por cem pila eu arranjo piolho para colocar nessa minha cabeça loira, ainda mais agora no modo economia em que estou.

A graça nem é do piolho do neto da Ivonete que nem existe. É que a Ivonete é daora. E essa coluna de hoje é para homenagear as pessoas que são “daora”. Porque caralho, existe gente mala no mundo, mas existem muitas Ivonetes.

A gente tá tão acostumada com cara feia — inclusive quando me olho no espelho e estou com fome — que quando aparece alguém que diz “bom dia” (SORRINDO) até para os aparelhos da academia, a gente estranha.

A gente estranha e se bobear chama de fingida, porque o povo gosta mesmo é de cara feia.

Será que essa pessoa é sempre assim? Agora é uma pergunta genérica, tá? Não é em relação à Ivonete porque sei que Ivonete é assim mesmo, conheço desde a minha adolescência — e não conta para ninguém, mas isso deve fazer mais de 20 anos.

Que o mundo tenha muito mais Ivonetes! Thalita, você também é legal, mas mandar as pessoas lerem o manual não dá. Em vez disso quero rir de piolho que é bem mais interessante.

Beijo para quem é de beijo e abraço para quem é de abraço.

--

--

Eloisa Capraro
a coluna

Há algum tempo tentando não ser uma sem-noção.