A experiência de assistir transmissões ao vivo de futebol

Gabriel Ruggiero
A disputa das redes nas telas
10 min readJun 22, 2021

Pra quem já foi a um estádio de futebol pelo menos uma vez, geralmente lembra da experiência para sempre. Mas existem outras formas de assistir partidas ou até de ouvir que podem marcar ainda mais.

A vontade de assistir todos os jogos que estivessem passando na TV era muito grande na minha infância e eu conseguia passar o dia inteiro assistindo futebol. Lembro de acordar nos fins de semana, ligar a televisão e assistir ao Campeonato Inglês na ESPN, logo depois começava o Campeonato Alemão, no final deste começava o Campeonato Espanhol na Fox Sports ou o Francês no SporTV, e já pra final da tarde estava assistindo o Campeonato Brasileiro. E dessa forma passava o dia vidrado na tela da televisão, sem nem perceber que o tempo passava.

Quantas vezes no carro, enquanto meus pais queriam ouvir música eu pedia para ouvir o jogo na rádio. A necessidade de consumir transmissões sempre me acompanhou. Com o avanço da internet, lembro a felicidade que era ler o lance a lance das partidas por site como globoesporte e Uol Esporte.

Captura de tela de uma transmissão por texto no ge

As transmissões ao vivo por texto ganham bastante espaço na internet, pela facilidade do consumo imediato, a instantaneidade das transmissões é uma das coisas que faz do futebol ser um dos esportes mais comentados do mundo. Esse tipo de transmissão é bem comum nas redes sociais. Os perfis dos clubes e das emissoras geralmente postam momentos do jogo durante a partida, porque muitas pessoas gostam de acompanhar os jogos pelas redes sociais, as vezes como segunda tela.

Quando as partidas não são transmitidas por vídeo, essa era a melhor forma de assistir aos jogos de futebol, por mais que possa parecer entediante, a espera e o suspense até a próxima atualização geram uma das melhores emoções ao consumir futebol. Mas quando as partidas são transmitidas por canais que não tem na sua televisão, ou nos canais de tv por assinatura, ou quando tem outras pessoas usando a televisão, saber que a partida está acontecendo e você não consegue assistir é triste.

E dessa forma a curiosidade paira sobre meu corpo e ao pesquisar no Google, encontro transmissões por sites ou canais das partidas mas que não são pelas emissoras. Um caminho que não é legal, das duas formas da palavra.

Captura de telas de canais no YouTube transmitindo partidas de futebol ilegalmente

Procurar essas transmissões pode ser fácil em jogos específicos, porém as contas que transmitem essas partidas tentam evitar a facilidade de achar, para que possam continuar transmitindo e não serem derrubados da plataforma por uso de conteúdo sem direitos de imagem.

Como é possível ver nas imagens acima, os títulos dos jogos com números ao invés das vogais, ou a tela na diagonal sem mostrar o logo da emissora. As pessoas se esforçam muito para poder transmitir as partidas abertamente.

Geralmente os jogos que eram transmitidos pela Internet eram retransmissões dos canais fechado da televisão. Um usuário conectava a sua televisão ao computador e transmitia a tela por diversos motivos: para ter audiência, para deixar pessoas que não tem a condição financeira de assinar esses canais assistir a partida, para dar uma oportunidade da pessoa que está fora de casa, sem a possibilidade de assistir na televisão e poder assistir pelo celular, entre outros motivos. Porém nada disso deixa a transmissão de forma legal.

Com o avanço das tecnologias e a oficialização das transmissões via internet e com as emissoras criando os próprios canais de streaming ou utilizando em seus canais nas redes sociais para transmitir as partidas. O número dessas transmissões piratas diminuiu, por serem transmitidas na mesma plataforma por emissoras com direito de imagem.

Apesar de tudo, em 2020 muitas transmissões piratas ainda são achadas com facilidade no Youtube e em outros sites. No caso do Youtube, pode aparecer a transmissão ilegal na homepage do usuário que se interessa por futebol e através do algoritmo aparece devido ao histórico de pesquisas ou de outros vídeos assistidos. Se o algoritmo consegue recomendar esse tipo de transmissão ao vivo ilegal na página inicial de outros usuários, o algoritmo não consegue parar a transmissão ou então banir a conta de postar vídeos e transmitir ao vivo na plataforma?

