10 Receitas de Fondue Para Você Se Deliciar no Frio

Um dos motivos pelos quais o inverno faz tanto sucesso por aqui são as comidinhas que vem com ela. Ficamos o ano todo esperando um friozinho para comer um belo fondue. Quem aí também?

Pensando nisso, reunimos 10 receitas de fondue diferentes pra variar do tradicional carne, queijo e chocolate que estamos acostumados. Aproveitem para reunir os amigos e surpreender a galera com essas ideias e receitas super fáceis.

1. Receita de Fondue de Queijo Brie

Queijo Brie derretido é tudo de bom. Para o fondue de queijo Brie basta você colocar uma peça inteira do queijo em um rechaud, regar com melado ou mel e salpicar folhinhas de tomilho fresco. Para acompanhar faça torradas com baguete italiana. Corte-as em rodelas, esfregue um dente de alho, regue com azeite e leve ao forno até ficar crocante.


2. Receita de Fondue de Cachorro Quente

Cachorro quente é de longe uma das junk food favoritas de muita gente e quando vimos essa ideia de servir na panela de fondue, achamos genial. Basta usar mini salsichas, bisnaguinha e os acompanhamentos de sua preferência. No nosso hot dog não pode faltar milho e batata palha.


3. Receita de Fondue de Oreo

Esse biscoito dispensa apresentações, afinal é unanime no quesito adoração. Transformá-lo en fondue então! Você vai ter que separar o biscoito do recheio e preparar um creme, tipo brigadeiro branco, com leite condensado, manteiga, creme de leite e o recheio. Aí é só adicionar o biscoito triturado e servir com morangos ou o que a sua criatividade permitir.


4. Receita de Fondue de Caramelho e flor de sal

Caramelo e flor de sal é do tipo de doce + salgado que foram feitos um para o outro. Para fazer essa receita de fondue, basta derreter balas de caramelo, adicionar creme de leite e uma pitada de flor de sal (ou sal fino mesmo). Pode ser servido com maçã e pretzel.


5. Receita de Fondue Romeu e Julieta com Cheesecake

No liquidificador, coloque 1 lata de leite condensado, 395g de creme de leite fresco e 200g de cream cheese. Bata por 3 minutos. Coloque em copinhos de café e leve ao freezer por aproximadamente 1h30.

Triture 1/2 pacote de biscoitos ao leite e reserve. Retire do freezer os copinhos (depois de 1h30) e coloque uma camada de biscoito triturado em cada copinho (firme com o dedo). Coloque um palito de dente no centro de cada copinho. Leve ao freezer por 3 horas, ou até endurecer.

Em uma panela com fogo baixo, coloque 500g de goiabada (picada grosseiramente) e aproximadamente 1 xícara de água. Acrescente a água aos poucos. A goiabada deve estar com consistência líquida, mas bem cremosa. Desenforme o sorvete dos copinhos e sirva em seguida.


6. Receita de Fondue de Doce de Leite

Doce de leite tem seu valor e esse fondue é mega fácil! Basta colocar na panela doce de leite (escolha um de boa qualidade) com creme de leite, para ficar mais suave e pronto. Pode servir com cubinhos de brownie, churros e outras delícias mais.


7. Receita de Fondue de Sushi e sashimi

Alguém imaginava que fondue também poderia ser servido com sushi e sashimi? Para o molho, misture creme de leite, saquê, cream cheese e deixe apurar até obter uma consistência cremosa. Para temperar, acrescente a gosto wasabi, shoyu e gengibre ralado.


8. Fondue de Massas Italiano

E por que não um fondue à moda italiana? Basta preparar o seu molho favorito — sugerimos pesto, branco ou ao sugo, e servir com capeletes ou raviólis já cozidos. É uma ótima ideia para aquelas massas prontas que encontramos nas geladeiras dos mercados.


9. Fondue de marshmallow e chocolate

Porque fondue só de chocolate é pouco. Gostoso mesmo é com uma boa camada de marshmallow derretido por cima. A dica é preparar o fondue de chocolate clássico, cobrir com bolinhas de marshmallow e levar ao forno para gratinar. Aí na hora de servir você pode escolher o que bem entender. Afinal doce com doce é sempre bom.


10. Fondue de queijo com cerveja e queijo canastra

O tradicional fondue de queijo pode ter um toque especial se preparado com cerveja no lugar do vinho branco. Outra dica que damos é substituir os queijos clássicos da receita pelo nosso delicioso queijo canastra. Fica uma delícia com pães mais encorpados e temperados como o pão de cebola.


É muita delícia para um post só e é até difícil escolher uma receita. Nossa dica é você reunir os amigos e preparar um belo festival de fondue com muito vinho! Fala que não é o programa perfeito? Se fizerem algum em casa conta pra gente como ficou, ok? E quem tiver alguma receita de fondue diferente também pode compartilhar aqui ou na página do Facebook.

Veja também

Valeu a pena ler?

Por favor, clique no 💚️ abaixo para ajudar outros a encontrar esse artigo, deixe um comentário e se inscreva em nossa newsletter. Obrigado por ler! 👍

Matéria original publicada em Drops das Dez