6 Coisas que Chefs Odeiam, Mas Que Clientes Fazem o Tempo Todo

VestChef
A Faca Que Fala
Published in
4 min readJun 19, 2017

Chefs são animais sensíveis que, por mais durões e esquentados que a profissão exija que sejam, podem se aborrecer facilmente.

Trabalham com altos níveis de estresse em um ambiente de calor elevado, que os deixa mais propensos a perder a cabeça (e chefs são famosos por isso) — mas o que é que realmente os perturba? O que é que realmente faz um chef querer ir até a sua mesa e esmagar o prato que você está comendo na hora?

Criamos uma pequena lista, seis coisas que os clientes fazem que realmente chatearam os chefs, desde sair para fumar depois do primeiro prato até deixar de cancelar uma reserva.

Abaixo estão os seis primeiros, mas gostaríamos que você ajudasse a adicionar a esta lista, compartilhando o que você odeia na nossa página do Facebook.

1 . Ausências

No mundo dos restaurantes, especialmente em restaurantes refinados, as margens são apertadas. Se entre quatro meses, uma não aparece, pode causar um impacto significante nos negócios e é uma das coisas que os chefes mais odeiam. Se você não poderá comparecer à sua reserva, informe ao restaurante — mesmo que você tenha menos de 24 horas para a marcação, eles ainda têm uma chance de preencher sua vagado que se descobrirem que você chegará depois de 20 minutos que você deveria estar lá. Não cumprir o combinado realmente é o pior.

2. Chegar instantes antes do fechamento

Isso realmente vai chatear a cozinha — não pense que uma refeição feita às 23h30 seja a mesma que uma preparada no início do serviço — simplesmente não é. A equipe da cozinha está cansada, os melhores ingredientes foram usados e eles já ativaram o modo ‘ir para casa’. Um pedido feito neste momento chegará com boa apresentação, mas você não vai sentir o sabor do amor.

3. Sair pra fumar entre os pratos

Isso certamente prejudicará a cozinha por alguns motivos simples. Primeiro: eles provavelmente tiveram que diminuir o fluxo de trabalho para que seu prato seja servido enquanto você está sentado — isso tem uma repercussão em todas as outras ações que seguem. Segundo: o tabagismo altera totalmente o seu gosto — você não vai sentir os sabores sutis que a cozinha passou várias horas refinando.

4. Menu Loucura

Há uma razão para os clientes serem aconselhados a solicitar menus para toda a mesa — é a única maneira de a cozinha poder servir o menu de degustação com perfeita precisão. Se os convidados decidem que uns querem comer três pratos no menu clássico e seis no menu de inovação, enquanto o companheiro de jantar quer um clássico e oito inovações — menos o peixe — é certo que a cozinha vai ficar chateada. Você está apenas tornando um trabalho duro ainda mais difícil.

5. Inventar uma alergia

Chefs odeiam isso, mas principalmente porque os clientes atualmente gostam de dizer que eles são alérgicos para evitar certos ingredientes. Se você tem uma alergia séria, diga ao cozinheiro chefe. Se você não gosta de ovos, não finja que vai matá-lo — apenas peça algo sem ovos. Nada pior do que o cliente que enfatiza sua terrível alergia ao glúten e depois esquece assim que o carrinho de sobremesas passa na frente deles.

6. Fazer perguntas estúpidas

Chefs adoram todo o tipo de perguntas diferentes de clientes que estão interessados ​​em saber mais sobre os alimentos que estão comendo. Uma pergunta bem colocada permite que um chef compartilhe mais sobre sua idéia ou prato particular e também demonstra que o cliente gosta do tema. Mas uma pergunta ruim, ou seja, uma pergunta estúpida por exemplo, “a baunilha neste soufflé vem de Madagascar?” quando a receita em questão é um bolo que sequer leva baunilha — é certo que você vai deixar o chef ainda mais estressado.

E você, o que acrescentaria a esta lista? Deixe um comentário!

--

--