O Silêncio, A Espiritualidade das Coisas Cotidianas e uma Prece para Despertar a Coragem

André Camargo
Revista Tudo é Sagrado
3 min readJun 23, 2021
imagem: Hans Vivek / Unsplash

Nesta Mensagem você encontrará:

  • Uma citação sobre o silêncio que contém um insight poderoso
  • Um texto sobre o vestir-se como prática espiritual
  • Uma prece para elevar o coração

A Citação

Recebi pela newsletter de um artista que admiro pacas, o Austin Kleon. Saboreie sem pressa:

Silêncio não é a ausência de algo, mas a presença de tudo.

Gordon Hempton

Texto da comunidade

“Percebi que sim, quero expressar a minha sensualidade, de forma mais clara, com intenção. Permitir-me uma transparência, uma renda, permitir que a beleza se junte à utilidade, perceber que não há antagonismo entre essas qualidades. Não preciso deixar de ser bonita para ser inteligente nem deixar de ser sensual para ser séria. (…) Harmonizar essas energias dentro de mim é um exercício não apenas de montar looks nem comprar lingeries. É uma prática espiritual.”

Quem?

Rose Ruiz é consultora de estilo e trabalha com auto-estima e auto-expressão, principalmente com mulheres. Também é uma das facilitadoras da nossa comunidade de prática de Conversas que Importam.

Por quê?

Escolhi compartilhar o texto da Rose porque traduz de maneira viva algo que me é muito caro: a ideia de que a espiritualidade que fica na igreja, no templo e no mosteiro não é suficiente.

Me encanta a espiritualidade que transborda em casa, na escola, no trabalho e na rua — que se reconhece no ato de se vestir, por exemplo.

Me encanta um caminho espiritual que se expressa em cada gesto e em cada detalhe, como um jeito de viver a vida impregnado pelo divino.

A Prece

Que a minha prece seja,
não para ser protegido dos perigos,
mas para não ter medo de enfrentá-los.

Que a minha prece seja,
não para acalmar a dor,
mas para que o coração a conquiste.

Permita que na batalha da vida
não procure aliados,
mas as minhas próprias forças.

Permita que não implore no meu medo,
ansioso por ser salvo,
mas que aguarde a paciência para
conquistar a minha liberdade.

imagem: Wikipedia

Quem?

Rabindranath Tagore foi o primeiro não-europeu a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Foi também um polímata, isto é, uma pessoa versada em diferentes disciplinas.

Tagore era poeta, escritor, dramaturgo, compositor, filósofo, pintor e ativista social.

Nasceu no século 19 e morreu em 1941 — vivendo, portanto, na mesma época que Gandhi. Os dois nutriam um relacionamento de admiração e confronto intelectual.

Como?

Acho essa prece forte e revigorante. Caso tenha se identificado com ela, experimente recitá-la todo dia ao acordar, por pelo menos sete dias, e observe o que acontece.

É isso. Se cuide. Até a próxima!

André Camargo é autor do livro “O Poodle de Schopenhauer” e do artigo mais lido do Linkedin em 2017.

Atualmente, escreve sobre Autoconhecimento e Sabedoria Universal.

Caso ainda não faça parte da turma que recebe os textos dele por email, clique AQUI.

--

--