A Busca da Verdade em Três Estranhos Idênticos

Quando o autoconhecimento vira questão de vida ou morte

André Camargo
Revista Tudo é Sagrado
2 min readAug 17, 2021

--

Por André Camargo

Imagine chegar nervoso para seu primeiro dia de calouro na faculdade e ser recebido com sorrisos, abraços e beijos entusiasmados de pessoas que você nunca viu.

Até que um dos estudantes revela saber que você é adotado e, inclusive, confirma o dia do seu nascimento. É como você descobre que tem um irmão gêmeo.

Assim começa este que pulou direto para o top 3 da lista dos documentários mais impactantes que assisti. Impactante, veja, em um sentido humano e não por estardalhaços e pirotecnias.

Como, por exemplo, O Equilibrista (2008), Amy (2015) e Professor Polvo (2020).

Esse é também um daqueles filmes a respeito do qual quanto menos você souber antes de assistir, melhor.

Só vou te contar umas coisinhas— sem spoilers, portanto.

Quero compartilhar com você como especificamente o filme me impactou.

A história começa doce e encantadora, mas avança por regiões cada vez mais sombrias. Em pouco mais de uma hora e meia, passei do sorriso bobo para o queixo caído e então para um desarranjo emocional que permaneceria comigo por dias.

O que começa como o reencontro dos gêmeos de lindos cabelos encaracolados e um sorriso maior que o mundo se revela, no fundo, uma jornada agoniante de busca pela verdade sobre a própria existência.

Uma verdade que, talvez com mais frequência do que gostaríamos, acomoda cantos escuros e insondáveis como o porão de uma velha casa abandonada.

Gosto de pensar que nossos pais são por excelência os guardiões da verdade a respeito da origem de cada um de nós. São eles os portadores de lembranças que não podemos ter.

O problema da descoberta das próprias origens, que afinal nos toca a todos, se aprofunda e adensa, porém, quando a pessoa foi adotada em circunstâncias misteriosas.

Esse é também um documentário que revela algo a respeito das maneiras em que seres humanos manipulam outros seres humanos, até o ponto de arruinarem suas chances de felicidade — sobretudo quando protegidos do escrutínio público por interesses anônimos e poderosos.

Se decidir assistir, depois me conta.

Three Identical Strangers (2018)
Diretor: Tim Wardle
IMDb: 7,6
Onde: Netflix / YouTube (aluguel)

André Camargo é autor do livro “O Poodle de Schopenhauer” e do artigo mais lido do Linkedin em 2017.

Se ainda não faz parte, te convido a se inscrever na minha lista pessoal. Você receberá textos como este no seu email. É grátis.

Junte-se a mais de 3.000 leitores >>

--

--