Como funciona o mercado das transmissões de futebol ao vivo?

Gabriel Ruggiero
A disputa das redes nas telas
12 min readJun 26, 2021

Para entender as transmissões ao vivo de futebol, também é preciso entender o mercado para conseguir transmitir partidas. Grande parte envolvendo a competitividade entre as emissoras para conseguir os direitos de cada campeonato. Dentre as transmissoras de futebol ao vivo no Brasil entre 2019 e 2021 estão: Grupo Globo (Rede Globo, SporTV, Premiere e globoesporte.com), Band, SBT, Record TV, TV Brasil, TNT Sports(TNT e Space), ESPN, Fox Sports e DAZN.

Photo by David McEachan from Pexels

Dentre essas emissoras, essa reportagem vai mostrar como foi o processo de compra e venda dos direitos de imagem dos times, e como cada canal parece seguir caminhos diferentes.

O Campeonato Brasileiro da Série A de 2019 a 2021 teve transmissões majoritariamente do Grupo Globo, dividindo em: Rede Globo(TV aberta), SporTV(TV fechada), Premiere(TV streaming), Globoesporte (streaming) e também alguns jogos serão transmitidos pela Turner na, TNT(TV fechada) e EI plus/Estádio TNT Sports(streaming).

Começando pela TNT Sports que até 2020 se chamava Esporte Interativo, e desde 2019 começou a transmitir o Campeonato Brasileiro para espectadores de TV por assinatura e streaming na internet. Até então o canal era mais conhecido por transmitir a Liga dos Campeões desde 2015. O Esporte Interativo tinha um canal televisivo até 2018, fora da televisão o grupo já tinha uma plataforma de streaming “EI Plus”. Com o fechamento do canal na TV, algumas partidas de maior relevância na Liga dos Campeões, foram e ainda são transmitidas nos canais Space e TNT, que também fazem parte do Grupo Turner, dona do Esporte Interativo.

Em janeiro de 2021, o Esporte Interativo passou por outra mudança, o canal passou a ser chamado de TNT Sports. A Warnermedia é dona do Grupo Turner, que por si é dona da TNT Sports. A mudança no nome não afetou muito as transmissões do canal. A plataforma de streaming “EI Plus” passou a se chamar “Estádio TNT Sports”.

Voltando para 2019, quando o canal conseguiu os direitos para transmitir o Campeonato Brasileiro, a única forma de transmitirem os jogos era tendo um contrato com os dois times que se enfrentariam na partida. Até então a Globo era a detentora dos direitos e transmitia o campeonato pelo SporTV e Premiere na TV por assinatura e na plataforma de streaming na internet sem concorrência.

Em entrevista para a realização dessa reportagem, Carlos Gomes Souza, jornalista, atualmente na TV Cultura como chefe de transmissão da Formula Indy:

“O advento da internet impactou o negócio das transmissões ao vivo. Por exemplo, vamos falar da TV Globo, que é o grupo de comunicação mais forte do país. A Globo tem os direitos do Campeonato Brasileiro exclusivos para Tv aberta e direitos divididos para tv fechada. Ou seja, pela primeira vez a gente percebeu que essa mudança com a questão do celular e internet, mudou completamente o jogo. A TV Globo teve que aceitar, uma empresa bilionária como a Warner que é dona da Turner, que é dona da TNT Sport, dividindo os direitos pela tv fechada.”

A TNT Sports conseguiu entrar em acordo com sete clubes da Série A em 2021: Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos. Portanto, só podem transmitir os jogos entre essas sete equipes. No total tem o direito de transmitir 84 jogos. O Campeonato Brasileiro tem 38 rodadas e o canal teve pelo menos uma partida sendo transmitida por rodada. A TNT Sports também assinou com clubes da Série B (Ponte Preta, Paraná, Criciúma, Coritiba e Guarani), Série C (Juventude, Paysandu, Sampaio Corrêa, Santa Cruz) e Série D (Joinville) até 2022. Porém só poderá transmitir jogos, caso essas equipes consigam subir para a primeira divisão brasileira.

O Brasileirão Série B em 2021 continuará tendo transmissões exclusivas do Grupo Globo (SporTV e Premiere) mesmo que alguns clubes tenham contrato com a Turner, pois o contrato serve apenas para a elite do futebol brasileiro, portanto apenas em caso de promoção desses clubes para a Série A em 2022 teriam seus jogos com a transmissão pela TNT Sports.

O Brasileirão Série C que até 2018 era transmitido exclusivamente pelo Esporte Interativo, a partir de 2019 começou a ser transmitido pela DAZN que estreou um canal de streaming no Brasil e fechou uma parceria com a CBF para transmitir a competição em 2019, e até 2021 ainda a transmite.. A emissora alemã começou a fazer enquetes nas redes sociais para saber qual jogo o público gostaria de assistir.

