O Estado Mental de uma Pessoa Normal

De acordo com um livro que mudou o rumo da minha vida

André Camargo
Revista Tudo é Sagrado
2 min readSep 10, 2021

--

imagem: Norbert Kundrak

por André Camargo

Andava fechado para balanço.

Peguei pra reler trechos da minha dissertação de mestrado, “Ética do Desapego”.

Encontrei lá uma citação impactante do livro A Mente Meditativa, de Daniel Goleman — o mesmo autor do best-seller Inteligência Emocional.

Esse livro teve um papel super importante na minha vida, mais de 25 anos atrás: abriu meus olhos para o universo fascinante da meditação.

Olha que interessante: um livro comum, sem nada de muito especial, no momento certo, redefine toda a trajetória de uma existência!

Ele motivou um dos mais importantes pontos de inflexão da minha história —um longo percurso em direção à religiosidade autêntica.

Em A Mente Meditativa, Goleman menciona o Abhidharma, tratado clássico de Psicologia Budista que descreve o estado mental de uma pessoa normal.

Segundo a visão clássica budista:

  1. Nossos processos mentais são marcados pela indolência e pelo torpor
  2. A força do hábito predomina
  3. As mudanças e adaptações são feitas lentamente, de má vontade e no menor grau possível
  4. O pensamento é rígido, inclinado ao dogma
  5. Leva muito tempo para aprender com a experiência ou com o conselho
  6. As afeições e aversões são fixas e preconcebidas
  7. No geral, o caráter mostra-se mais ou menos inacessível

É um retrato incômodo.

Outro dia estava refletindo sobre isso. Sempre tive facilidade com processos intelectuais. Ia bem nas provas mesmo com pouco estudo. Entrei em universidade de ponta, graduação e mestrado. E passei em concurso público super concorrido.

Por outro lado, e ainda que tenha melhorado, como eu ainda demoro para aprender com a experiência, na vida real!

Também percebo que tenho dificuldade de aceitar conselhos — talvez por falta de humildade, às vezes.

Preciso aprender a ser mais flexível em relação a minhas afeições e aversões.

Sei que tenho bastante a melhorar e essa percepção é estranhamente excitante.

E você, já parou alguma vez para observar como sua mente funciona?

André Camargo é autor do livro “O Poodle de Schopenhauer” e do artigo mais lido do Linkedin em 2017.

Se ainda não faz parte, te convido a se inscrever na minha lista pessoal. Você receberá textos como este no seu email. É grátis.

Junte-se a mais de 3.000 leitores >>

--

--