O Youtube até faz essa vistoria, porém não é tão eficaz e pode até demorar messes para banir contas. Inclusive as contas que transmitem ilegalmente parecem entender o algoritmo e conseguir fugir dessa punição com títulos diferentes ou com palavras diferentes das usuais para não serem achados com facilidade ou em alguns casos inclusive modificar o formato da tela, sem mostrar o logo da detentora dos direitos. Durante a transmissão é possível ver um texto dizendo outras opções para assistir, caso a transmissão “caia”.

Captura de tela de partidas sendo transmitidas ilegalmente pelo YouTube.

Para Eric Messa, gestor do núcleo de inovação em mídias sociais da FAAP é possível fazer uma comparação com a pirataria dos filmes que o consumo diminuiu após a entrada dos serviços de streaming com direitos autorais, mesmo sendo pagos:

Já vivemos uma época de pirataria muito mais forte do que hoje, e diminui por essas duas questões: a tecnologia avançou e trouxe o que as pessoas queriam e não precisando mais utilizar tanto os sites piratas e não era tanto uma questão monetária, pelo sucesso que o Netflix fez; e pela regulamentação também, aqui no Brasil não é tão forte esse movimento, mas na Alemanha, se você baixar um filme de Torrent, em uma semana chega pelo correio a taxa da multa que você vai ter que pagar por ter pirateado(…)O mínimo de regulamentação me parece necessário mesmo, porque se não, não vai ser possível seguir a frente com essas coisas.

Com as transmissões pelo Facebook da Copa Libertadores em 2019, comecei a notar momentos bizarros que estavam por vir no meio das transmissões. Ao assistir a partida, na parte esquerda a sala de bate-papo se movimentando. Eu desacreditado no que estava vendo. A vontade de conversar sobre futebol era grande, mas rapidamente a vontade se foi. As pessoas preferiam criticar a forma de assistir ou a qualidade, do que conversar sobre a partida de fato.

Captura de tela na partida entre Flamengo e San José pelo Facebook.

Não posso dizer como estava a transmissão das outras pessoas, mas na minha tela virou um entretenimento ler o bate-papo ao invés de ver a partida em sí. Como só tinha essa opção para assistir ao jogo se não no estádio, já que televisão não tinha os direitos de transmitir essa partida por nenhuma emissora. Foi uma das primeiras partidas que só tiveram essa transmissão, muitas pessoas não estavam acostumadas e não sabiam se comportar no bate-papo.

O duelo que era pra ser entre Flamengo x San José, virou uma batalha entre pessoas com uma boa conexão de internet contra as pessoas com uma conexão fraca. De um lado as pessoas reclamando da qualidade, do outro as pessoas falando que a transmissão para elas estava em boa qualidade.

Dentre esses comentários foi possível extrair uma discussão legal. O acesso ao Facebook é de graça, qualquer um com uma conta pode ver a partida, mas e a qualidade? Por mais que acessar seja de graça, ainda é preciso ter internet e cada plano te dá vantagens diferentes. Então dificilmente as pessoas vão ter a mesma experiência. Pessoas com um celular mais novo, com a mais nova atualização, devem assistir em uma qualidade muito mais alta.

Inclusive, em um dos gols do Flamengo nessa partida, parei, e fiquei observando a sala de bate-papo por 5 minutos e nada, ninguém no chat comemorou o gol, capturei a tela para registrar o momento cômico. Esse é um dos momentos que eu lembrarei para o resta da minha vida, o time considerado com a maior torcida do Brasil e nenhuma pessoa comemorou. A transmissão parecia mais importante do que a própria partida. E foi assim durante as primeiras transmissões de 2019 pelas redes sociais.

Captura de tela da partida entre Flamengo e San José no Facebook

Eu já tinha uma experiência com outras transmissões, principalmente com webrádios onde a sala de bate-papo geralmente comemora gol até quando não tem gol, para as pessoas que acham que a transmissão tem delay, e que estão assistindo atrasadas.

O Facebook Watch funciona tanto no computador como no celular. Para quem assiste no computador a sala de bate-papo fica no lado direito da tela e se o espectador não quiser ver, pode tirar e ficar com o jogo ocupando uma parte maior da tela. No celular ao assistir a transmissão as mensagens do bate-papo aparecem na parte de baixo da tela e acabam ocupando muito espaço. Com isso fica muito difícil de assistir a partida e as mensagens ao mesmo tempo.