A DAZN também conseguiu os direitos para transmitir as partidas da Copa Sul-Americana de 2019. As primeiras fases da competição foram transmitidas abertamente pelo Facebook, Youtube e ainda teve uma parceria na televisão com a RedeTV, porém para a fase de mata-mata, a DAZN estreou a plataforma de streaming e que terá exclusividade nas transmissões. Em 2020 porém, a DAZN devolveu os direitos da competição para a CONMEBOL, devido a crise gerada pelo coronavírus.

A CONMEBOL(Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou em outubro de 2018, que os as competições de 2019 até 2022 terão transmissões via Facebook em alguns jogos. Todas as quintas-feiras de 2019 terão jogos ao vivo pela rede social transmitida para todos os países membros da confederação. Já nas partidas de terças e quartas-feiras, as partidas serão transmitidas ao vivo e simultaneamente com outros meios para os países de fala hispana da Confederação. Ao todo, o Brasil terá 27 jogos transmitidos exclusivamente pelo Facebook Watch em parceria com a Fox Sports. Em 2020, a maior parte das partidas foram transmitidas pela CONMEBOLTV, plataforma de streaming paga criada em parceria com a Band.

Como a Globo não entrou em acordo com a CONMEBOL para os direitos da Copa da Libertadores, a confederação conseguiu um acordo com a SBT para as transmissões da competição em TV aberta, no Brasil em 2020 e 2021.

A Libertadores em 2021 está sendo transmitida por 4 plataformas diferentes. Na televisão aberta pelo SBT; pela tv por assinatura na FoxSports com parceria com a ESPN; pelo streaming aberto no FacebookWatch e pelo streaming por assinatura na CONMEBOLTV. Libertadores com 4 plataformas diferentes

Para Carlos Gomes, que trabalhou como diretor do Canal Combate e diretor executivo de eventos do SporTV entre 2013 e 2016, ressalta o momento das plataformas de streaming:

“Esse é o grande momento, são as plataformas de streaming, OTT( Over The Top) que chegaram. Hoje em dia as pessoas estão migrando, as pessoas querem assistir ao conteúdo não importa onde estão, elas não são mais fiéis como eram antes. Tanto que você percebe que a TV Globo tá abrindo mão de uma quantidade enorme de conteúdo, porque na verdade já não se tem como monetizar tudo isso. Ela vai manter, na verdade, a partir de agora, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa do Mundo. Vai abrir mão de um monte de coisa porque na verdade não há dinheiro no mercado pra tudo isso. Isso tudo foi um movimento de direitos que foi começado por essas plataformas de streaming.”

A Copa do Brasil é transmitida pelo Grupo Globo. As primeiras fases tiveram jogos transmitidos na Rede Globo, no SporTV e no Premiere. Desde 2013 até 2018 a Fox Sports também transmitia o torneio, porém decidiram não renovar o contrato com a Globo que é a detentora dos direitos de imagem.

A Globo pode ser a maior emissora televisiva do Brasil, mas isso não significa que consegue entrar em acordo com os times com facilidade. Em 2017 a primeira transmissão exclusiva por streaming na internet foi realizada pelo não acordo entre a emissora com Athlético Paranaense e o Coritiba. Em 2019, o Palmeiras não entrou em acordo com a Globo no início do Campeonato Brasileiro, dentre os 20 times, o Palmeiras foi o único que não tinha um contrato com a emissora. O primeiro jogo do Palmeiras foi transmitido pelo Esporte Interativo, mas isso não era possível toda rodada, isso ocasionou em muitos torcedores tendo que ouvir os jogos do clube pela rádio, já que o Esporte Interativo não tinha contrato com os outros adversários.

A Globo só chegou a um acordo com o Palmeiras, após seis rodadas do Campeonato Brasileiro de 2019. Com o acordo o Palmeiras teve seus jogos televisionados pela Rede Globo. Em 2021, o Athlético Paranaense é o único clube que não tem contrato com o Premiere, para transmissão no pay-per-view ou na plataforma de streaming do canal pertecente a Globo.

Em 2020, a Globo deixou de transmitir o Campeonato Carioca, após um desentendimento entre o Flamengo e a emissora, pois a transmissão do jogo entre Flamengo e Boa Vista foi feita pela FlaTV no YouTube. No final, o YouTube foi a plataforma em que os jogos das finais do campeonato foram transmitidos. As transmissões foram consideradas as mais populares de 2020 no YouTube Brasil.

Apesar desse da popularização das transmissões pelas redes sociais, Carlos Gomes alerta que a televisão segue na frente das plataformas de streaming:

“É uma plataforma, vai atrair muitas pessoas, milhões de pessoas, mas mesmo assim, minha mãe não vai assistir, nada substitui você está vendo em uma televisão grande sentado no conforto da sua casa com duas ou três pessoas interagindo. Existe um público grande para isso, mas não é tudo isso. Se você perceber, o Facebook desistiu de patrocinar a Liga dos Campeões no Brasil, não vai mais transmitir a Liga dos Campeões na próxima temporada, porque ela não recebeu o feedback que gostaria. Nos próprios grandes conglomerados de internet estão se adaptando. O streaming na verdade vai ser passado na televisão. Assistir um jogo no celular, não é o melhor cenário. A tendência é crescer cada vez mais, mas ainda nada substitui a televisão. A televisão ainda tem o seu grande público.”

A TNT Sports tinha um contrato com o Facebook para transmitir os jogos da Liga dos Campeões pela rede social, porém após o fim da temporada 2020–2021, os jogos não foram mais transmitidos pelo Facebook. No dia 2 de junho de 2021, a TNT Sports transmitiu jogos das seleções europeias pelo aplicativo TikTok. A rede social, focada em vídeos curtos, já tinha sido a sede de transmissões de futebol, em sua função ao vivo. Com um formato muito parecido com transmissões ao vivo das outras redes sociais.

No total um torcedor que queira assistir todos esses campeonatos por streaming, teria que pagar separadamente R$179,50/mês sendo que alguns jogos acontecem ao mesmo tempo, portanto não é possível assistir a todos. Do outro lado, um torcedor que assina um pacote de uma operadora, de televisão fechada com canais de esporte, paga no primeiro ano, R$109,90/mês e consegue assistir Fox Sports, ESPN, SporTV, fora as emissoras de TV aberta. Portanto o assinante da operadora, mesmo pagando R$109,90 no primeiro ano, depois passa a pagar R$144,90, fora o ajuste anual que pode aumentar ainda mais a conta. Esse usuário não conseguiria assistir a Copa Sul-americana que não tem canal televisivo, e também os jogos exclusivos do Facebook da Copa Libertadores da América, porém os torcedores que quiserem assistir aos jogos pela rede social não precisam pagar nada.

Em 2010, 13 grandes clubes brasileiros e o CADE(Conselho Administrativo de Defesa Econômica) se juntaram para discutir com a Globo os direitos de transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro. O Clube dos 13, que existe desde 1987, gerou diversos problemas para as emissoras concorrentes à Globo, mas principalmente para clubes que não estavam neste grupo. Essa agremiação acabou não funcionando do jeito que tinha potencial, principalmente devido a problemas internos entre os clubes que muitas vezes não conseguiam entrar em acordo. Em 2011, os clubes foram saindo de pouco em pouco e hoje é cada um por si, tentando conseguir um bom acordo com a Globo e outras emissoras interessadas, por enquanto a TNT Sports é a única alternativa para insatisfeitos com a Globo.

Nas outras emissoras, a ESPN e a FoxSports fazem parte do Grupo Disney. As duas emissoras são fortes no mercado esportivo mundialmente. Em 2020, as emissoras começaram um processo de fusão, com as camisas utilizadas com logo das duas emissoras; tiveram partidas da Libertadores, que eram transmitidas pela Fox Sports, sendo transmitidas pela ESPN; programas feitos com comentaristas das duas emissoras no mesmo estúdio. Apesar da junção das duas emissoras, as duas marcas ainda existem, os canais de televisão ainda estão disponíveis e as redes sociais também são separadas uma das outras.

Para João Palomino a fusão entre as duas emissoras está em um processo natural;

“Eu acho que toda fusão gera confusão, nesse caso: 1 + 1 não é 2. É 1,25 ou 0,93. Fusão, não junta as duas equipes, há duas pessoas com o mesmo talento em cada emissora. Esse momento é natural em uma fusão.”

A TNT Sports, se mostra aberta para tentar chegar em diversos mercados e plataformas de streaming. Em 2017, já fazia transmissões pelo Facebook e pelo Youtube. Desde 2018, transmitia a principal competição europeia pelo Facebook e chegou a conquistar um recorde de audiência (pico de 4,2 milhões de espectadores ao mesmo tempo) em uma partida de futebol pela rede social em 2020 coma final do torneio. Em 2021, a TNT Sports transmitiu jogos das seleções européias pelo TikTok e transmite alguns programas da emissora na Twitch. Hoje a emissora ainda utiliza o Youtube, TikTok, o próprio site de streaming Estádio TNT Sports e os canais de televisão Space e TNT para transmissões de jogos ao vivo.

O futebol feminino também entrou nessa forma alternativa, já que as emissoras televisivas ainda não tinham entrado em acordo para ter os direitos de transmissão até o início do campeonato, pelo menos um jogo por rodada do campeonato foi propagado pelo Twitter em parceria com a CBFTV e o Campeonato Brasileiro Feminino de 2019.