Captura de tela de uma partida da Liga dos Campeões pelo celular

Esse comportamento foi notado em diversas outras transmissões durante o ano de 2020, campeonatos estaduais que foram transmitidos pelo Youtube devido a pandemia, tinham a sala de bate-papo cheia de torcedores de outros clubes e de outros estados. Resolvi capturar alguns momentos em que a sala de bate-papo parece estar fora de controle e não assistindo a partida.

Captura de telas de transmissões de federações com campeonatos estaduais de menos relevância nacional

Com isso, é legal ver que, apesar de muitas desses campeonatos serem pequenos e não muito populares em outras regiões do Brasil, a audiência é nacional e não somente um nicho regional. Essa é uma das grandes vantagens das transmissões por streaming, dar a possibilidade de fãs do esporte ou torcedores do time que estão morando em outras regiões, poderem assistir a jogos que na televisão não são transmitidos.

As federações e organizadoras de torneios criaram seus próprios canais pra transmitir aos jogos, essa é uma outra vertente das transmissões por streaming. Algumas transmissões são feitas por emissoras que compraram os direitos de imagens, outra são feitas pela própria organizadora do campeonato, e outras feitas pelo canal dos próprios clubes. Diferentemente da televisão que as transmissões ficavam somente nas emissoras.

Captura de tela de partidas transmitidas pelas redes sociais com mensagens ofensivas, sexuais, políticas e técnicas.

É possível identificar diversas falhas na moderação dessas salas de bate-papo em transmissões ao vivo na internet. Mensagens políticas, sexuais e tecnológicas são as mais comuns. Pela minha experiência assistindo diversas transmissões ao vivo, não somente de futebol, com salas de bate papo, dificilmente vai mudar, e o futebol (conteúdo mostrado na transmissão) não será o centro das atenções de muitas pessoas. A opção de retirar a sala de bate papo, é importante e necessária, mas não dá para ignorar o falta de moderação em transmissões oficiais. Dá para ignorar o fato dessas redes sociais não tomarem atitudes mais pesadas com pessoas que são tóxicas.

Com todas essas formas de transmissão ao vivo de futebol, a utilização da sala de bate-papo parece ser o caminho mais interessante para a interatividade entre torcedores e as emissoras. Porém ainda não está otimizada, mas que com o tempo deve melhorar. Eric Messa, acha que tanto as pessoas vão amadurecer com a ideia do bate-papo, como também as plataformas vão criar formas para evitar as falhas que atrapalham a experiência dos torcedores durante a partida.

Porém outras formas interessantes nas transmissões por streaming na internet vem aparecendo com mais frequência.

O Esporte Interativo com os direitos de imagem para transmissões da Liga do Campeões teve de se adaptar, pois durante esse torneio, nas fase de grupos, podem ter seis partidas no mesmo horário e outras duas um pouco antes. Seria preciso uma equipe muito grande de narradores e comentaristas pra ter uma transmissão completa para cada partida. No canal de streaming pago, EI Plus, algumas partidas ficam disponíveis com o Som Ambiente. O Esporte interativo adicionou até a função Mosaico, com a tela dividida em quatro, mostrando quatro jogos ao mesmo tempo e com um comentaristas conversando sobre os jogos.

Captura de tela em 2020 do EI Plus.

Assistir a partidas com som ambiente é interessante, é uma experiência mais parecida com a de estar no estádio, muitas vezes prefiro essa a forma do que acompanhar uma narração lance a lance. Em 2019, ouvindo somente os cantos e vibrações das torcidas em cada lance, era de arrepiar. Porém em 2020 com os estádios sem torcida devido a pandemia e as partidas ainda acontecendo, os jogos transmitidos com som ambiente, mostra um lado que dificilmente conseguimos ouvir em outras transmissões: a comunicação entre os jogadores e técnicos. Talvez por uma vontade de saber como eles se comunicam e como conseguem mudar taticamente um time, essa forma de transmissão ficou sensacional.

É por momentos como esse que as transmissões me fazem nostálgico na vontade de assistir futebol o dia inteiro. Mas são em momentos de transição e difíceis que se tem de ter paciência. Torcer para as punições se tornarem mais severas em relação à mensagens na internet e voltar a se divertir.

--

--

Gabriel Ruggiero
A disputa das redes nas telas

Jornalista esportivo e amante de competição. Contato via Twitter: @gabriel_rugg