Para assistir a esses jogos no Twitter não precisa nem de uma conta na plataforma, apenas uma conexão ativa com a internet. Portanto é apenas entrar na página do “Brasileirão Feminino” e ver a partida sendo transmitida. Outra característica do uso das redes sociais como o Facebook, Youtube e Twitter em transmissões de futebol, é que mesmo após o final do jogo, é possível acompanhar toda a transmissão novamente a hora que quiser.

O diretor de parcerias de esportes do Twitter para a América Latina, Pitter Rodriguez, afirmou em entrevista para a CBF no dia 15 de março de 2019, disse que:

“Com essa parceria (com o Campeonato Brasileiro Feminino), levamos aos nossos usuários e anunciantes a possibilidade de ver e valorizar o esporte feminino. Mais do que isso, estamos muito felizes em apoiar a modalidade, como uma plataforma que dá ao futebol das mulheres o espaço que ele merece”

“O Twitter é uma plataforma que sempre está ao lado do esporte e do futebol. Vê-la apostando no feminino, e tendo em vista a visibilidade que a plataforma pode dar, nos enche de esperança para o futuro da categoria”.

Durante a sétima rodada do campeonato, foi anunciado que a TV Bandeirantes iria exibir na TV aberta pelo menos um jogo da competição por rodada.

As transmissões de futebol que já estavam divididas nos canais de televisão agora também se dividiram na internet. Com os sites de streaming dos próprios canais televisivos e também nas redes sociais como Facebook, Twitter , TikTok e Youtube transmitindo partidas do futebol brasileiro, fica cada vez mais difícil de acompanhar todos os campeonatos.

Por outro lado, existem sites especializados em streaming e live-streaming de futebol. As emissoras de televisão também criaram sites para assinantes de seus canais na TV. Globo/SporTV,SBT, Record, Band e ESPN. Nesses sites é possível acompanhar os programas que estão no ar ao vivo em algum canal da emissora e reprises de programas, incluindo partidas que foram televisionadas.

Dentre as transmissoras de futebol com relevância aqui no Brasil, a DAZN, empresa alemã, e a TNT Sports, não têm canais de televisão. Alguns jogos são transmitidos no canal TNT, porém a programação não é sempre da TNT Sports, por isso não consideramos como canal televisivo. A TNT Sports utiliza os canais nas redes sociais e na sua rede de streaming para transmitir os programas gravados e ao vivo.

Segundo uma pesquisa na Aemanha feita em 2018 pela Deutsche Fussball Liga (Liga Alemã de Futebol), as novas gerações dos alemães estão cada vez mais consumindo futebol com a segunda tela.

Giovanni Soave, fã das transmissões de futebol, considera que muitas vezes enquanto assiste uma partida na televisão, está conectado ao celular também. Giovanni complementa que raramente assiste televisão sem ser para ver conteúdo esportivo. mas que mesmo assim considera que a TV por assinatura ainda será a forma mais utilizada de consumir conteúdo ao vivo de futebol.

Se durante transmissões pela televisão os espectadores utilizam uma segunda tela para interagir com as redes sociais e conversar com amigos. Quando uma transmissão é feita para streaming no celular, os internautas precisam utilizar a tela do computador como a segunda tela, isso se tiverem um computador.

Captura de tela do aplicativo One Football, com a possibilidade de assistir partidas ao vivo, pelo celular

Apesar da pesquisa trazer a informação que grande parte dos consumidores usam a segunda tela e que gostam de assistir pelo computador e que estariam dispostos a pagar para assistir. Em 2020 a Bundesliga fez um acordo com o aplicativo One Football, para transmitir para o Brasil todos os jogos das principais divisões da Alemanha através de seu aplicativo que só funciona em celulares e tablets. O aplicativo pode ser baixado de graça e não é preciso fazer nenhuma compra para ter acesso aos jogos.

Até 2019 as transmissões desse campeonato eram feitas por canais da tv de assinatura: na ESPN ou pela Fox Sports. Com os direitos de imagem sendo distribuídos para o aplicativo de futebol, a única forma de assistir a esse campeonato pela televisão ficou com a Band, em canal aberto, mas que não transmite todos os jogos. Enquanto que no aplicativo todos os jogos ficam disponíveis para os usuários assistirem.

Na transmissão por esse aplicativo, durante a partida é possível voltar até 10 minutos para acompanhar ou rever lances. E o acesso é somente durante a partida, após o fim da transmissão, a partida não é disponibilizada online. Diferentemente de outras plataformas de streaming, mas mais parecido com o formato da televisão.

No ponto de vista da pesquisa, é muito bom ter as transmissões armazenadas em sites, e torcedores que gostaram da partida podem rever a emoção por completo anos depois.

--

--

Gabriel Ruggiero
A disputa das redes nas telas

Jornalista esportivo e amante de competição. Contato via Twitter: @gabriel_rugg